Para além das 03 Linhas de Pesquisa sobre as quais se alicerçam as atividades desenvolvidas no interior do Programa, cabe destacar os diferentes Grupos de Pesquisa sediados na Unioeste e que contam com a participação ativa por parte dos docentes permanentes do PPGH:
a) Grupo de Pesquisa "História, Cultura e Sociedade"
Descrição: Compreende estudos acerca da cultura entendida como lugar de construção de sentidos, em suas diversas formas de expressão, problematizando diferentes práticas e linguagens. Propõe estudar processos de construção de subjetividades e identidades (de gênero, étnicas, nacionais, regionais, de classe, dentre outras), a produção de memórias, bem como a investigação da constituição de espaços e territórios, considerando experiências que definem e redefinem fronteiras e temporalidades. Se propõe a: - Orientar pesquisas de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, monografias de especialização e dissertações de mestrado; - Desenvolver projetos de pesquisa e a produção de material bibliográfico acerca das temáticas e perspectivas de análise propostas pelo grupo de pesquisa; - Participar de projetos de ensino e de extensão; - Proporcionar a divulgação das pesquisas realizadas no âmbito da linha em eventos científicos da área.
Docentes participantes: Ivonete Pereira, Marcos N. Stein, Méri Frotscher (líder) e Yonissa M. Wadi.
b) Grupo de Pesquisa "História Intelectual e Historiografia"
Descrição: O Grupo visa fomentar um espaço permanente de discussão do campo da História Intelectual na Instituição e fora dela, problematizando os seus principais conceitos articuladores (“intelectual”, “autoria”), os espaços de produção, circulação e recepção de produtos e eventos intelectuais, assim como a delimitação dos objetos específicos do campo (“uma história de produções intelectuais” e uma “história dos intelectuais”) e sua interface com a produção historiográfica.
Docentes participantes: Marcos L. Ehrhardt (líder) e Moisés Antiqueira.
c) Grupo de Pesquisa "Conectando Mundos, Repensando Relações"
Descrição: Este Grupo de Pesquisa se constitui a partir de questionamentos relacionados a temática da conectividade. Nosso objetivo mais geral é pesquisar de que forma o uso e o acesso aos suportes tecnológicos têm construído novas modalidades de relações sociais no mundo contemporâneo.
Docente participante: Andréia Vicente da Silva (líder).
d) Grupo de Pesquisa "Cultura, Relações de Gênero e Memória"
Descrição: O Grupo de Pesquisa pretende ativar, dinamizar e consolidar debates a respeito dos eixos "Cultura e relações de gênero" e "Cultura, sociedade e políticas públicas", numa perspectiva interdisciplinar, contribuindo para o desvelamento de aspectos novos da história sociocultural, especialmente em seu nível regional, ainda pouco explorado. Neste sentido, propõe-se: a) a promover debates teóricos, atentando para as complexidades conceituais e os consequentes dilemas metodológicos postos aos estudiosos das temáticas acima circunscritas; b) coletar, organizar e catalogar documentação, especialmente depoimentos orais, histórias de vida, que contribuam para o avanço das pesquisas do grupo; c) divulgar os resultados das pesquisas em eventos científicos de caráter local, nacional e internacional; d) promover seminários de pesquisa, palestras e outros eventos do gênero, agregando pesquisadores de áreas afins e estudantes de graduação e pós-graduação; e) prestar assessoria a órgãos públicos.
Docentes participantes: Davi F. Schreiner, Ivonete Pereira e Yonissa M. Wadi (líder).
e) Grupo de Pesquisa "História e Poder"
Descrição: O Grupo visa contribuir com os estudos historiográficos versados nas relações entre história e poder. Para tanto, pauta-se no estabelecimento de intercâmbios com universidades, centros de pesquisa e afins, com pesquisadores externos a Unioeste; no desenvolvimento de projetos e atividades em parceria com os estabelecimentos de ensino da Educação Básica, municipais e estaduais; na promoção de estudos e discussões teóricas e metodológicas sobre História, Estado e Poder, no âmbito da Linha de Pesquisa Estado e Poder; na elaboração e desenvolvimento de projetos e orientações de Iniciação Científica, trabalhos de conclusão de curso e de especialização lato sensu; na realização de levantamento e a sistematização de fontes e pesquisas vinculadas ao próprio Grupo de Pesquisa e à Linha de Pesquisa Estado e Poder; no desenvolvimento e incentivo a atividades universitárias de Ensino e de Extensão, voltadas aos temas de pesquisa sobre História, Estado e Poder.
Docentes participantes: Carla L. S. da Silva, Gilberto G. Calil (líder), Marcio A. B. da Silva, Paulo J. Koling e Rodrigo R. Paziani.
f) Grupo de Pesquisa "História Social do Trabalho e da Cidade"
Descrição: As reflexões implementadas pelo grupo têm contribuído na realização de eventos, envolvendo estudantes e profissionais de outros níveis de ensino e na atuação dos membros do grupo, tanto no ensino como na orientação de outras pesquisas. Um aspecto a ser destacado é a diversidade de aportes documentais trabalhados, o que tem contribuído para reflexões em relação ao uso de jornais, fotografias, depoimentos orais e processos judiciais. Um desdobramento deste trabalho é a presença dos pesquisadores do grupo na organização de arquivos e fundos de pesquisa. Vale destacar também que este trabalho com diferentes fontes tem resultado na produção de materiais e oficinas que visam o trabalho no ensino fundamental e médio.
Docentes participantes: Antonio de P. Bosi (líder), Aparecida D. de Souza, Davi F. Schreiner, Rinaldo J. Varussa, Sheille S. de Freitas e Vagner J. Moreira.
g) Grupo de Pesquisa e Estudos em "História Social, Memória e Linguagens"
Descrição: As atividades promovidas visam à realização de pesquisas, encontros e produções no campo da História Social, envolvendo membros e parceiros das atuações do grupo. Essa intenção se efetiva a partir de levantamento documental, divulgação de arquivos e constituição de acervos, além de discutir linguagens como expressão das relações no social, em sua diversificação e densidade analítica; como fontes orais, autos processuais, imprensa dentre outros. Um trabalho coletivo desenvolvido para efetivar diálogos interinstitucionais e favorecer a atuação de pesquisadores vinculados à promoção do ensino e pesquisa em história. Esse objetivo se explicita a partir de divulgação de resultados de pesquisa (em suas diferentes vertentes e possibilidades científicas de difusão), como oficinas, palestras, comunicações, produção de artigos em periódicos, divulgação em projetos de extensão etc. Um conjunto de resultados disponibilizados continuamente nas universidades e educação básica.
Docente participante: Sheille S. de Freitas (líder).