Logo Unioeste
bannerposgraduacao

História

 

O processo de seleção para os Cursos de Mestrado e de Doutorado são abertos anualmente mediante Editais específicos expedidos pela Coordenação do PPGH. Tais editais podem ser acessados na página do PPGH, por meio do link: https://www5.unioeste.br/portalunioeste/pos/ppgh/normas-e-editais/editais

- Para o Curso de Mestrado, são ofertadas até 18 (dezoito) vagas anuais, distribuídas proporcionalmente entre as 03 Linhas de Pesquisa: Cultura e Identidades, Estado e Poder e Trabalho e Movimentos Sociais.

PROCESSO SELETIVO
A seleção de novos mestrandos ocorre durante o mês de fevereiro. As inscrições para o processo seletivo iniciam-se na segunda quinzena de novembro, estendendo-se até a primeira semana de fevereiro. Os/as candidatos/as inscrevem de acordo com a Linha de Pesquisa em relação a qual desejam vincular-se.

A seleção se dá em três etapas:
1) Avaliação dos Projetos de Pesquisa - Etapa Eliminatória, com peso 2,0;
2) Realização de Prova Escrita, versando sobre questões teórico-metodológicas referentes ao ofício do historiador - Etapa Eliminatória, com peso 5,0;
3) Entrevista e análise do Currículo Lattes - Etapa Classificatória, dividida em duas partes, a saber: entrevista dos candidatos aprovados nas duas etapas anteriores, por banca composta pelos membros docentes de cada uma das 03 Linhas de Pesquisa, com peso 2,0; e análise do Currículo, com documentação comprobatória e conforme a Plataforma Lattes, com peso 1,0. Deste modo, a Etapa 3 compreende peso total de 3,0.

APROVAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO FINAL. Obtém aprovação os/as candidatos/as: a) que tiverem o seu projeto aprovado na Etapa 1 (ou seja, com nota igual ou superior a 7,0); b) que alcançarem nota igual ou superior a 7,0 na Etapa 2; c) cuja média, ao final das 03 Etapas, seja igual ou superior a 7,0.

DAS MATRÍCULAS. Poderão se matricular os candidatos aprovados e classificados dentro do limite das vagas.
As aulas iniciam-se no mês de março.

- Em relação ao Curso de Doutorado, são ofertadas até 12 (doze) vagas anuais. Tal como no caso do curso de Mestrado, tais vagas são distribuídas proporcionalmente entre as 03 Linhas de Pesquisa vinculadas ao Programa.

PROCESSO SELETIVO
A seleção se dá no mês de junho. O período para as inscrições ao processo seletivo abrange os meses de abril e maio. Os/as candidatos/as inscrevem de acordo com a Linha de Pesquisa em relação a qual desejam vincular-se.

A seleção se dá em duas etapas:
1) Avaliação dos Projetos de Pesquisa - Etapa Eliminatória, com peso 4,0;
2) Entrevista e análise do Currículo Lattes - Etapa Classificatória, dividida em duas partes, a saber: entrevista dos candidatos aprovados nas duas etapas anteriores, por banca composta pelos membros docentes de cada uma das 03 Linhas de Pesquisa, com peso 4,0; e análise do Currículo, com documentação comprobatória e conforme a Plataforma Lattes, com peso 2,0. Deste modo, a Etapa 2 compreende peso total de 6,0.

APROVAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO FINAL. Obtém aprovação os/as candidatos/as: a) que tiverem o seu projeto aprovado na Etapa 1 (ou seja, com nota igual ou superior a 7,0); b) cuja média, ao final das 02 Etapas, seja igual ou superior a 7,0.

DAS MATRÍCULAS. Poderão se matricular os candidatos aprovados e classificados dentro do limite das vagas.
As aulas iniciam-se em agosto.

Endereço:

Unioeste/Marechal Cândido Rondon/CCH/PPGH
- Rua Pernambuco - 1777 - Sala 59, 4º Piso - Bloco IV - Marechal Cândido Rondon - PR - Cep: 85.960-000