bannerposgraduacao

Mestrado em Contabilidade

Tendo em conta que no exercício do processo decisório existem muitas informações a serem consideradas, e ainda, que aspectos comportamentais dos decisores podem influenciar sobremaneira no desempenho da gestão das organizações, a discussão dos elementos inerentes ao julgamento e decisão dos seres humanos, entre eles os vieses sistemáticos, mostra-se relevante. Isso porque, presume-se que a melhoria da compreensão das tendências do comportamento humano possibilita que o julgamento seja autorregulado. Ressalta-se ainda que o estudo desses elementos possibilita encará-los com naturalidade e também prepara para suas consequências, muitas vezes inevitáveis. Ademais, ao abordar a questão da influência da aprendizagem na qualidade da tomada de decisão, espera-se estimular os indivíduos a buscarem novos conhecimentos, especialmente os gestores de micro e pequenas empresas, e com isso aumentar a assertividade das decisões. Assim, essa pesquisa mostra-se relevante por contribuir para o aprimoramento teórico relacionado às heurísticas e vieses e influência da aprendizagem formal na amenização de decisões tendenciosas, contribuindo para a melhoria da capacidade dos indivíduos tomarem decisões eficientes no âmbito das organizações empresariais em que atuam, reduzindo efeitos negativos que podem ser ocasionados pelos atalhos cognitivos que sua própria mente lhes conduz.

1WhatsAppImage2019 12 10at17.35.46

A pesquisa é o caminho e uma alavanca para a mudança, auxiliando a sociedade em suas diversidades, prosperando e qualificando para resolução de problemas no seu cotidiano. O estudo realizou-se com o objetivo de preencher uma lacuna no meio acadêmico sobre qual o nível de satisfação com o participação orçamentaria junto com as gerações X, Y e Z entre outras variáveis analisadas na pesquisa, assim, esse estudo possibilita a compreensão sobre as diferenças de satisfação com o envolvimento e engajamento entre as gerações que atualmente estão no mercado de trabalho, auxiliando os gestores empresariais a compreender as mudanças que estão ocorrendo no mercado de trabalho dia a dia junto as gerações, além de possibilitar um entendimento sobre a justiça e igualdade, diminuindo o conflito de papeis entre os agentes, e através dessas variáveis estudas, possibilita a resolução e a prevenção de possíveis problemas, assim melhorando os resultados das organizações.

Dissertação: Da crise à oportunidade: o papel contingente da folga organizacional

Mestrando: Adriano Cavalcante da Silva

Orientadora: Profª Drª Maria da Piedade Araujo

Durante o processo de crescimento das empresas, o surgimento da folga é natural e necessária, levando os agentes econômicos a decidirem em que tipo de ativos esses recursos ociosos serão alocados, tendo em mente que, uma vez alocados, eles apresentarão atributos diferentes de liquidez e rentabilidade. Essa decisão se torna ainda mais importante, quando o ambiente econômico onde as empresas estão inseridas, apresenta grande instabilidade. Desta forma, o objetivo desta pesquisa foi mensurar a probabilidade de cada tipo de folga organizacional, contribuir para o melhor desempenho das empresas, quando estas enfrentam períodos de crise e de crescimento. Com dados contábeis de 281 empresas brasileiras de capital aberto, do primeiro trimestre de 2007 ao primeiro trimestre de 2019 (n = 13.769 observações), os resultados sugerem que a folga disponível (o tipo mais líquido da folga) é o melhor tipo de folga a ser mantido pelas empresas da amostra, enquanto a folga recuperável e potencial devem ser evitadas, a menos que elas possuam grandes oportunidades de investimentos, neste caso, um certo nível de folga recuperável também poderá ser mantido.

Acadêmico: Wagner Dantas de Souza Junior

Título da Dissertação: A relação entre governança e eficiência econômica em cooperativas agropecuárias brasileiras.

Orientador: Geysler Rogis Flor Bertolini

Benefícios para a sociedade: o trabalho avaliou a eficiência produtiva das cooperativas por uma ótica de valor econômico agregado (EVA), isto é, pelo lucro de um determinado período adicionado da superação do custo do capital de seus associados. Nesta ótica foram encontrados níveis de eficiências entre as 35 cooperativas agropecuárias brasileiras avaliadas, empresas que são referência nesse modelo no setor, empresas que possuem ganhos de escala em sua capacidade produtiva, e que existe associação entre a variável governança (medida pelo nível de despesas operacionais) e o desempenho econômico das empresas. As cooperativas possuem uma série de iniciativas ou benefícios indiretos que são entregues aos seus associados, tais como assistência técnica, intermediação de preços, antecipação de crédito, entre outros, mas que são contabilizados como custos e despesas e reduzem o lucro contábil do exercício. Esse trabalho sugere que as cooperativas devem ser avaliadas considerando os benefícios diretos (sobras) e indiretos entregue aos cooperados, e que a análise de balanços deve ser adaptada para este tipo de negócio, a fim de se medir a sua real eficiência.

Endereço:

Unioeste /Campus de Cascavel /PPGC
Rua Universitária, 2069 - Sala 85 - 3º andar - Bairro Universitário - 85819-110 - Cascavel - PR