Logo Unioeste
bannerposgraduacao

Mestrado em Educação - Francisco Beltrão

 

LINHA DE PESQUISA 01: CULTURA, PROCESSOS EDUCATIVOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES:

EMENTA: A Linha de Pesquisa investiga as interrelações entre cultura e educação, formação de professores, processos educativos formais e não formais, em suas dimensões teórico-práticas, sócio-políticas e pedagógicas.

Caracterização: As diversidades culturais e sociais que permeiam os espaços educativos e evidenciam as particularidades dos sujeitos envolvidos – crianças, jovens, homens, mulheres, negros, indígenas, moradores do campo, da cidade, pobres etc. –, colocam-se como desafios à formação dos professores e, ao mesmo tempo, interpelam para a necessidade de pesquisas que levem em conta as particularidades desses sujeitos. Por diferentes articulações no âmbito do espaço social e da linguagem, os processos educativos, fazem a mediação entre o indivíduo e a cultura, contribuindo para a formação humana. As formas como se processam e se interpenetram os diferentes processos e políticas de formação de professores interferem diretamente nas propostas e práticas educativas que se desenvolvem nos espaços escolares ou não. Entendendo-se, pois, a educação como uma forma especial de o homem se apropriar da cultura, ao mesmo tempo em que a produz e a modifica, valoriza-se o estudo de diferentes formas culturais presentes no conhecimento, na pesquisa, no ensino e nas práticas educativas, e a elaboração de investigações que envolvam a análise e formulação de propostas e práticas no campo das políticas de formação de professores. Entre os temas que integram a linha, destacam-se: memória e identidade; infância e juventude; movimentos sociais; ensino e aprendizagem de conteúdos escolares; linguagens; processos e políticas de formação inicial e continuada de professores da educação básica e superior.

Docentes:

Docente Permanente IES de Titulação Área de Titulação
Drª. Ângela Maria S. Portelinha Universidade Federal do Rio Grande do Sul  Educação
Drª. Cecília Maria Ghedini Universidade Estadual do Rio de Janeiro Sociais e Humanidades
Drª. Giseli Monteiro Gagliotto Universidade Estadual de Campinas
Educação
Drª. Janaina Damasco Umbelino Universidade Federal de Santa Catarina Educação
Drª. Mafalda Nesi Francischett Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Geografia
Drª. Sônia Maria dos Santos Marques Universidade Federal do Rio Grande do Sul Educação
Docente Colaboradora IES de Titulação Área de Titulação
Drª Benedita de Almeida Universidade de São Paulo Educação

_______________________________________________________________________________________________________________________

LINHA DE PESQUISA 02: SOCIEDADE, CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO

EMENTA: A Linha de Pesquisa promove investigações, estudos e debates sobre as relações entre Sociedade, Conhecimento e Educação, tendo como alicerce os fundamentos históricos, filosóficos, sociológicos, políticos e pedagógicos da educação.

Caracterização: A sociedade é o conjunto das relações sociais concretas que se constituem ao longo da história. Os elementos que compõem as relações sociais concretas e unem os indivíduos numa determinada sociedade podem ser de caráter cultural, político, econômico, linguístico, institucional e moral. A compreensão desse conjunto de relações permite perceber formas de organização e prática social nos diferentes tempos e espaços, possibilitados por fatores históricos, econômicos, culturais, políticos, geográficos ou educacionais. Por sua vez, o conhecimento caracteriza-se como expressão conceitual e valorativa da prática social. A pesquisa sobre o processo de conhecimento possibilita explicitar as diferentes formas encontradas pela sociedade para se desenvolver. Nessa relação, tanto a educação formal, como a não formal são construídas social e historicamente. A pesquisa sobre as relações sociais possibilita desvelar as contradições para pensar e desenvolver práticas educativas emancipatórias. Dentre os temas de pesquisa destacam-se: a história e a historiografia da educação; epistemologia da pedagogia; correntes de pensamentos pedagógicos e filosóficos; transformações na esfera produtiva, tendo o trabalho como princípio educativo; as políticas educacionais; as formas de financiamento e gestão dos sistemas educacionais; políticas e práticas curriculares; movimentos sociais e educação do campo.

Docentes:

Docente Permanente IES de Titulação Área de Titulação
Dr. André Paulo Castanha Universidade Federal de São Carlos Educação
Dr. Clésio Acilino Antonio Universidade Federal do Rio Grande do Sul Educação
Dr. Eduardo Nunes Jacondino Universidade Federal do Rio Grande do Sul Sociologia
Dr. José Luiz Zanella Universidade Estadual de Campinas Educação
Drª. Sueli Ribeiro Comar Universidade Federal de Pelotas Educação
Drª. Suely Aparecida Martins Universidade Federal de Santa Catarina Sociologia
Docente Colaboradora IES de Titulação Área de Titulação
Drª Thaís Janaina Wenczenovicz Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul História

Endereço:

Unioeste/Campus de F. Beltrão
SALA 102 B - BLOCO I - RUA MARINGÁ - Nº 1200 - BAIRRO VILA NOVA - FRANCISCO BELTRÃO/PR - CEP: 85605010 - Francisco Beltrão - PR