LINHA DE PESQUISA 01: CULTURA, PROCESSOS EDUCATIVOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES:
EMENTA: A Linha de Pesquisa investiga as interrelações entre cultura e educação, formação de professores, processos educativos formais e não formais, em suas dimensões teórico-práticas, sócio-políticas e pedagógicas.
Caracterização: As diversidades culturais e sociais que permeiam os espaços educativos e evidenciam as particularidades dos sujeitos envolvidos – crianças, jovens, homens, mulheres, negros, indígenas, moradores do campo, da cidade, pobres etc. –, colocam-se como desafios à formação dos professores e, ao mesmo tempo, interpelam para a necessidade de pesquisas que levem em conta as particularidades desses sujeitos. Por diferentes articulações no âmbito do espaço social e da linguagem, os processos educativos, fazem a mediação entre o indivíduo e a cultura, contribuindo para a formação humana. As formas como se processam e se interpenetram os diferentes processos e políticas de formação de professores interferem diretamente nas propostas e práticas educativas que se desenvolvem nos espaços escolares ou não. Entendendo-se, pois, a educação como uma forma especial de o homem se apropriar da cultura, ao mesmo tempo em que a produz e a modifica, valoriza-se o estudo de diferentes formas culturais presentes no conhecimento, na pesquisa, no ensino e nas práticas educativas, e a elaboração de investigações que envolvam a análise e formulação de propostas e práticas no campo das políticas de formação de professores. Entre os temas que integram a linha, destacam-se: memória e identidade; infância e juventude; movimentos sociais; ensino e aprendizagem de conteúdos escolares; linguagens; processos e políticas de formação inicial e continuada de professores da educação básica e superior.
Docentes:
Docente Permanente | IES de Titulação | Área de Titulação |
Drª. Ângela Maria S. Portelinha | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | Educação |
Drª. Cecília Maria Ghedini | Universidade Estadual do Rio de Janeiro | Sociais e Humanidades |
Drª. Giseli Monteiro Gagliotto | Universidade Estadual de Campinas |
Educação |
Drª. Janaina Damasco Umbelino | Universidade Federal de Santa Catarina | Educação |
Drª. Mafalda Nesi Francischett | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | Geografia |
Drª. Sônia Maria dos Santos Marques | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | Educação |
Docente Colaboradora | IES de Titulação | Área de Titulação |
Drª Benedita de Almeida | Universidade de São Paulo | Educação |
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LINHA DE PESQUISA 02: SOCIEDADE, CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO
EMENTA: A Linha de Pesquisa promove investigações, estudos e debates sobre as relações entre Sociedade, Conhecimento e Educação, tendo como alicerce os fundamentos históricos, filosóficos, sociológicos, políticos e pedagógicos da educação.
Caracterização: A sociedade é o conjunto das relações sociais concretas que se constituem ao longo da história. Os elementos que compõem as relações sociais concretas e unem os indivíduos numa determinada sociedade podem ser de caráter cultural, político, econômico, linguístico, institucional e moral. A compreensão desse conjunto de relações permite perceber formas de organização e prática social nos diferentes tempos e espaços, possibilitados por fatores históricos, econômicos, culturais, políticos, geográficos ou educacionais. Por sua vez, o conhecimento caracteriza-se como expressão conceitual e valorativa da prática social. A pesquisa sobre o processo de conhecimento possibilita explicitar as diferentes formas encontradas pela sociedade para se desenvolver. Nessa relação, tanto a educação formal, como a não formal são construídas social e historicamente. A pesquisa sobre as relações sociais possibilita desvelar as contradições para pensar e desenvolver práticas educativas emancipatórias. Dentre os temas de pesquisa destacam-se: a história e a historiografia da educação; epistemologia da pedagogia; correntes de pensamentos pedagógicos e filosóficos; transformações na esfera produtiva, tendo o trabalho como princípio educativo; as políticas educacionais; as formas de financiamento e gestão dos sistemas educacionais; políticas e práticas curriculares; movimentos sociais e educação do campo.
Docentes:
Docente Permanente | IES de Titulação | Área de Titulação |
Dr. André Paulo Castanha | Universidade Federal de São Carlos | Educação |
Dr. Clésio Acilino Antonio | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | Educação |
Dr. Eduardo Nunes Jacondino | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | Sociologia |
Dr. José Luiz Zanella | Universidade Estadual de Campinas | Educação |
Drª. Sueli Ribeiro Comar | Universidade Federal de Pelotas | Educação |
Drª. Suely Aparecida Martins | Universidade Federal de Santa Catarina | Sociologia |
Docente Colaboradora | IES de Titulação | Área de Titulação |
Drª Thaís Janaina Wenczenovicz | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | História |