Logo Unioeste
bannerposgraduacao

História

 

O PPGH iniciou suas atividades com o Curso de Mestrado em História, autorizado pela CAPES através do Parecer APCN 1836, de 15/09/2005. A elaboração da proposta teve como lastro o Curso de Graduação de História (autorizado pelo Parecer do CEE nº 101/1980 e pelo Decreto Federal nº 85.056/1980), iniciando em 1980 o investimento institucional na qualificação do corpo docente e na verticalização. As parcerias interinstitucionais também foram de suma importância, destacando-se a implantação do Programa Interinstitucional UFF/Unioeste, pelo qual a Universidade Federal Fluminense ofereceu um Curso de Pós-Graduação em História Social, em nível de Mestrado e Doutorado. O Programa iniciou suas atividades em julho de 2000, aprovando, na primeira seleção, 16 alunos para o mestrado e 09 para o doutorado. Em março de 2001, ingressaram mais 11 alunos, aprovados na segunda seleção, feita exclusivamente para o Mestrado. O total de alunos incorporados ao Programa Interinstitucional UFF/Unioeste foi de 36 (trinta e seis), tendo sido titulados 27 mestres e 07 doutores, dos quais 03 eram docentes da Unioeste e integram atualmente o corpo docente do PPGH, composto por um total 18 docentes (dados de abril de 2019).
Em 2008, foram titulados os primeiros mestres do PPGH. Até dezembro de 2019, foram realizadas 153 defesas de dissertação de Mestrado. Por sua vez, em dezembro de 2014 foi autorizado o Curso de Doutorado em História por parte da CAPES. As atividades do Curso iniciaram-se no segundo semestre de 2015 e o Programa, desde então, já formou 07 doutores.

O PPGH - Área de Concentração
O PPGH tem como área de concentração História, Poder e Práticas Sociais, afirmando-se como um espaço de produção do conhecimento historiográfico em diferentes perspectivas e abordagens. A definição dessa área de concentração proveio da formação do corpo docente, do seu amadurecimento por meio de esforços de qualificação e das atividades desempenhadas no ensino, pesquisa e extensão. Destaca-se também a Revista Tempos Históricos (Qualis B1 (2016)), mantida pelo Programa, veículo que contribui para divulgar o PPGH em âmbito nacional e internacional. O PPGH articula pesquisas em torno das relações entre História, Poder e Práticas Sociais, afirmando-se como um espaço de produção do conhecimento historiográfico em diferentes perspectivas e abordagens. Reúne pesquisadores que têm realizado investigações a partir das seguintes Linhas: Cultura e e Identidades, Estado e Poder e Trabalho e Movimentos Sociais, articulando discussões sobre as diferentes relações de poder e as práticas sociais historicamente construídas. Apreendem-se as relações entre história e poder de forma ampla, presentes nas diversas dimensões da vida social, da cultura, da política e da economia, bem como as múltiplas práticas de contestação, de subordinação ou de consenso. Nas relações entre história e práticas sociais, abrem-se possibilidades de compreender os processos sociais vividos e construídos por sujeitos, individuais e coletivos, em meio a tensões e conflitos, historicamente experimentados e reelaborados; bem como as construções de sentidos, em suas diversas formas de expressão, manifestas em diferentes práticas e linguagens. Tais perspectivas reunidas em torno desta área de concentração buscam somar, interagir e complementar diferentes reflexões teórico-metodológicas no campo da História.

Endereço:

Unioeste/Marechal Cândido Rondon/CCH/PPGH
- Rua Pernambuco - 1777 - Sala 59, 4º Piso - Bloco IV - Marechal Cândido Rondon - PR - Cep: 85.960-000