Logo Unioeste
bannerposgraduacao

História

 

Infraestrutura

Segue abaixo uma descrição sintética da infraestrutura disponível para a realização das diversas atividades encampadas pelo PPGH/Unioeste:

  • 01 (uma) sala para Coordenação;
  • 01 (uma) sala onde funciona a secretaria do Programa;
  • 01 (uma) sala para o Laboratório de Pesquisa Estado e Poder;
  • 01 (uma) sala para o Laboratório de Pesquisa Cultura e Identidades;
  • 01 (uma) sala para o Laboratório de Pesquisa Trabalho e Movimentos Sociais;
  • 01 (uma) sala para o Laboratório de Pesquisas e Estudos de Gênero;
  • 01 (uma) sala para o Laboratório de Pesquisa “Estudos em História Intelectual”;
  • 01 (uma) sala para o Laboratório Multidisciplinar de Educação Continuada;
  • 01 (uma) sala para o Laboratório de Microfilmagem e Digitalização;
  • 01 (uma) sala de reuniões;
  • 01 (uma) sala para o Laboratório de Ensino de História (LEH);
  • 02 (dois) auditórios para realização de eventos (compartilhada com outros cursos que funcionam no campus da Unioeste de Marechal Cândido Rondon);
  • 01 (uma) sala de informática (compartilhada com outros cursos de pós-graduação existentes no campus da Unioeste de Marechal Cândido Rondon)
  • 02 (duas) salas de informática (compartilhada com outros cursos de pós-graduação e com os cursos de graduação ofertados no campus da Unioeste de Marechal Cândido Rondon);
  • 05 (cinco) salas de aula (compartilhadas com o Curso de Graduação em História);
  • 01 (uma) sala de orientações;
  • 01 (uma) sala de orientações e de aula destinada ao Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE);
  • Espaço que compõe o Núcleo de Pesquisa e Documentação Sobre o Oeste do Paraná (CEPEDAL).
Ademais, cabe destacar que os laboratórios e núcleos contam com equipamentos de informática necessários ao seu pleno funcionamento e, na sua maioria, estão equipados com aparelhos de ar condicionado.

Cabe destacar ainda que o Laboratório de Microfilmagem e Digitalização possui um conjunto significativo de scanners (09) e um scanner Planetário Híbrido colorido Zeutschel, cuja especificidade é a de digitalizar e microfilmar documentação de interesse histórico até formato A0. Este laboratório também contém equipamentos necessários para produzir, revelar e duplicar microfilmes, bem como digitalizar obras raras. O Laboratório Multidisciplinar de Educação Continuada (LEC) também dispõe de importante infraestrutura de equipamentos, composta por câmeras de alta definição, filmadoras, ilhas de edição, máquinas fotográficas, equipamento de videoconferência, dentre outros recursos digitais e de mídia.

Todos os materiais listados e que compõem a infraestrutura do PPGH foram adquiridos com recursos provenientes de projetos financiados pela CAPES, Fundação Araucária, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná (SETI), Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), MCT/FINEP/CT-INFRA, PROEXT-MEC, assim como com recursos do próprio PPGH ou disponibilizados pela Unioeste.

No contexto dos projetos de financiamento e voltados a consolidar e ampliar a infraestrutura do PPGH, vale destacar que, neste ano de 2018, foi iniciada a construção do prédio que será destinado a abrigar os Programas de Pós-Graduação em História e em Geografia da Unioeste. A edificação em curso advém de recursos captados junto ao edital MCT/FINEP/CT-INFRA e conta com apoio da Secretaria de Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná e com recursos da própria Unioeste.  Este espaço será composto por salas de aula, auditórios, salas de pesquisa, salas de informática, salas para abrigar a coordenação, os laboratórios e as linhas de pesquisa que compõem os supramencionados programas de pós-graduação. Além disso, também disponibilizará espaço amplo e climatizado para a instalação e guarda do acervo do Núcleo de Documentação e Pesquisa sobre o Oeste do Paraná, bem como da infraestrutura necessária para o pleno funcionamento dos laboratórios de Educação Continuada e de Microfilmagem e Digitalização. 

Ainda em termos de infraestrutura, é importante salientar a presença e funcionamento do Núcleo de Pesquisa e Documentação sobre o Oeste do Paraná (CEPEDAL). Este Núcleo é formado por um amplo acervo documental composto de hemeroteca com mais de 20 títulos de jornais, coleções e fundos documentais diversos, fotografias, processos trabalhistas movidos na Comarca de Marechal Cândido Rondon, arquivos audiovisuais, acervo bibliográfico sobre a história do Paraná, dentre outros documentos. Este espaço e a documentação nele acervada é corriqueiramente utilizada pelos discentes e docentes vinculados ao Programa para o desenvolvimento de suas pesquisas.

Ademais, o PPGH conta ainda com a disponibilidade de uso do Laboratório de Cartografia e Geoprocessamento. Embora não esteja vinculado diretamente ao Programa, os estudantes e professores podem utilizar os equipamentos que constituem o laboratório para o desenvolvimento de suas pesquisas (confecção de mapas, por exemplo). Condição que também é válida em relação ao Núcleo de Documentação, Informação e Pesquisa (NDP): vinculado ao campus da Unioeste situado no município de Toledo (localizado a 35 km de Marechal Cândido Rondon), o NDP reúne vasta e importante documentação histórica, com destaque para o Fundo Documental do Fórum da Comarca de Toledo e ao Fundo Documental Rede Mulher de Educação.

Em linhas gerais, esta é a infraestrutura que define a existência e funcionamento do PPGH. Ela garante recursos (humanos e físicos) adequados, tanto aos docentes como aos discentes, para o desenvolvimento de suas pesquisas, aulas e demais atividades. Além disso, fica perceptível que a infraestrutura descrita – a existência e funcionamento de diferentes laboratórios de pesquisa, de centros de documentação vinculados direta e indiretamente ao PPGH, a disponibilidade de espaço físico para realização de aulas, eventos, palestras e orientações, bem como o acesso a grande quantidade de documentação histórica (fontes) e a presença de um conjunto significativo de equipamentos que auxiliam e facilitam a realização e o desenvolvimento das pesquisas – estão completamente de acordo e possibilitam a efetiva realização dos objetivos e metas que definem o perfil do Programa. Constatação que ganha mais força ao se levar em consideração que o PPGH ainda se serve de toda a infraestrutura de equipamentos e de espaços físicos que constituem o conjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná em seus diversos campis. Circunstância a qual soma-se o fato de que, como foi registrado acima, está em fase de construção o novo prédio que será destinado especificamente a abrigar os Programas de Pós-graduação em História e em Geografia da Unioeste.

Endereço:

Unioeste/Marechal Cândido Rondon/CCH/PPGH
- Rua Pernambuco - 1777 - Sala 59, 4º Piso - Bloco IV - Marechal Cândido Rondon - PR - Cep: 85.960-000