|
Professores Permanentes |
Currículo Lattes |
Grupo de Pesquisa |
Temas de Pesquisa/Orientação |
1.
|
André Pereira Pedroso |
Lattes | Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas - GP- RETLEE - UNIOESTE | Educação Matemática; Ensino de Ciências; Formação de Professores que ensinam Ciências e Matemática; História, Filosofia e epistemologia das Ciências e Matemática |
2. |
Educação Superior, formação e trabalho docente - GESFORT - UNIOESTE |
Formação de professores, Educação Superior e processos formativos, organização do trabalho pedagógico e trabalho docente |
||
3. | Caroline Machado Cortelini Conceição | Lattes | Grupo de Pesquisa Educação, Crianças e Infâncias - GPECI - UNIOESTE | Criança; Educação infantil e Formação de professores; Docência e práticas pedagógicas na Educação Infantil |
4. |
Laboratório e Grupo de Pesquisa Educação e Sexualidade - LABGEDUS - UNIOESTE |
Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano; Formação de Professores; Psicanálise e Educação; Sexualidade e Educação Sexual; Violência Sexual e Gênero |
||
5. |
Grupo de Estudos e Pesqusias sobre Infância Educação e Escola - UFSC |
Teoria Histórico-Cultural; Atividade Pedagógica; processo de ensino e de aprendizagem na Educação Infantil e Anos Iniciais; Relação entre educação, criança e infância |
||
6. | Karin Cozer de Campos | Lattes | Educação, Crianças e Infância - UNIOESTE | A relação entre educação escolar, narração de histórias e infância. A produção narrativa oral das crianças. Formação de professores e práticas pedagógicas na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. |
7. |
Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas - GP- RETLEE - UNIOESTE |
Formação de professores; Educação Geográfica e Ensino de Geografia; Metodologia de ensino, Linguagem cartográfica; Educação ambiental |
||
8. | Roseli de Fátima Rech Pilonetto | Lattes | Educação, Crianças e Infância - UNIOESTE | Formação inicial e continuada de professores; Educação Infantil; Cuidado e educação; Estágio supervisionado |
9. |
Relações entre educação, cultura, memória e história; Educação e diversidade étnico-racial; Comunidades quilombolas e educação; Gênero e violência |
|||
10. | Vanice Schossler Sbardelotto | Lattes | Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas - GP- RETLEE - UNIOESTE | Educação superior e trabalho docente. Formação de professores. Formação e trabalho de pedagogas/os. Ensino de conteúdos escolares. Ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino Fundamental. |
|
Professores Permanentes |
Currículo Lattes |
Grupo de Pesquisa |
Temas de Pesquisa/Orientação |
1. |
Grupo de Pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil - GT da Região Oeste do Paraná - HISTEDOPR - UNIOESTE |
História e historiografia da educação brasileira séculos XIX e XX; História da educação regional, Biografias e história das instituições escolares; História das políticas educacionais; Ensino de história |
||
2. | Carlos Antônio Bonamigo | Lattes | Grupo de Pesquisa e Estudos em Formação Humana, Educação e Movimentos Sociais Populares - GEFHEMP (UNIOESTE) | Práticas educativas/formativas da Educação do Campo em suas interações com a agricultura camponesa, o trabalho, a agroecologia e os Movimentos Sociais Populares |
3. | Cecília Maria Ghedini | Lattes | Formação Humana, Educação e Movimentos Sociais Populares - UNIOESTE | Movimentos Sociais Populares e Educação. Formação de Professores e Educação do Campo. Educação do Campo e Escola Pública do/no Campo. Educação Popular, Mística e Religiosidade |
4. | Célio Roberto Eyng | Lattes | Grupo de Estudos Etno-Culturais - UNIOESTE | Arte, educação e práticas sociais; Bases epistemológicas da arte-educação; Arte, linguagem e processos criativos na educação. |
5. |
Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas - GP- RETLEE - UNIOESTE |
Políticas curriculares; Práticas do currículo escolar; Educação do Campo e escola no/do campo. |
||
6. |
Violências, conflitualidades e educação; processos de subjetivação escolares (numa perspectiva foucaultiana); educação/formação de agentes do controle social (policiais); pós-modernidade e implicações no campo social/educacional |
|||
7. | Franciele Soares dos Santos | Lattes | Sociedade, trabalho e educação-GESTE- Unioeste | Trabalho, educação e ensino; Formação de professores, Pedagogias contra-hegemônicas e educação escolar; movimentos sociais populares e educação |
8. |
Sueli Ribeiro Comar |
Concepções de Estado, Política Educacional, Gestão da Educação |
||
9. |
Movimentos sociais e educação; Trabalho, educação e juventude; Juventude, Educação e Escola |
Professor |
Currículo Lattes |
Grupo de Pesquisa |
Temas de Pesquisa/Orientação |
|
1. | Carina Merkle Lingnau - UTFPR (Linha de Pesquisa 1) |
Lattes | Grupo de Estudos Etno-Culturais (UNIOESTE) | Internacionalização educacional, ; Língua Portuguesa como ferramenta de internacionalização; Línguas & Etnias |
2. | Egeslaine de Nez - UFRGS (Linha de Pesquisa 1) |
Lattes | Grupo de Pesquisa Educação Superior, Formação e trabalho docente (GESFORT) | Universidade, grupos e/ou redes de pesquisa, internacionalização da educação superior, políticas educacionais para a formação de professores |
|
Professor |
Grupo de Pesquisa |
Temas de Pesquisa/Orientação |
1. | Benedita de Almeida (Linha de Pesquisa 1) Permanente 2012 a 2019 |
Representações, espaços, tempos e linguagens em experiências educativas (RETLEE |
Formação de professores; Linguagem e ensino; Escrita e conhecimento. |
2. | José Luiz Zanella (Linha de Pesquisa 2) Permanente 2012 a 2020 Colaborador 2021/2022 |
Sociedade, Trabalho e Educação - UNIOESTE | Formação de professores, Estado e educação escolar, Trabalho, educação e ensino |
3. | Maria Ester Rodrigues (Linha de Pesquisa 1) Colaboradora 2015 a 2018 |
Psicologia e Educação - GPSIE |
Análise do Comportamento e Educação; Ensino de Psicologia da Educação; Desenvolvimento da criança e do adolescente; Problemas de Aprendizagem; Psicologia da Educação e Formação de Professores; Psicologia do ensino e aprendizagem escolar. |
4. |
Thaís Janaina Wenczenovicz |
Direitos Humanos e Justiça: perspectivas decoloniais - UERGS |
Cidadania e Direitos Humanos no contexto Escolar; Identidade(s), Educação e Memória Docente; Direitos Humanos, Educação e Violência(s): perspectivas decoloniais. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural na América Latina e Brasil |
5. | Yolanda Zancanella (Linha de Pesquisa 2) Colaboradora 2014 a 2017 |
Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas - GP- RETLEE | Movimentos sociais e educação; formação de educadores do campo; universidade e a educação do campo |