Logo Unioeste
bannerposgraduacao

Mestrado em Educação - Francisco Beltrão

 

Coordenadora do Programa: Profª. Drª. Janaina Damasco Umbelino
Assistente do Programa: Zelinda Bedenaroski Corrêa

PROFESSORES PERMANENTES:
LINHA 1: CULTURA, PROCESSOS EDUCATIVOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES:

 

Professores Permanentes

Currículo Lattes

Grupo de Pesquisa

Temas de Pesquisa/Orientação

1.

André Pereira Pedroso

Lattes Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas - GP- RETLEE - UNIOESTE Educação Matemática; Ensino de Ciências; Formação de Professores que ensinam Ciências e Matemática; História, Filosofia e epistemologia das Ciências e Matemática

2.

Ângela Maria Silveira Portelinha

 Lattes

Educação Superior, formação e trabalho docente - GESFORT - UNIOESTE

Formação de professores, Educação Superior e processos formativos, organização do trabalho pedagógico e trabalho docente

3.  Caroline Machado Cortelini Conceição Lattes Grupo de Pesquisa Educação, Crianças e Infâncias - GPECI - UNIOESTE Criança; Educação infantil e Formação de professores; Docência e práticas pedagógicas na Educação Infantil

4.

Cecília Maria Ghedini

 Lattes

Formação Humana, Educação e Movimentos Sociais Populares - UNIOESTE

Movimentos Sociais Populares e Educação. Formação de Professores e Educação do Campo. Educação do Campo e Escola Pública do/no Campo. Educação Popular, Mística e Religiosidade

5.

Giseli Monteiro Gagliotto

 Lattes

Laboratório e Grupo de Pesquisa Educação e Sexualidade - LABGEDUS - UNIOESTE

Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano; Formação de Professores; Psicanálise e Educação; Sexualidade e Educação Sexual; Violência Sexual e Gênero

6.

Janaina Damasco Umbelino

 Lattes

Grupo de Estudos e Pesqusias sobre Infância Educação e Escola - UFSC

Teoria Histórico-Cultural; Atividade Pedagógica; processo de ensino e de aprendizagem na Educação Infantil e Anos Iniciais; Relação entre educação, criança e infância

7. Karin Cozer de Campos Lattes Educação, Crianças e Infância - UNIOESTE  A relação entre educação escolar, narração de histórias e infância. A produção narrativa oral das crianças. Formação de professores e práticas pedagógicas na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

8.

Mafalda Nesi Francischett

 Lattes

Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas - GP- RETLEE - UNIOESTE

Formação de professores; Educação Geográfica e Ensino de Geografia; Metodologia de ensino, Linguagem cartográfica; Educação ambiental

9. Roseli de Fátima Rech Pilonetto Lattes Educação, Crianças e Infância - UNIOESTE Formação inicial e continuada de professores; Educação Infantil; Cuidado e educação; Estágio supervisionado

10.

Sônia Maria dos Santos Marques

 Lattes

Grupo de Estudos Etno-Culturais - UNIOESTE

Relações entre educação, cultura, memória e história; Educação e diversidade étnico-racial; Comunidades quilombolas e educação; Gênero e violência

11. Vanice Schossler Sbardelotto Lattes Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas - GP- RETLEE - UNIOESTE  Educação superior e trabalho docente.  Formação de professores. Formação e trabalho de pedagogas/os. Ensino de conteúdos escolares. Ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino Fundamental.
 LINHA 2: SOCIEDADE, CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO:

 

Professores Permanentes

Currículo Lattes

Grupo de Pesquisa

Temas de Pesquisa/Orientação

1.

André Paulo Castanha

 Lattes

Grupo de Pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil - GT da Região Oeste do Paraná - HISTEDOPR - UNIOESTE

História e historiografia da educação brasileira séculos XIX e XX; História da educação regional, Biografias e história das instituições escolares; História das políticas educacionais; Ensino de história

2. Carlos Antônio Bonamigo Lattes Grupo de Pesquisa e Estudos em Formação Humana, Educação e Movimentos Sociais Populares - GEFHEMP (UNIOESTE) Práticas educativas/formativas da Educação do Campo em suas interações com a agricultura camponesa, o trabalho, a agroecologia e os Movimentos Sociais Populares
3. Célio Roberto Eyng Lattes Grupo de Estudos Etno-Culturais - UNIOESTE  Arte, educação e práticas sociais; Bases epistemológicas da arte-educação; Arte, linguagem e processos criativos na educação.

4.

Clésio Acilino Antonio

 Lattes

Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas - GP- RETLEE - UNIOESTE

Políticas curriculares; Práticas do currículo escolar; Educação do Campo e escola no/do campo.

5.

Eduardo Nunes Jacondino

 Lattes

Pós-modernidade: Sociologia, direito e educação - UNIOESTE

Violências, conflitualidades e educação; processos de subjetivação escolares (numa perspectiva foucaultiana); educação/formação de agentes do controle social (policiais); pós-modernidade e implicações no campo social/educacional

6. Franciele Soares dos Santos Lattes Sociedade, trabalho e educação-GESTE- Unioeste Trabalho, educação e ensino; Formação de professores, Pedagogias contra-hegemônicas e educação escolar; movimentos sociais populares e educação

7.

Sueli Ribeiro Comar
(
2019 a 2022)

 Lattes

Sociedade, Trabalho e Educação - UNIOESTE

Concepções de Estado, Política Educacional, Gestão da Educação

8.

Suely Aparecida Martins

 Lattes

Sociedade, Trabalho e Educação - UNIOESTE

 Movimentos sociais e educação; Trabalho, educação e juventude; Juventude, Educação e Escola


PROFESSORES COLABORADORES:
 

Professor
Linha de Pesquisa

Currículo Lattes

Grupo de Pesquisa

Temas de Pesquisa/Orientação

1. Carina Merkle Lingnau - UTFPR
(Linha de Pesquisa 1)
Lattes Grupo de Estudos Etno-Culturais (UNIOESTE) Internacionalização educacional, ; Língua Portuguesa como ferramenta de internacionalização; Línguas & Etnias
2. Egeslaine de Nez - UFRGS
(Linha de Pesquisa 1)
Lattes Grupo de Pesquisa Educação Superior, Formação e trabalho docente (GESFORT) Universidade, grupos e/ou redes de pesquisa, internacionalização da educação superior, políticas educacionais para a formação de professores

PROFESSORES COM VÍNCULO ENCERRADO:

 

Professor
Linha de Pesquisa

Grupo de Pesquisa

Temas de Pesquisa/Orientação

 1. Benedita de Almeida
(Linha de Pesquisa 1)
Permanente 2012 a 2019
Representações, espaços, tempos e linguagens em experiências educativas (RETLEE

Formação de professores; Linguagem e ensino; Escrita e conhecimento.

2. José Luiz Zanella (Linha de Pesquisa 2)
Permanente 2012 a 2020
Colaborador 2021/2022
Sociedade, Trabalho e Educação - UNIOESTE  Formação de professores, Estado e educação escolar, Trabalho, educação e ensino
 3. Maria Ester Rodrigues
(Linha de Pesquisa 1)
Colaboradora 2015 a 2018
Psicologia e Educação - GPSIE

Análise do Comportamento e Educação; Ensino de Psicologia da Educação; Desenvolvimento da criança e do adolescente; Problemas de Aprendizagem; Psicologia da Educação e Formação de Professores; Psicologia do ensino e aprendizagem escolar.

4.

Thaís Janaina Wenczenovicz
UERGS
(Linha de Pesquisa 2)
Colaboradora 2017 a 2022

Direitos Humanos e Justiça: perspectivas decoloniais - UERGS

Cidadania e Direitos Humanos no contexto Escolar; Identidade(s), Educação e Memória Docente; Direitos Humanos, Educação e Violência(s): perspectivas decoloniais. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural na América Latina e Brasil

 5. Yolanda Zancanella
(Linha de Pesquisa 2)
Colaboradora 2014 a 2017

Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas - GP- RETLEE  Movimentos sociais e educação; formação de educadores do campo; universidade e a educação do campo

Endereço:

Unioeste/Campus de F. Beltrão
SALA 102 B - BLOCO I - RUA MARINGÁ - Nº 1200 - BAIRRO VILA NOVA - FRANCISCO BELTRÃO/PR - CEP: 85605010 - Francisco Beltrão - PR