Logo Unioeste
bannerposgraduacao

Mestrado e Doutorado em Letras

 

PROCESSO DE SELEÇÃO – NÍVEL DE MESTRADO

Todo o processo de seleção é coordenado por uma Comissão, cuja composição foi aprovada pelo Colegiado do Programa, a qual é responsável pelos editais a serem expedidos e pelos demais trâmites do Processo Seletivo.

Os exames de seleção são individuais e independentes e constituem-se em etapas eliminatórias na seguinte ordem:

PRIMEIRA ETAPA: Prova Escrita, eliminatória, específica para cada Linha de Pesquisa, cuja finalidade é a de sondagem da capacidade de análise, interpretação e de argumentação dos candidatos, observando-se as habilidades de produção de texto acadêmico. A Bibliografia recomendada para a realização da Prova Escrita consta no edital de abertura de cada ano.

SEGUNDA ETAPA: Exposição oral do pré-projeto de pesquisa e do Currículo Lattes documentado, encadernado em espiral. O Pré-projeto de pesquisa deve estar obrigatoriamente vinculado a uma das Linhas de Pesquisa indicadas no edital de abertura e ser entregue no ato da inscrição. Deverá ser elaborado de acordo com as normas da ABNT, digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, com o mínimo de 6 (seis) e o máximo de 10 (dez) laudas e obedecendo à seguinte disposição:

  • Dados de Identificação (título do Pré-projeto, nome do autor, Linha de Pesquisa na qual o Pré-projeto se insere);
  • Introdução (especificar tema e delimitação do tema);
  • Justificativa;
  • Objetivos;
  • Fundamentação teórica;
  • Metodologia;
  • Cronograma;
  • Referências bibliográficas.

A Prova Escrita, o Pré-Projeto e o Currículo Lattes, devidamente documentado e encadernado em espiral, devem ser apresentados em Língua Portuguesa.

Para ser admitido no Programa, o candidato deve ser aprovado nas duas etapas do Processo de Seleção, que são eliminatórias, independentes, por Linha de Pesquisa, e estar classificado dentro do limite de vagas dispostas em cada edital de abertura.

PROCESSO DE SELEÇÃO – NÍVEL DE DOUTORADO

Todo o processo de seleção é coordenado por uma Comissão, cuja composição foi aprovada pelo Colegiado do Programa, a qual é responsável pelos editais a serem expedidos e pelos demais trâmites do Processo Seletivo. Os exames de seleção são individuais e independentes e constituem-se em etapas eliminatórias na seguinte ordem:

PRIMEIRA ETAPA: Prova de Proficiência em duas Línguas Estrangeiras (inglês, espanhol, italiano, alemão e francês), de caráter eliminatório, cuja finalidade é a sondagem da capacidade de leitura e de interpretação dos candidatos, com nota mínima para aprovação 7,0 (sete). No ato da inscrição, o candidato pode solicitar convalidação do exame de proficiência prestado para o Mestrado, conforme Resolução interna do Programa de Pós-Graduação. Os candidatos estrangeiros deverão optar por uma língua que não seja a de seu país de origem, de acordo com as ofertadas pelo Programa.

SEGUNDA ETAPA: Prova Escrita, eliminatória, específica para cada Linha de Pesquisa, cuja finalidade é a sondagem da capacidade de análise, interpretação e de argumentação dos candidatos, observando-se as habilidades de produção escrita de texto científico, com nota mínima para aprovação 7,0 (sete). A Bibliografia recomendada para a realização da Prova Escrita consta no edital de abertura de cada ano.

TERCEIRA ETAPA: Defesa do projeto de pesquisa, arguição e análise do Currículo Lattes, com nota mínima para aprovação 7,0 (sete). O Projeto de pesquisa deve estar obrigatoriamente vinculado a uma das Linhas de Pesquisa do Programa e ser entregue no ato da inscrição. Deverá ser elaborado de acordo com as normas da ABNT, digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, com o mínimo de 10 (dez) e o máximo de 15 (quinze) laudas e obedecendo à seguinte disposição:

  • Dados de Identificação (título do projeto de pesquisa, nome do autor, Linha de Pesquisa na qual o projeto se insere).
  • Introdução (especificar tema e delimitação do tema)
  • Justificativa
  • Problema/problematização
  • Objetivos
  • Fundamentação teórica
  • Metodologia
  • Cronograma
  • Referências

Prova Escrita, o Projeto de Pesquisa e o Currículo Lattes, documentado e encadernado em espiral, devem ser apresentados em Língua Portuguesa.

Os candidatos estrangeiros, além da proficiência em Língua estrangeira, devem submeter-se à Prova de Proficiência em Português. Os candidatos estrangeiros, após o encerramento das inscrições, previsto em cada edital de abertura, serão convocados para realizarem a Prova de Proficiência em Português, conforme edital a ser divulgado no site  https://www5.unioeste.br/portal/pos/ppgl.

Para ser admitido no Programa, o candidato deve ser aprovado nas três etapas do Processo de Seleção, que são eliminatórias, independentes, por Linha de Pesquisa, e estar classificado dentro do limite de vagas, conforme Resolução Interna do Programa de Pós-Graduação. A nota mínima de aprovação é 7,0 (sete). Para efeito de divulgação de cada fase e resultado final, serão dados a conhecer apenas dois conceitos: “aprovado” (aqueles com média igual ou superior a 7,0) e “não aprovado” (aqueles com média inferior a 7,0).

 ALUNO ESPECIAL

Conforme Regulamento vigente do PPGL, discentes especiais são aqueles selecionados de acordo com Edital próprio de seleção, com matrícula autorizada em disciplina, sem direito à obtenção do grau de Mestre e/ou de Doutor. O aluno especial fica sujeito, no que couber, às normas da Unioeste e do Programa, aplicáveis ao aluno regular, fazendo jus a certificado de aprovação, em disciplina, expedida pelo órgão competente. A matrícula de alunos especiais é feita por disciplina, depois de finalizado o prazo estabelecido para a matrícula dos alunos regulares, estando condicionada à existência de vagas definidas pelo Colegiado do Programa e com aprovação do docente responsável pela disciplina.

Endereço:

Unioeste/Campus de Cascavel
Rua Universitária, 2069 - Sala 82 - 3º andar - Bairro Universitário - Cep 85819-110 - Cascavel - PR