Logo Unioeste

Contexto Regional


A UNIOESTE possui campi nos municípios de Cascavel, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Toledo e Francisco Beltrão. Abrange as regiões Oeste e Sudoeste do estado do Paraná, com aproximadamente dois milhões de habitantes, numa área de 33 mil quilômetros quadrados (16,3% do território do estado do Paraná), dividida em 93 Municípios. O Campus da UNIOESTE Cascavel atende a uma população estimada em 1.325.226 de habitantes na região Oeste (IPARDES/IBGE, 2019), além de uma população itinerante advinda do mercado turístico e das movimentações do agronegócio. A região destaca-se nas atividades agropecuárias e agroindustriais na economia do Paraná e do Brasil. Além disso, produz e exporta grãos, principalmente soja e milho, produtos da pecuária, aves e suínos processados, bem como leite e derivados. Também são relevantes os setores de serviços, software, saúde e educação superior.

Os pequenos negócios são responsáveis por parte importante no desenvolvimento econômico e social dos municípios da região, por meio da geração de renda e emprego que sustentam boa parte da economia local. Assim, as pesquisas e as consultorias realizadas pelos mestrandos contribuem com melhorias no setor, potencializando maior especialização na administração da empresa, de relacionamento do empreendedor com seus empregados, clientes e fornecedores, de informações em relação ao acesso a crédito e a capital, entre outros.


O PPGAdm


O PPGAdm iniciou suas atividades em 2014, e apresenta uma importante contribuição para a região Oeste do Paraná, atendida pelo Campus Cascavel da Unioeste. Foram 85 mestres titulados até 2020 (05 em 2015, 18 em 2016, 21 em 2017, 14 em 2018, 16 em 2019, e 11 em 2020). Esses mestres formados pelo Programa desenvolveram suas pesquisas e dissertações que atenderam demandas de organizações importantes para o desenvolvimento regional, e analisaram a competitividade e sustentabilidade de setores produtivos e municípios específicos na região, cumprindo os objetivos de sua implantação.

Desde 2014 o Programa conduz a Revista Competitividade e Sustentabilidade – ComSus, periódico editado pelo Programa (Ivano Ribeiro – Editor Chefe), cuja missão é contribuir para a ampliação do conhecimento na área de Administração por meio da divulgação de estudos teóricos e/ou empíricos relacionados com competitividade e sustentabilidade. No final de 2017 o programa incorporou também a Revista Ciências Sociais em Perspectiva - RSCP, já com 31 edições, contando com docentes do Programa de Mestrado Profissional em Administração em seu corpo editorial. A partir do início de 2018 a Revista Ciências Sociais em Perspectiva - RSCP passou a ser gerenciada em parceria pelos dois programas de mestrado do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Unioeste/Cascavel: o Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) - Mestrado Profissional e o Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGC).

O PPGAdm mantém sua associação à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), da qual ter participado cada vez mais ativamente por meio da inserção de seus docentes nas áreas temáticas de eventos anuais, e participação ativa nas assembleias da associação.

A melhoria da competitividade e sustentabilidade das organizações é um compromisso importante do PPGAdm, que até 2020 realizou aproximadamente 75 consultorias realizadas pelos mestrandos em conjunto com os professores do PPGAdm em diferentes organizações, por meio das disciplinas obrigatórias de Oficina I e Oficina II de Atividades de Intervenção nas Organizações, ofertadas anualmente. As consultorias atenderam empresas das áreas de comércio, serviços, tecnologia de informação, agropecuária, associações rurais, cooperativas, organizações de terceiro setor, organizações públicas, indústria, e distribuição de combustíveis. Essas consultorias beneficiaram um público estimado de mais de 2.731 de colaboradores diretos nas empresas, e têm também um reflexo na sociedade, com aproximadamente 1.327.792 pessoas beneficiadas diretamente e indiretamente ligadas a essas organizações em toda a região, a partir do avanço em termos de competitividade e sustentabilidade.

A comunidade local e regional também recebeu os benefícios da atuação do PPGAdm, que ofertou desde a implantação da disciplina de Gestão de Projetos em 2017 até o ano de 2020 um total de 16 (dezesseis) projetos de extensão, especificamente organizados pelos mestrandos para atender a comunidade externa, incluindo palestras, cursos e capacitações voltados para empresas, associações, e estudantes de administração e de outras áreas (saúde), com a supervisão dos professores.

Além da formação profissional de mestres, o PPGAdm também se preocupa com a produção científica e a disseminação do conhecimento gerado pelas pesquisas. Com este objetivo, o programa tem organizado em parceria com os cursos afetos de graduação e com o Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Unioeste (PPGC) eventos científicos em nível regional, nacional e internacional. Desde 2014, o PPGAdm participou da organização de quatro edições do Congresso Brasileiro em Gestão de Negócios, organizou eventos científicos e cursos para a comunidade internacional – as quatro edições da Conferência Internacional em Gestão de Negócios (CINGEN), duas edições do ESAC – Encontro Sul-americano de Administração e Contabilidade, e o Workshop Internacional - Método de análise de dados PLS/Partial Least Squares, entre outras palestras eventuais organizadas.

Finalmente, em termos de internacionalização o PPGAdm tem evoluído de forma consistente nos últimos dois anos, e a partir de reuniões iniciais e convênios formais da Unioeste em 2018, avançou para formalização de Termo de Cooperação do Programa com universidade da América Latina, efetivando ações importantes, como a visita de cooperação por meio de mobilidade docente de curto prazo feita por três docentes à Universidad Adventista de Chile (UnACh) no início de 2019, a mobilidade discente realizada em outubro de 2019 também na UnACh para a realização de Estágio de Docência Internacional, modalidade alternativa desenvolvida pela primeira vez na Unioeste pelo PPGAdm em conjunto com o PPGC, visita de docentes da UnACH, da Universidade Nacional del Litoral (UNL, Argentina) e da Universidad Nacional de Asunción (UMA, Paraguay). No conjunto de iniciativas para fomento à internacionalização do curso, o programa teve sua primeira oferta de disciplina no idioma Inglês, em regime de imersão, com a disciplina eletiva Innovation for Sustainability, ofertada em 2018, 2019 e 2020, sendo neste último ano no formato remoto com aulas síncronas, e em razão disto, foi possível incluir como ouvinte um discente estrangeiro da Universidad Nacional del Litoral de Santa Fé, Argentina, que interagiu com discentes de diversos programas da Unioeste.

Em 2020 o programa realizou a revitalização de sua imagem e identidade visual, alterando a sigla do Programa em razão de que a Unioeste possui outro PPG mais antigo que usa a sigla PPGA. Desde então a sigla passou a ser PPGAdm, que já era parte de todos os endereços oficiais do Programa (página de internet e e-mail). A representação visual em forma de logo também passou por revitalização, representando uma reconstrução do tradicional logo da administração. Esta nova identidade passa a ser usada no site, mídias sociais, documentos e novas divulgações do Programa (cartaz e folder, impressos e virtuais).

 LOGO MESTRADO ADM VETOR  logo ppgadm
 Logo até 2019  Logo a partir de 2020