Linhas de Atuação:
Esta linha de pesquisa visa retomar as noções de língua e linguagem, bem como a distinguir as linguagens naturais das artificiais. Ademais, tem o
intuito de consolidar estudos sumariados na sequência: descrição e normatização das linguagens; avaliação de processos fonológicos que interferem na aquisição da leitura e da escrita; domínios textuais e semântico-discursivos; produção e efeitos de sentido nas linguagens naturais e não naturais; identidades e construções antropo-culturais e literárias; dialogicidade entre comunidades discursivas e produções literárias e demais manifestações culturais; formação do leitor.
Esta linha de pesquisa tem como foco estudos que se voltem para ensino e aprendizagem da leitura e da produção textual; panorama crítico do ensino da língua portuguesa e/ou da literatura; práticas de letramento e multimodalidade; educação inclusiva e habilidades escolares de leitura e escrita; transtornos de linguagem e de aprendizagem; interculturalidade e multilinguismo; produção de material didático inovador.
3. Estudos Literários
Esta linha de pesquisa/atuação do PROFLETRAS preocupa-se com as discussões epistemológicas em torno do Ensino da Literatura, voltadas à formação do professor do Ensino Básico, sendo a formação do leitor literário - já no Ensino Fundamental - a ênfase maior das ações propostas. É prioritária para as ações desta linha de ação a abordagem, na escola, à expressões de matriz africana e indígena brasileiras, assim como propiciar aos alunos da educação básica, pela ação mediadora do professor, a experiência estética do ler e do escrever o texto literário.