Logo Unioeste
bannerposgraduacao

História

 

Para além das 03 Linhas de Pesquisa sobre as quais se alicerçam as atividades desenvolvidas no interior do Programa, cabe destacar os diferentes Grupos de Pesquisa sediados na Unioeste e que contam com a participação ativa por parte dos docentes permanentes do PPGH:

a) Grupo de Pesquisa "História, Cultura e Sociedade"

Descrição: Compreende estudos acerca da cultura entendida como lugar de construção de sentidos, em suas diversas formas de expressão, problematizando diferentes práticas e linguagens. Propõe estudar processos de construção de subjetividades e identidades (de gênero, étnicas, nacionais, regionais, de classe, dentre outras), a produção de memórias, bem como a investigação da constituição de espaços e territórios, considerando experiências que definem e redefinem fronteiras e temporalidades. Se propõe a: - Orientar pesquisas de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, monografias de especialização e dissertações de mestrado; - Desenvolver projetos de pesquisa e a produção de material bibliográfico acerca das temáticas e perspectivas de análise propostas pelo grupo de pesquisa; - Participar de projetos de ensino e de extensão; - Proporcionar a divulgação das pesquisas realizadas no âmbito da linha em eventos científicos da área.

      Docentes participantes: Ivonete Pereira, Marcos N. Stein, Méri Frotscher (líder) e Yonissa M. Wadi.

b) Grupo de Pesquisa "História Intelectual e Historiografia"

Descrição: O Grupo visa fomentar um espaço permanente de discussão do campo da História Intelectual na Instituição e fora dela, problematizando os seus principais conceitos articuladores (“intelectual”, “autoria”), os espaços de produção, circulação e recepção de produtos e eventos intelectuais, assim como a delimitação dos objetos específicos do campo (“uma história de produções intelectuais” e uma “história dos intelectuais”) e sua interface com a produção historiográfica.

      Docentes participantes: Marcos L. Ehrhardt (líder) e Moisés Antiqueira.

c) Grupo de Pesquisa "Conectando Mundos, Repensando Relações"

Descrição: Este Grupo de Pesquisa se constitui a partir de questionamentos relacionados a temática da conectividade. Nosso objetivo mais geral é pesquisar de que forma o uso e o acesso aos suportes tecnológicos têm construído novas modalidades de relações sociais no mundo contemporâneo.

      Docente participante: Andréia Vicente da Silva (líder).

d) Grupo de Pesquisa "Cultura, Relações de Gênero e Memória"

Descrição: O Grupo de Pesquisa pretende ativar, dinamizar e consolidar debates a respeito dos eixos "Cultura e relações de gênero" e "Cultura, sociedade e políticas públicas", numa perspectiva interdisciplinar, contribuindo para o desvelamento de aspectos novos da história sociocultural, especialmente em seu nível regional, ainda pouco explorado. Neste sentido, propõe-se: a) a promover debates teóricos, atentando para as complexidades conceituais e os consequentes dilemas metodológicos postos aos estudiosos das temáticas acima circunscritas; b) coletar, organizar e catalogar documentação, especialmente depoimentos orais, histórias de vida, que contribuam para o avanço das pesquisas do grupo; c) divulgar os resultados das pesquisas em eventos científicos de caráter local, nacional e internacional; d) promover seminários de pesquisa, palestras e outros eventos do gênero, agregando pesquisadores de áreas afins e estudantes de graduação e pós-graduação; e) prestar assessoria a órgãos públicos.

      Docentes participantes: Davi F. Schreiner, Ivonete Pereira e Yonissa M. Wadi (líder).

e) Grupo de Pesquisa "História e Poder"

Descrição: O Grupo visa contribuir com os estudos historiográficos versados nas relações entre história e poder. Para tanto, pauta-se no estabelecimento de intercâmbios com universidades, centros de pesquisa e afins, com pesquisadores externos a Unioeste; no desenvolvimento de projetos e atividades em parceria com os estabelecimentos de ensino da Educação Básica, municipais e estaduais; na promoção de estudos e discussões teóricas e metodológicas sobre História, Estado e Poder, no âmbito da Linha de Pesquisa Estado e Poder; na elaboração e desenvolvimento de projetos e orientações de Iniciação Científica, trabalhos de conclusão de curso e de especialização lato sensu; na realização de levantamento e a sistematização de fontes e pesquisas vinculadas ao próprio Grupo de Pesquisa e à Linha de Pesquisa Estado e Poder; no desenvolvimento e incentivo a atividades universitárias de Ensino e de Extensão, voltadas aos temas de pesquisa sobre História, Estado e Poder.

      Docentes participantes: Carla L. S. da Silva, Gilberto G. Calil (líder), Marcio A. B. da Silva, Paulo J. Koling e Rodrigo R. Paziani.

f) Grupo de Pesquisa "História Social do Trabalho e da Cidade"

Descrição: As reflexões implementadas pelo grupo têm contribuído na realização de eventos, envolvendo estudantes e profissionais de outros níveis de ensino e na atuação dos membros do grupo, tanto no ensino como na orientação de outras pesquisas. Um aspecto a ser destacado é a diversidade de aportes documentais trabalhados, o que tem contribuído para reflexões em relação ao uso de jornais, fotografias, depoimentos orais e processos judiciais. Um desdobramento deste trabalho é a presença dos pesquisadores do grupo na organização de arquivos e fundos de pesquisa. Vale destacar também que este trabalho com diferentes fontes tem resultado na produção de materiais e oficinas que visam o trabalho no ensino fundamental e médio.

      Docentes participantes: Antonio de P. Bosi (líder), Aparecida D. de Souza, Davi F. Schreiner, Rinaldo J. Varussa, Sheille S. de Freitas e Vagner J. Moreira.

g) Grupo de Pesquisa e Estudos em "História Social, Memória e Linguagens"

Descrição: As atividades promovidas visam à realização de pesquisas, encontros e produções no campo da História Social, envolvendo membros e parceiros das atuações do grupo. Essa intenção se efetiva a partir de levantamento documental, divulgação de arquivos e constituição de acervos, além de discutir linguagens como expressão das relações no social, em sua diversificação e densidade analítica; como fontes orais, autos processuais, imprensa dentre outros. Um trabalho coletivo desenvolvido para efetivar diálogos interinstitucionais e favorecer a atuação de pesquisadores vinculados à promoção do ensino e pesquisa em história. Esse objetivo se explicita a partir de divulgação de resultados de pesquisa (em suas diferentes vertentes e possibilidades científicas de difusão), como oficinas, palestras, comunicações, produção de artigos em periódicos, divulgação em projetos de extensão etc. Um conjunto de resultados disponibilizados continuamente nas universidades e educação básica.

       Docente participante: Sheille S. de Freitas (líder).

Endereço:

Unioeste/Marechal Cândido Rondon/CCH/PPGH
- Rua Pernambuco - 1777 - Sala 59, 4º Piso - Bloco IV - Marechal Cândido Rondon - PR - Cep: 85.960-000