Dúvidas Frequentes
- Mestrado é só para quem quer ser professor?
Não. Os egressos devem ser capazes de realizar atividades de pesquisa e ensino, e de aplicar consistentemente o conhecimento científico no desenvolvimento de novas tecnologias. Com o conhecimento adquirido, o profissional com o título de Mestre poderá colocar-se no mercado empresarial e ou acadêmico em posição de melhor nível. Adicionalmente, o curso também visa preparar o aluno pesquisador para o doutorado.
- Qual é a vantagem de fazer o Mestrado?
Por ser uma formação de nível mais elevado, o aluno adquire conhecimentos mais aprofundados na área e desenvolve ou aprimora habilidades que melhoram a capacidade de tomada de decisão e de solução de problemas. Esta diferenciação, em geral, possibilita uma melhor remuneração.
- Posso fazer o Mestrado sem ter uma especialização ou MBA?
Sim. O único requisito é possui uma graduação, independente se é bacharelado, licenciatura ou tecnólogo.
- Quais são as habilidades necessárias para fazer o Mestrado?
O aluno de mestrado deve buscar um aprofundamento dos estudos em um tema de interesse. Além disso, precisará desenvolver e aprimorar as competências para a pesquisa voltadas à resolução de problemas.
- Qual é o tempo de duração do Mestrado?
O prazo é de 24 meses. Geralmente no primeiro ano o aluno cursa as disciplinas obrigatórias e eletivas e, no segundo ano, atua mais fortemente no desenvolvimento do projeto de pesquisa com orientação de um professor.
Sim. As disciplinas são concentradas às segundas e terças-ferias, podendo ser ofertadas pela manhã, tarde e/ou noite de acordo com a disponibilidade dos docentes.
- Posso continuar trabalhando durante o Mestrado?
Sim, mas é preciso ter dedicação, disciplina e saber o organizar o tempo para conseguir realizar as atividades das disciplinas e da pesquisa.
- Como é o processo de seleção?
A seleção para alunos regulares é feita anualmente. O aluno deve apresentar um pré-projeto de pesquisa e participar de uma entrevista, além de outros requisitos solicitados em Edital. As atividades acadêmicas e profissionais devem estar cadastradas no Currículo Lattes (
http://lattes.cnpq.br).
- Como devo elaborar o meu pré-projeto?
Em primeiro lugar, verifique no site do Curso quais são os professores que atuam na área do seu interesse. Identifique no Lattes dele quais são as pesquisas que ele está desenvolvendo. Você pode realizar também um contato por e-mail com o professor que melhor se encaixa na sua ideia de pesquisa.
- Qual é o valor do investimento?
Os cursos de mestrado e doutorado nas universidades públicas são todos gratuitos.
- Existem bolsas de estudo?
O Programa conta com bolsas da CAPES permanentes e também concorre em editais de bolsas específicas sempre que disponíveis. O valor atual é de R$ 1.500,00.
- Posso conhecer o mestrado fazendo alguma disciplina antes?
Sim. O candidato pode se inscrever semestralmente em disciplinas isoladas como aluno não-regular. Os créditos obtidos podem ser aproveitados no futuro como aluno regular. Os editais com as disciplinas e vagas são publicados no início de cada semestre.
Acompanhe os nossos canais: