Logo Unioeste
bannerposgraduacao

Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade

 

Foz do Iguaçu, localizada na região oeste do Paraná, divisa entre o Brasil, Paraguai e Argentina é conhecida internacionalmente, pelas Cataratas do Iguaçu e pela Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional (ITAIPU), considerada a segunda maior do mundo em tamanho e a primeira em produção de energia elétrica.

Devido a região de fronteira a UNIOESTE Campus de Foz do Iguaçu possui características peculiares, relacionadas a questões econômicas, sociais, políticas, ambientais e culturais. A cidade, e região, congrega 80 nacionalidades, das 192 existentes no mundo, e destaca-se pelas atividades voltadas ao complexo turístico, hoteleiro e mais recentemente em diversas tecnologias impulsionadas pela consolidação do Parque Tecnológico Itaipu - PTI. Além disto, a Usina de ITAIPU e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu- FPTI tem um papel estratégico no incentivo e desenvolvimento de tecnologias de ponta, na educação e no turismo da cidade e da região.

No campo da educação superior a cidade se desponta como pólo universitário, com a implantação da UNILA (Universidade Federal de Integração Latino-Americana), o IFPR (Instituto Federal do Paraná) além do prórpio campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Foz do Iguaçu.

A Unioeste Campus Foz do Iguaçu oferta 13 cursos de graduação nas áreas de engenharias e ciências exatas (Ciências da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Licenciatura em Matemática); Sociais Aplicadas (Administração, Ciência Contábeis, Direito, Hotelaria e Turismo) e Educação (Pedagogia) Letras (Inglês; Espanhol) e Saúde (Enfermagem). Na Pós-Graduação (stricto sensu) são 3 mestrados acadêmicos (mestrado em Ensino; em Saúde Pública em Região de Fronteira; em Engenharia Elétrica e Computação); 1 mestrado e doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras e 1 mestrado profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade. Além da experiência de participar da oferta de 03 doutorados interinstitucionais (em Engenharias com Ênfase em Métodos Numéricos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Direito também pela UFPR e Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ) e 01 mestrado interinstitucional (mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica – PUCPR), atuando na construção do conhecimento, no desenvolvimento de pesquisas e em atividades de extensão, voltadas para o desenvolvimento regional e promovendo a integração entre os três países, Brasil, Paraguai e Argentina.

Na Unioeste há intensificação na busca pela verticalização pela implantação de cursos de pós-graduação stricto-sensu e, principalmente, cursos voltados ao potencial instalado em cada instituição. Entendemos que, mediante a sensibilidade frente às demandas da sociedade, foram criados os mestrados profissionais que, como primeiro objetivo de sua Portaria Normativa, estabelece a necessidade de “capacitar profissionais qualificados para o exer-cício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos, visando a atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho ”.

O Mestrado Profissional em Tecnolgias, Gestão e Sustentabilidade (PPGTGS) visa capacitar profissionais, de áreas técnicas e de gestão, ligados ao setor acadêmico das Universidades, da Itaipu Binacional, da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, da comunidade estabelecida no Parque Tecnológico Itaipu e demais organizações da região, com a finalidade de expandir o potencial de atuação dos mesmos, objetivando uma prática transformadora que resulte em benefícios contribuam para o desenvolvimento regional sustentável.

Endereço:

Unioeste/Campus de Foz de Iguaçu
Parque Tecnológico Itaipu - Bloco B5 – Espaço 2 - Av. Tancredo Neves, 6731 CEP 85856-970 – Foz do Iguaçu – PR