UM NOVO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO!
UM NOVO CONCEITO!
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia Ambiental (PPGETA) oferece vagas em nível de mestrado e doutorado em Palotina, Cascavel e Toledo. Programa criado com o objetivo de atender as demandas da sociedade, visando formar profissionais qualificados, que estejam aptos, tanto para o ensino, quanto para a pesquisa tecnológica e científica. Também visa conectar os profissionais formados em processos inovadores no limite do conhecimento, tanto na academia, quanto no mercado de trabalho. Incluido na nova política da pós graduação nacional é o único programa na área de Engenharia I (Engenharia Ambiental, Sanitária e Civil) na região Oeste do Paraná, que passa a contar como uma nova opção de pós-graduação ligada ao perfil socioeconômico da região. Entretanto, destaca se a marca de excelência da UFPR e da Unioeste. Também atende a demanda de profissionais de outras áreas do conhecimento que pretendem aprofundar seus estudos, em alto nível, em energia e meio ambiente.
Constitui se como área de concentração em Engenharia e Tecnologia de Recursos Naturais e conta com duas linhas de pesquisa: 1) Monitoramento e mitigação de poluentes no meio ambiente, com foco na recuperação ou preservação de locais atacados pela poluição ou que podem sofrer com o efeito dos poluentes; 2) Tratamento, aproveitamento e valoração de resíduos, que visa desenvolver processos para a remoção de poluentes das atividades agrícolas e industriais, criando formas para a obtenção de energias ou produtos com valor agregado.
Pontos que se destacam no PPGETA: corpo docente mais qualificado da região Oeste e Sudoeste do Paraná nas áreas de Energia e Meio Ambiente; disciplinas com conteúdos inovadores; disciplinas ofertadas na língua inglesa; metodologia de ensino inovadora com aulas concentradas e/ou ao vivo podendo ser assistidas remotamente; dupla certiicação de diploma de doutorado envolvendo a UFPR e Unioeste com as Universidades de Grenoble e Strassburgo - França (Projeto de dupla certificação em andamento).
Coordenação: Silvio César Sampaio; Ralpho Rinaldo dos Reis