Logo Unioeste
bannerposgraduacao

Mestrado e Doutorado em Engenharia e Tecnologia Ambiental

 

A infraestrutura do Programa é compratilhada entre a Universidade Federal do Paraná - UFPR e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, conforme descrito abaixo:


UFPR–Campus Palotina:
- Laboratório de Estudos Hídricos e Ambientais - Unidade 1(50m²): Realiza a caracterização física e química de águas, águas residuárias e solos, seguindo os principais métodos nacionais e internacionais de análises; Unidade 2 (Casa de vegetação) (220 m²). Possibilita estudos hidrosedimentólogicos e lixiviação. Possui um 28 lisímetros de drenagem com simulador de chuva.
- Laboratório de Hidroinformatica (25m²): Possui duas Workstations (Processador: Intel(R) Xenon (R), 3.50GHz; RAM 16GB; 1Tb de Hd) e cinco Desktops (Processador: Intel(R) Core(R), 3.40GHz; RAM 8GB; 1Tb de Hd);
- Laboratório de Catálise e Produção de Biocombustíveis (50m²); dispõe dos seguintes equipamentos: cromatógrafo de fase gasosa (FID/TCD), fisissorção deN2 (BET), reator de bancada a baixa pressão, reatores para síntese de catalisadores, protótipo para a produção de hidrogênio por reforma a seco do biogás, reator de alta pressão do tipo Parr, protótipo para adsorção de gases em sólidos porosos. É corresponsável pelo microscópio eletrônico de varredura (MEV) equipado com a ferramenta EDS, disponível no Setor.
- Laboratório de Produção de Biocombustíveis (150m²): Contém uma Usina Piloto de Produção de Bioetanol e, Unidade Piloto de Produção de Biodiesel,Reatores para Produção de Biometano e Biohidrogênio, além de possuir diversos equipamentos realização de análises destes biocombustíveis.
- Laboratório de Qualidade de Água e Limnologia (25m²): Realiza análises avançadas físico, químico e biológicas da água de cultivo aquícola, de rios e lagos. Laboratório de Cinética e Biorreatores (54m²): As principais determinações realizadas são de açúcares redutores e açúcares redutores totais, proteína e determinação de atividade enzimática.


Unioeste–Campus Cascavel:
- Laboratório de Análises Agro-Ambientais: (25m²) Possui os seguintes equipamentos: Cromatógrafo Gasoso (GC), Cromatógrafo Líquido (HPLC), Absorção
Atômica (AA), Infravermelho, Determinador de Carbono e Nitrogênio Total (TOC-N). Realiza-se análises avançadas de substâncias orgânicas complexas (pesticidas, herbicidas, fármacos, hormônios entre outros), formas de carbono e nitrogênio (orgânico e inorgânico).
- Laboratório de Biossistemas Agrícolas (35m²): Possui equipamentos que permitem análises de microbiologia ambiental, determinação da meso e macrofauna do solo, ensaios de lixiviação, análises de área foliar e potencial hídrico de plantas.
- Laboratório de Gaseificação e Micro geração de Energia (75m²): Realiza ensaios de gaseificação de biomassa e micro geração de energia elétrica com biogás, gás de síntese e biodiesel.
- Laboratório de química geral e aplicada (60m²): Análises químicas por métodos volumétricos, métodos espectrofotométricos, síntese e purificação compostos.
- Laboratório De Análise De Resíduos Agroindustriais: As análises realizadas referem-se à caracterização física, química e físico-química dos resíduos rurais eagroindustriais antes e após serem estabilizados pelos processos de compostagem, vermicompostagem e biodigestão anaeróbia.


Unioeste–Campus Toledo:
- Laboratório de Processos de separação (72m²): Possui vários equipamentos para realização de experimentos de adsorção em reatores batelada e em colunae uma unidade experimental para pirólise de biomassa. Dispõem de equipamento de análises termogravimétricas.


Embrapa Suínos e Aves:
- Laboratório de Experimentação e Análise ambiental: Dispõem de Sistema de injeção em fluxo (FIA); Analisador de carbono orgânico total; Cromatógrafogasoso acoplado a um espectrofotômetro de massa; Cromatógrafo gasoso; Cromatógrafo de Íons; Espectrofotômetro de Absorção atômica com chama; Espectrofotômetro de Absorção atômica com atomização eletrotérmica. Cromatógrafo liquido de alta eficiência; Cromatógrafo líquido acoplado a um espectrofotômetro de massa;

Bibliotecas:

O Setor Palotina da UFPR conta com sua Biblioteca Setorial e o suporte da Biblioteca Central em Curitiba, que é a unidade administrativa que coordena o Sistema de Bibliotecas (SIBI) da UFPR. Na Biblioteca Central, encontra-se a Coleção Memória da UFPR, composta por 24.000 (vinte e quatro mil) itens: teses, dissertações, livros, separatas e monografias de cursos de especialização. É possível acessar o acervo e as bases de dados da biblioteca central, a partir do Campus Palotina, através Portal da Informação: http://www.portal.ufpr.br/.
O Portal da Informação da UFPR combina as funções de um catálogo de acesso público de última geração com uma seleção de bases de dados e links em diversas áreas do conhecimento. É possível acessar periódicos, teses e dissertações, ter acesso a documentos e às bibliotecas da Universidade. O Repositório
Digital Institucional da UFPR (RDI/UFPR) é o sexto maior do mundo em número de páginas indexadas pelo Google, segundo o Webometrics, ranking internacional que afere a presença e relevância da produção científica e acadêmica na internet. O acervo da UFPR está disponível para a comunidade acadêmica e o público externo desde 2004 e hoje o acervo do sistema conta com 604.917 volumes de livros; 14.562 títulos de periódicos; 83.322 teses e dissertações; 44.051 outros materiais; 11.443 e-books de diversas editoras científicas renomadas. A Biblioteca Setorial de Palotina dispõe de um acervo de
5.030 títulos (T) e 13.096 exemplares (E) de livros, sendo dividido da seguinte forma: Ciências Humanas 1309 (T); 2.663 (E); Ciências Biológicas 2.385 (T) e 6.402 (E); Ciências Exatas, 1.053 (T) e 3.479 (T) e 332 (T) de periódicos e 7.002 Fascículos
Além dos respectivos acervos locais, ambas as bibliotecas acima listadas estão ligadas ao portal de periódicos da Capes, com acesso remoto a mais de 21.500 títulos de periódicos, teses e dissertações. Regularmente, os docentes envolvidos no programa de pós-graduação estimulam a participação dos estudantes de graduação a usar o portal de periódicos da Capes como forma de melhor explorar o potencial de pesquisa bibliográfica na rede de computadores. Como parte da política de expansão e modernização do Setor Palotina, uma nova biblioteca setorial será construída segundo o plano para o campus, com a finalidade de agilizar o processo de pesquisa, dar maior conforto e ampliar a oferta do acervo aos seus usuários.
A Biblioteca Central da Unioeste, localizada no campus de Cascavel, é a principal fonte de acesso a materiais bibliográficos dos docentes e discentes do Programa. Possui um total de 36.324 títulos de livros (62.287 exemplares) e 3.639 títulos de periódicos nacionais e estrangeiros (41.422 exemplares). O acervo compreende todas as áreas do conhecimento para atender os diversos cursos oferecidos pela universidade. As obras são adquiridas através de compra, permuta e doação. O acervo está dividido da seguinte forma: Ciências Humanas, 1.175(T), 19.716(E); Ciências Sociais; 7.350(T), 13.081(E); Ciências da Saúde (T); 3.795, 6.995(E); Ciências Agrárias 1.103 (T), 1.892(E); Ciências Exatas, 2.860(T), 5.079 (E); Ciências Biológicas, 933 (T), 1.747 (E); Engenharias, 1.343(T), 2.456 (E); Linguística,-Letras e Artes, 7.614 (T); 11.07 (E). O acervo da Biblioteca é composto por 32.327 exemplares e 21.632 títulos de livros, além de 610 títulos e exemplares de periódicos.
A Biblioteca Central ocupa uma área de 4.267 m2, em prédio próprio. Biblioteca Central da Unioeste, Campus Toledo ocupa uma área de 1.000m², em prédio próprio. Ambas as bibliotecas dispõem de salas de leitura individuais e coletivas; permite o empréstimo, renovação e reserva de materiais e a consulta a monografias, dissertações, teses, jornais, revistas, enciclopédias, atlas e dicionários; dispõe de serviço de empréstimo interbibliotecário; serviço de vídeo-locadora e sala de vídeo; serviço de restauração e encadernação; acesso ao Comut, Portal da Capes e outras bases de dados on-line; serviços técnicos.

Endereço:

Unioeste/Cascavel/PPGETA/
-