Logo Unioeste
Acesso à rede wifi para Smartphones


Tutorial para acesso à rede wifi Unioeste Smartphones

BAIXE AQUI O TUTORIAL

 

Tutorial para acesso à rede wifi Unioeste Iphones

BAIXE AQUI O TUTORIAL









Cadastro

Para acessar a rede WIFI_UNIOESTE_WEB é necessário a realização de cadastro juntos a DRI ou as Seções de Informática das Unidades. A rede não possui criptografia e o acesso está disponível a todos os usuários que estejam na área de cobertura dos pontos de acesso sem fio. A rede WIFI_UNIOESTE_WEB permite o acesso somente a internet, não sendo possível utilizar serviços de arquivos ou impressão da rede local.

Para obter a autorização de acesso à rede WIFI_UNIOESTE é necessário ativar seu login através do Sistema de Controle e Gerenciamento de Usuários da Unioeste.

Para alguns usuários, a ativação de seu login para uso da rede WIFI_UNIOESTE só será possível após uma validação de identidade. A validação de identidade tem como objetivo comprovar o vínculo do usuário com a Unioeste. A validação de identidade pode ser feita no, das 8:00h às 11:30h e das 14:00h às 17:00h. Pode ser feita também nas Seções de Informática dos Campi, em seus horários de funcionamento. O usuário deve vir munido de documento de identificação e CPF. Não será possível a validação do usuário sem informar o CPF.

Configuração manual WIFI_UNIOESTE

Tutorial - Configuração para acesso à rede WIFI_UNIOESTE    iconeplay

 

1 - Abra 'Centro de Rede e Compartilhamento' em Iniciar > Painel de Controle > Centro de Rede e Compartilhamento
Clique em ‘Configurar uma nova conexão ou rede’

 

01


2 - Selecione ‘Conectar-se manualmente uma rede sem fio’ e Clique em ‘Avançar’

02

3 - No campo 'Nome da rede' digite WIFI_UNIOESTE      No campo 'Tipo de segurança' selecione WPA2-Enterprise
No campo 'Tipo de criptografia' selecione AES
Clique em 'Avançar'

03


4 - Clique em 'Alterar configurações de conexão'

04


5 - Na aba 'Segurança' selecione em 'Método de autenticação de rede' EAP protegido (PEAP)
Clique em 'Configurações...'

05


6 - Nas Propriedades de EAP Protegido, desmarque a caixa 'Validar certificado de servidor'
Em 'Método de autenticação' selecione Senha segura (EAP-MSCHAP v2) Clique em 'Configurar’.

06


7 - Em 'Propriedades EAP MSCHAPv2' desmarque a caixa 'Usar meu nome e minha senha de logon do Windows'. Depois clicar OK, e OK novamente.

07


8 – Em ‘Propriedades da Rede Sem Fio’ clique em ‘Configurações avançadas’.

08


9 – Em ‘Configurações 802.1X’ marcar ‘Especificar o modo de autenticação’
Selecionar “Autenticação de usuário”, depois clique em OK.
Clique em OK em todas as janelas para aplicar as configurações.

09


10 – Em ‘Conexão de Rede sem Fio’.
Clicar em ‘WIFI_UNIOESTE’ e conectar.

10


11 – Em ‘Autenticação de Rede’ digitar as credenciais do usuário.
Inserir ‘Nome de usuário’ e ‘Senha’ da UNIOESTE e clicar em OK.

11


12 – Você está conectado no momento a: ‘unioeste.br’
‘Conexão de Rede sem Fio’ ‘WIFI_UNIOESTE’

12

O que é? e como funciona?

Wireless (rede sem fio), também chamada de Wi-Fi (Wireless Fidelity), é uma alternativa às redes convencionais com fio, que fornece as mesmas funcionalidades, mas de forma flexível.

Esta tecnologia é destinada a computadores portáteis, como notebooks, para garantir sua mobilidade sem perder o acesso à Rede/Internet. Esses computadores quase sempre já vêm equipados com a tecnologia Wi-Fi.

Para ter acesso à Rede/Internet os computadores portáteis se conectam a um AP (Access Point, ou Ponto de Acesso) por meio de ondas de rádio. O AP está posicionado num ponto central e estratégico, e está conectado aos equipamentos que fornecem e controlam este acesso. Quando não existem obstáculos, os APs têm um raio de cobertura de aproximadamente 100 metros.

Existem diversos Access Points (APs) distribuídos pela universidade. Para ter acesso à Rede e a Internet, é necessário estar dentro da área de cobertura destes equipamentos.

Quem pode Usar?

O acesso a rede sem fio da Unioeste é concedido a todos os usuários que estiverem na área de cobertura dos pontos de acesso sem fio.

Os identificadores de rede wireless (SSIDs) pertencentes a rede Unioeste são:

WIFI_UNIOESTE - rede com criptografia, autenticada, destinada aos usuários da rede Unioeste.

WIFI_UNIOESTE_WEB - rede sem criptografia, com autenticação, destinada a usuários da comunidade em geral previamente cadastradas nos Setores de Informática daquela unidade. Nessa rede somente o acesso à internet é permitido para comunicação.

A Unioeste não tem qualquer relação nem presta suporte para outras redes wireless senão as listadas acima.

O acesso à rede WIFI_UNIOESTE é vinculado ao login individual e não pode ser repassado a terceiros sob pena de ter o acesso suspenso por tempo indeterminado, segundo a Resolução 037/2000-COU e Regimento Interno da UNIOESTE.

O acesso à rede WIFI_UNIOESTE é concedido a acadêmicos de graduação, cursos sequenciais e pós-graduação, desde que estejam com sua matrícula em situação regular e comprovem a necessidade de acesso diferenciado da WIFI_UNIOESTE_WEB. Também a agentes universitários, professores e demais funcionários da instituição.

Para obter a autorização de acesso à rede WIFI_UNIOESTE e WIFI_UNIOESTE_WEB é necessário ativar seu login através do Sistema de Controle e Gerenciamento de Usuários da Unioeste.

Para alguns usuários, a ativação de seu login para uso da rede WIFI_UNIOESTE e WIFI_UNIOESTE_WEB só será possível após uma validação de identidade. A validação de identidade tem como objetivo comprovar o vínculo do usuário com a Unioeste. A validação de identidade pode ser feita na NTI e nas Seções de Informática das Unidades, das 8:00h às 11:30h e das 14:00h às 17:00h. O usuário deve estar munido de documento de identificação e CPF. Não será possível a validação do usuário sem informar o CPF.

A guarda das informações de login e senha é de total responsabilidade de cada usuário, podendo o mesmo ser responsabilidade por quaisquer acessos indevidos, segundo a Resolução 037/2000-COU e Regimento Interno da UNIOESTE.

A guarda das informações de login e senha é de total responsabilidade de cada usuário, podendo o mesmo ser responsabilidade por quaisquer acessos indevidos.

A Unioeste não presta suporte na configuração dos dispositivos de rede sem fio dos equipamentos de terceiros.

O NTI (Núcleo de Tecnologia da Informação) é responsável e único habilitado a realizar a configuração e instalação de pontos de acesso sem fio (APs) que possam prover acesso à rede Unioeste. Pontos de acesso sem fios instalados sem autorização por escrito por meio de ofício da NTI assim que identificados terão seu sinal interrompido e os usuários responsáveis por sua instalação serão enquadrados na Resolução 037/2000-COU e Regimento Interno da UNIOESTE.

O NTI poderá bloquear acessos que entrem em desacordo com as normas de utilização e política de uso de rede.

Usuários da rede sem fio devem estar cientes que a mesma possui desempenho inferior ao acesso cabeado devido a menor largura de banda disponível no meio sem fios.

O usuário será responsabilizado por qualquer dano causado à Unioeste. Caso seja identificado que um acesso não esteja de acordo com as normas de utilização ou esteja causando qualquer dano ao funcionamento da rede, o mesmo poderá ter o seu acesso bloqueado.

As normas descritas não constituem uma relação exaustiva e podem ser atualizadas com o tempo, sendo que qualquer modificação será avisada em tempo hábil para adequação, se necessária, do ambiente.

Tais normas são fornecidas a título de orientação do usuário. Em caso de dúvida sobre o que é considerado, o mesmo deverá enviar previamente um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. visando esclarecimentos.

Atenção
  • JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 651