Logo Unioeste
bannerposgraduacao

Mestrado e Doutorado em Biociências e Saúde

 

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste é formada por cinco campi: Cascavel, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Toledo. Oferece atualmente 65 cursos de graduação presenciais e 3 cursos de ensino a distância, 39 cursos de pos-graduacao stricto sensu, com mestrado e doutorado, mestrado profissional. Em fins de 2019, foi feita a seleção da primeira turma para cursar o Doutorado Interdisciplinar em Biociências e Saúde (BCS) aprovado em 21 de dezembro de 2018.

A cidade de Cascavel, onde é ofertado o mestrado e doutorado Interdisciplinar em Biociências e Saúde (BCS), está situada na região Oeste do Estado do Paraná. Sua população é estimada em 324.476 habitantes, próxima à região das três fronteiras (Brasil, Paraguai e Argentina). O município de Cascavel é o polo universitário do Oeste do Paraná e conta com 09 centros de ensino superior, bem como com 20 polos de apoio ao ensino (ensino a distância) reconhecidos pelo MEC. Estima-se uma população de aproximadamente 28.000 estudantes universitários. Além disso, a cidade de Cascavel possui ampla rede hospitalar, ambulatorial e de centros de diagnóstico e tratamento especializados. É considerada polo de referência estadual na assistência à saúde, em que são atendidos, principalmente, pacientes das regiões Oeste e Sudoeste do Estado, que perfaz aproximadamente dois milhões de habitantes. A rede pública de atenção à saúde do município é composta por 33 Unidades Básicas de Saúde na rede urbana e 10 na rural, 5 serviços de atendimento a urgência, atenção farmacêutica, centros de especialidades, centros de atendimento psicossocial, laboratórios, entre outros. Além dessa estrutura, existem vários hospitais e clínicas privados. No âmbito da Unioeste encontra-se o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), com atendimento 100% para o Sistema ùnico de Saúde, sendo o maior Hospital Público das regiões Oeste e Sudoeste do Estado; o Centro de Reabilitação Física (CRF), que oferece atendimento multiprofissional e apresenta-se como um fértil campo para pesquisas aplicadas em diversas áreas, além de gerar recursos próprios que podem ser utilizados para financiamento de pesquisas; e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) que oferece atendimento especializado em diversas áreas da odontologia.

O programa em BCS surgiu da demanda regional por qualificação de profissionais da área da saúde e afins, visto que à época de sua criação não havia outros cursos de pós-graduação na área da saúde na região Oeste do Paraná. Emergiu então, a partir do compromisso e interesse de professores e pesquisadores em oferecer um mestrado acadêmico, que pudesse contribuir para a qualificação dos profissionais da região, para a produção de estudos, pesquisas e análises que visam à solução de problemas epidemiológicos, sanitários, da política setorial, de formação e gestão para o trabalho. Assim como, desenvolver pesquisas básicas e aplicadas que ajudem a compreender as condições orgânicas e os processos mórbidos que interferem na vida de pessoas e comunidades. Como os docentes envolvidos com a proposta do programa faziam parte de diferentes áreas de formações, tais como, Odontologia, Fisioterapia, Medicina, Enfermagem, Biomedicina e Biologia, foi criado um curso de mestrado interdisciplinar. Em 2018, para ampliar o enfoque interdisciplinar do curso, houve o credenciamento de um professor da área de pedagogia, vindo ao encontro da proposta do curso de articulação das distintas áreas do saber. Em que se procura romper com a lógica da produção de conhecimento fragmentado em disciplinas estanques, que não dialogam entre si, quer seja em termos de resultados, ou da forma como o conhecimento é produzido. Os problemas relacionados ao processo saúde-doença são complexos quando se considera o aspecto orgânico e se complexificam ainda mais quando se busca entender os aspectos socioeconômicos, político e cultural envolvidos. Para dar conta da totalidade desse processo é necessária uma abordagem multiprofissional e interdisciplinar, entendendo a interdisciplinaridade como uma forma específica de se abordar um determinado objeto, que rompe com as fronteiras da ciência disciplinar e, pelo compartilhamento de métodos e conhecimentos até então isolados, se produzem novos conhecimentos e novos profissionais. Assim, a articulação de conhecimentos multidisciplinares, em uma abordagem interdisciplinar, na área do programa, tem como horizonte criar um campo de estudos e pesquisas em constante desenvolvimento e ser ponto de confluência de um conjunto de saberes, práticas e tecnologias que servem para superar os modelos tradicionais da pesquisa em saúde. Dessa forma, o BCS tem procurado em suas pesquisas não apenas enfocar e pesquisar temas relacionados com o processo saúde-doença, mas contribuir para a solução de problemas e para a satisfação de necessidades e aspirações de diferentes grupos populacionais.

O Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Biociências e Saúde recebeu parecer favorável pela CAPES/Comissão de Avaliação da Área Interdisciplinar/CAINTER IV - Saúde e Biológicas em 28-10-2010 e, após tramitação interna, iniciou suas atividades em agosto de 2011, com o foco central “Processo Saúde-Doença”. Em sua primeira avaliação quadrienal completa, o pelo CTC-172ª de 20/009/2017, o PPG-BCS teve seu conceito elevado para 4, demarcando uma maturidade do corpo docente no alavancar das produções e orientações das pesquisas. Assim, desde sua criação o programa tem tido demanda sempre superior à oferta de vagas, como pode ser observado pelo número de inscritos em cada seleção: 168 candidatos inscritos na 1º seleção; 123 na 2º; 78 na 3º; 112 na 4º; 109 na 5º; 86 na 6º, 78 no 7º processo de seleção, 70 no 8º processo seletivo, 82 no 9º processo seletivo e 64 no 10 º processo seletivo. Até dezembro de 2019, o programa já concedeu 120 títulos de mestre para alunos de diferentes formações, tais como enfermeiros, biólogos, odontólogos, médicos, assistentes sociais, fisioterapeutas, biomédicos, terapeuta ocupacional, nutricionistas, educadores físicos, psicólogos etc. A maioria dos alunos é residente da região Oeste e Sudoeste do estado. Todavia, existem alunos da região Metropolitana de Curitiba, Noroeste e Norte do Paraná. Os egressos do curso já estão contribuindo com a formação de novos profissionais, visto que, 31% são docentes de diferentes Instituições de Ensino Superior. Além disso, 14% estão no doutorado em diferentes universidades do país (UFMG, UNICAMP, UnB, UFRGS, UNIFESP, UFSC e USP).

Salienta-se que de 61% das publicações do PPG-BCS em 2019 tiveram a participação de alunos ativos, assim como egressos dos últimos cinco anos. O corpo docente é formado pela maioria de jovens doutores que no quadriênio conseguiram aumentar a captação de recursos financeiros, mediante projetos contemplados em editais de fomentos, bolsa produtividade, o que permitiu a melhoria dos laboratórios vinculados ao programa, bem como, a qualidade das dissertações. Ressalta-se que as parcerias e intercâmbios nacionais são essenciais para o funcionamento do Programa e desenvolvimento das dissertações e estão aumentando ao longo dos anos, principalmente decorrente dos egressos que estão cursando doutorado em centros de excelência, contribuindo desse modo para o estreitamento de novas parcerias. O PPG-BCS busca ainda as parcerias com intercâmbios internacionais, as quais ainda são poucas, contudo, desde 2015 vem sendo uma prática do PPG-BCS mesmo quando não tinha ainda o curso de doutorado.

Dentro da temática do Processo Saúde-Doença, observa-se que ao longo do quadriênio as produções concentraram-se em quatros focos: Obesidade; Alterações no sistema neuro-músculo-esquelético; Políticas Sociais na Educação e Saúde e Prática Clínica em Saúde. Também se observam articulações entre estas quatro ênfases. Isso se deve ao fato do corpo docente do programa em BCS estar em busca de construir um espaço articulador para o desenvolvimento de estudos interdisciplinares, com pesquisadores da Unioeste e de outras instituições tanto de ensino como dos serviços de saúde da região. Nesse contexto, tendo como elemento central uma visão ampliada do processo saúde-doença, entendendo a saúde como socialmente determinada, e a partir de uma perspectiva crítica na análise dos problemas de saúde.

Endereço:

Unioeste/Cascavel/PPG-BCS
Rua Universitária, 2069 - Jardim Universitário - Bloco de Ciências - Sala 95 - CEP: 85819-110 - Cascavel - PR