Coordenadora: Profª. Drª. Ângela Maria Silveira Portelinha
Suplente: Profª. Drª. Janaina Damasco Umbelino
Assistente: Zelinda Bedenaroski Corrêa
LINHA 1: CULTURA, PROCESSOS EDUCATIVOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES:
|
Professores Permanentes |
Currículo Lattes |
Grupo de Pesquisa |
Temas de Pesquisa/Orientação |
1. |
Educação Superior, formação e trabalho docente - GESFORT - UNIOESTE |
Formação de professores, Educação Superior e processos formativos, organização do trabalho pedagógico e trabalho docente |
||
2. |
Formação Humana, Educação e Movimentos Sociais Populares - UNIOESTE |
Movimentos Sociais Populares e Educação. Formação de Professores e Educação do Campo. Educação do Campo e Escola Pública do/no Campo. Educação Popular, Mística e Religiosidade |
||
3. |
Laboratório e Grupo de Pesquisa Educação e Sexualidade - LABGEDUS - UNIOESTE |
Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano; Formação de Professores; Psicanálise e Educação; Sexualidade e Educação Sexual; Violência Sexual e Gênero |
||
4. |
Grupo de Estudos e Pesqusias sobre Infância Educação e Escola - UFSC |
Teoria Histórico-Cultural; Atividade Pedagógica; processo de ensino e de aprendizagem na Educação Infantil e Anos Iniciais; Relação entre educação, criança e infância |
||
5. |
Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas - GP- RETLEE - UNIOESTE |
Formação de professores; Educação Geográfica e Ensino de Geografia; Metodologia de ensino, Linguagem cartográfica; Educação ambiental |
||
6. |
Relações entre educação, cultura, memória e história; Educação e diversidade étnico-racial; Comunidades quilombolas e educação; Gênero e violência |
LINHA 2: SOCIEDADE, CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO:
|
Professores Permanentes |
Currículo Lattes |
Grupo de Pesquisa |
Temas de Pesquisa/Orientação |
1. |
Grupo de Pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil - GT da Região Oeste do Paraná - HISTEDOPR - UNIOESTE |
História e historiografia da educação brasileira séculos XIX e XX; História da educação regional, Biografias e história das instituições escolares; História das políticas educacionais; Ensino de história |
||
2. |
Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas - GP- RETLEE - UNIOESTE |
Políticas curriculares; Práticas do currículo escolar; Educação do Campo e escola no/do campo. |
||
3. |
Violências, conflitualidades e educação; processos de subjetivação escolares (numa perspectiva foucaultiana); educação/formação de agentes do controle social (policiais); pós-modernidade e implicações no campo social/educacional |
|||
4. |
Formação de professores, Estado e educação escolar, Trabalho, educação e ensino |
|||
5. |
Concepções de Estado, Política Educacional, Gestão da Educação |
|||
6. |
Movimentos sociais e educação; Trabalho, educação e juventude; Juventude, Educação e Escola |
LINHA 2: SOCIEDADE, CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO:
|
Professora Colaboradora |
Currículo Lattes |
Grupo de Pesquisa |
Temas de Pesquisa/Orientação |
1. |
|
Direitos Humanos e Justiça: perspectivas decoloniais - UERGS |
Cidadania e Direitos Humanos no contexto Escolar; Identidade(s), Educação e Memória Docente; Direitos Humanos, Educação e Violência(s): perspectivas decoloniais. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural na América Latina e Brasil |