A proposta de elaboração de um planejamento estratégico se originou na articulação do Diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA, Professor Doutor Geysler Rógis Flor Bertolini com as Professoras Doutora Loreni Teresinha Brandalise e Doutora Delci Grapegia Dal Vesco. A recomendação era a de que, além de cumprir as determinações regimentais da Unioeste e as orientações apontadas pelo feedback da avaliação da CAPES, os programas de Pós-graduação do CCSA formalizassem uma discussão para a concepção de um Planejamento Estratégico atendo-se aos propósitos da Universidade.
O Professor doutor Claudio Antônio Rojo, Coordenador de Área do CCSA, que atuava no PPGC, foi designado o responsável por elaborar propostas e assessorar o desenvolvimento do Planejamento Estratégico para o período 2018-2021. Dada sua experiência teórico-prática no assunto e ter sido chefe do Grupo de Planejamento e Controle (GPC) da Universidade, responsável pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
Em 2020, por deliberação do colegiado do PPGC, foi criada a Comissão de Autoavaliação (CAA) do PPCG, que teve como sua primeira tarefa a elaboração de uma proposta de Planejamento Estratégico para o período 2022-2025. A CAA/PPGC foi composta pela secretária do PPGC, senhora Andréa Soares Bobato, a egressa MSc. Eloiza Andresa Brosko, a mestranda e bacharel em Ciências Contábeis e Direito Sra. Daniela Cristina de Andrade, um representante da comunidade externa e empresário contábil, senhor Jovane Borges e o Prof. Dr. Leandro Augusto Toigo, docente permanente do PPGC. O Planejamento Estratégico de 2022-2025 foi construído observando criteriosamente o PDI vigente e a ficha de avaliação da CAPES para o quadriênio 2021-2024.
Quanto aos procedimentos do Planejamento Estratégico vigente, foi adotado o modelo com quatro fases: a) Breve histórico e contextualização do PPGC; b) Missão, Visão e Valores do PPGC; c) c) Missão, Visão e Valores da Unioeste; d) Diagnóstico estratégico; e) Objetivos, metas e indicadores de resultado, sem descuidar, no entanto, das proposições que os Objetivos 5 do Desenvolvimento Sustentável oferecem como suporte quanto a esta realidade. Neste caso, mais especificamente o ODS4 que trata da educação inclusiva e equitativa, gerando oportunidades de aprendizagem para todos, independentemente da idade. Referente à periodicidade, o colegiado do PPGC avaliou que este planejamento precisa ser reavaliado a cada quadriênio, logo após o resultado da avaliação da CAPES, porém, não pode deixar de analisar semestralmente as estratégias emergentes advindas a autoavaliação.