Logo Unioeste
bannerposgraduacao

História

 

Nesta página, é possível ter acesso aos artigos em periódico publicados pelos docentes no atual quadriênio (2017-2020). Para tanto, basta acessar o título do artigo; um link o redirecionará ao local em que o trabalho se encontra publicado.

Para ter acesso a demais informações acerca da produção blibiográfica e técnica dos docentes do PPGH, favor acessar o item "Docentes", presente em nossa página. Lá, é possível consultar os currículos Lattes de cada um dos 18 docentes permanentes que atualmente integram o quadro de professores de nosso Programa.

2017 - Artigos em Periódico:
Antonio de P. BOSI. "O frigorífico da Sadia em Toledo-PR (1965-1979): publicidade e recrutamento de trabalhadores". Revista Espaço Plural.
Antonio de P. BOSI. "Trabalho e agroindústria no oeste do Paraná: o caso dos moradores de Vila Celeste". Revista Opsis.
Carla L. S. da SILVA. "O suicídio da presidente: a arte da mentira e consenso". Revista Antíteses.
Carla L. S. da SILVA. "Mídia e ascensão conservadora". Revista Argumentum.
Gilberto G. CALIL. "O golpe, a ditadura e a transição segundo Elio Gaspari". Revista Crítica Marxista.
Marcio A. BOTH DA SILVA. "Quero ser senhor do meu fucinho": a face agrária da Revolução Federalista nas matas do Rio Grande do Sul (1893-1895). Revista História: debates e tendências.
Méri FROTSCHER. "As enchentes de 1983 em imagens e palavras: o projeto 'Nova Blumenau' e a campanha de reconstrução de Santa Catarina". Revista Blumenau em Cadernos.
Moisés ANTIQUEIRA. "La muerte del emperador Caro y la historiografía latina pagana del siglo IV: historias más alla de la historia". Revista Classica et Christiana.
Moisés ANTIQUEIRA. "Para além da tradição analística: os jogos gladiatoriais e as venationes na obra de Tito Lívio". Revista Praesentia.
Rodrigo R. PAZIANI. "A quem serve a Base Nacional Curricular Comum? Dos apontamentos críticos na área de Ciências Humanas à análise específica do curso de História (UNIOESTE)". Revista Temas & Matizes.
Rodrigo R. PAZIANI; Solange V. N. L. D'ÁGUA. "Formação de Professores e políticas públicas na contemporaneidade: desafios e perspectivas (inter)nacionais". Journal of Supranational Policies of Education.
Rodrigo R. PAZIANI; Elaine C. SENKO LEME. "Nada além de "Muito além do jardim?" (1979). Revista Diálogos Mediterrânicos.
Sheille S. de FREITAS; Carlos M. de S. SANTOS. "Trabalhadores e experiências da exploração: crônicas da desigualdade em registros de processos trabalhistas no Oeste paranaense". Revista Territórios e Fronteiras.
Yonissa M. WADI. "Estou no Hospício, Deus": problematizações sobre a loucura, o hospício e a psiquiatria no diário de Maura Lopes Cançado (Brasil, 1959-60)". Revista Asclepio.

2018 - Artigos em Periódico:
Carla L. S. da SILVA. "Guerras culturais ou luta de classes: a face atual do anticomunismo". Revista História & Luta de Classes.
Marcos L. EHRHARDT; Cezar B. SANTOLIN. "Frankenstein: uma tragédia científica". Revista Diálogos Mediterrânicos.
Marcos L. EHRHARDT. "'Importa o solo que eu piso?': Sêneca e a trajetória de um homem no exílio". Revista Tempo, Espaço e Linguagem.
Marcos N. STEIN; Bruna SILVA; Beatriz A. OLINTO. "'Um dia você há de escrever a história deles!': identidades, historiadores e imigrações". Revista História Oral.
Méri FROTSCHER; Marcos N. STEIN. "Entre a Antiga e a Nova Pátria: narrativas de três gerações de uma família imigrante (Colônia de Entre Rios, Guarapuava - PR)". Revista Tempo & Argumento.
Méri FROTSCHER. "Uma cinzenta falta de esperança paira sobre todos nós": uma análise de cartas de mulheres e homens com intenção de emigrar da Alemanha para o Brasil (1946-1950)". Revista de História (USP).
Moisés ANTIQUEIRA. "A abdicação de Vetranião (350 d.C.) e os resquícios do modelo Tetrárquico". Revista História (São Paulo).
Moisés ANTIQUEIRA. "'Eu tenho tantas dúvidas': o filme Dúvida e a construção do conhecimento histórico". Revista Métis: História & Cultura.
Rodrigo R. PAZIANI; Humberto PERINELLI NETO. "A linguagem posta à prova pelo tempo: Carlo Ginzburg e suas contribuições para a História da Educação". Revista História da Educação.
Rodrigo R. PAZIANI; Samuel F. da SILVA JUNIOR; Yuri A. CARVALHO. "Utopia e antiutopia no cinema brasileiro: Dilemas e perspectivas sobre a ditadura empresarial-militar em O Desafio (1965) e Nunca Fomos Tão Felizes (1984)". Revista Montajes.
Sheille S. de FREITAS; Carlos M. de S. SANTOS. "Entre a vida e a morte de trabalhadores: imagens de desigualdade e diferenciação Autos processuais e narrativas da experiência social no Oeste do Paraná (aspectos de relações mantidas em serrarias, olarias e frigoríficos em meados do século XX)". Revista História (São Paulo).
Sheille S. de FREITAS; Carlos M. de S. SANTOS. "Trabalhadores e experiências da exploração: crônicas da desigualdade em registros de processos trabalhistas no Oeste paranaense". Revista Territórios e Fronteiras.
Yonissa M. WADI; Diego L. dos SANTOS. "'O que é normal e o que é louco?': A vida com transtorno bipolar na autobiografia em quadrinhos Parafusos, de Ellen Forney". Revista Eletrônica da ANPHLAC.

2019 - Artigos em Periódico:
Antonio de P. BOSI. "Saúde, Trabalho Docente e Pós-Graduação no Brasil, 1980-2017". Revista da ANPOLL.
Antonio de P. BOSI. "Trabalho e Imigração: Os haitianos empregados nos frigoríficos do Oeste do Paraná". Revista de História Regional.
Aparecida D. de SOUZA. "Indagações sobre o sentido do ensino de História e a construção da democracia no Brasil". Revista História Hoje.
Carla L. S. da SILVA. "Vanguarda Popular Revolucionária: massas, foquismo e repressão". Revista História: debates e tendências.
Ivonete PEREIRA; Roger R. D. COSTA. "A Revista Trimensal do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro no limiar da República (1888-1891)". Revista Diálogos Mediterrânicos.
Marcos L. EHRHARDT et al. "Relato de experiência: O Feminino na Antiguidade e Idade Média". Revista Diálogos Mediterrânicos.
Marcos L. EHRHARDT; Maitê C. S. PADILHA. "'Da Grécia veio esta história... Ela vai-te alegrar': Leituras do feminino em Apuleio (Roma, século II d.C.)". Revista Diálogos Mediterrânicos.
Marcos N. STEIN; Beatriz A. OLINTO. "Um resumo do Brasil: diferença e historicidade na construção do rural no Paraná". Revista Topoi.
Méri FROTSCHER. "Cartas de Herrmann Blumenau para Heinrich Avé-Lallemant (Rio de Janeiro, 1882-1883): entre a esfera privada e a pública". Revista Blumenau em Cadernos.
Méri FROTSCHER. "Vou tentar ajudar minha família escrevendo essa carta": jogos de gênero em cartas enviadas da Alemanha para o Brasil após a Segunda Guerra Mundial". Revista Topoi.
Moisés ANTIQUEIRA. "Vetranião salvator rei publicae". Revista História Unisinos.
Rinaldo J. VARUSSA. "Avá-Guarani e Ruralistas no processo de demarcação da Terra Indígena Guasu Guavirá (Oeste do Paraná, décadas de 2000 e 2010)". Revista Anos 90.
Sheille S. de FREITAS; Carlos M. de S. SANTOS. "Trabalhadores e as fendas da ambivalência assistencial: Oeste do Paraná em fins do séc. XX e início do séc. XXI". Revista Tempo & Argumento.
Yonissa M. WADI; Teresa ORDORIKA; Aida A. GOLCMÁN. "Qué expresan los locos iberoamericanos? Las fuentes narrativas y sus posibles abordajes". Revista Iberoamericana.

2020 - Artigos em Periódico:
André L. LEME; Marcos L. EHRHARDT; Milton STANCZYK FILHO; Moisés ANTIQUEIRA. "Panorama sobre a História Intelectual no Paraná (2005-2015): breves considerações e reflexões". Revista Diálogos Mediterrânicos.
Andréia V. da SILVA. "Os 'ritos possíveis' de morte em tempos de coronavírus". DILEMAS: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social.
Andréia V. da SILVA. "Caronte e a noiva morta: o período de liminaridade dos ritos de passagem". Revista Diálogos Mediterrânicos.
Carla L. S. da SILVA. "Sequestros e terrorismo de Estado no Brasil: casos de resistência revolucionária". Revista Izquierdas.
Carla L. S. da SILVA; Davi MACIEL. "Orientações, discussões e desligamento de Carlos Lamarca da VPR". Revista História & Luta de Classes.
Cintia WOLFART; Marcio A. BOTH DA SILVA; Marcos V. RIBEIRO. "Aspectos da "modernização" da agricultura durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985): vínculos, métodos e estratégias". Revista Projeto História (PUC-SP).
Gilberto G. CALIL. "L'astrologue qui inspire Jair Bolsonaro". Revista Le Monde Diplomatique.
Marcio A. BOTH DA SILVA. "Sob o Riso de Mefisto. História Agrária no Brasil: tragédias e esquecimentos". Revista Maracanan.
Marcio A. BOTH DA SILVA. "O índio sob o olhar do império: política indigenista, modernização e conflito no Brasil do século XIX (1860-1889)". Revista Historia Agraria de America Latina.
Marcos L. EHRHARDT. "PDE: mais um desafio para ensinar e aprender História". Revista NUPEM.
Marcos N. STEIN; Beatriz A. OLINTO. "O velho oeste transforma-se num celeiro agrícola: imprensa, colonização e historicidade entre refugiados da Segunda Guerra no Brasil (Guarapuava/PR)". Revista Estudos Ibero-Americanos.

Endereço:

Unioeste/Marechal Cândido Rondon/CCH/PPGH
- Rua Pernambuco - 1777 - Sala 59, 4º Piso - Bloco IV - Marechal Cândido Rondon - PR - Cep: 85.960-000