Logo Unioeste
bannerposgraduacao

Mestrado em Odontologia 

 

Aspectos biológicos, físicos e mecânicos dos materiais dentários - Créditos: 2 - Carga Horária: 30 horas
Ementa: A disciplina tem como objetivo discutir as propriedades físicas e mecânicas dos materiais dentários, além dos aspectos patológicos induzidos por eles: Biocompatibilidade dos materiais dentários; Resposta inflamatória frente aos materiais dentários, Fundamentos e Propriedades Gerais dos Materiais Cerâmicos, Metálicos, Poliméricos e Compósitos; Adesão e União; Propriedades Físicas dos Materiais Dentários: reologia, cor, dureza, condutividade térmica e expansão térmica; Propriedades Mecânicas dos Materiais Dentários: tipos de tensões e deformações, limite de elasticidade, limite de escoamento, flexibilidade, resiliência, resistência à compressão, resistência à flexão, resistência ao impacto, ductilidade e maleabilidade, resistência à abrasão.

Biologia molecular: princípios básicos - Créditos: 3 - Carga Horária: 45 horas
Ementa: Aspectos básicos da biologia molecular. DNA e RNA: formação, transcrição e tradução. Proteínas. Testes básicos da Ciência Biomédica: coletas e preparo de amostras. Técnica da Reação da Cadeia de Polimerase: princípios e técnica. Imunohistoquímia: princípios e técnica. teste ELISA: princípios e técnica. Southern-Blot. Northern-Blot. Testes de atividade enzimática: Zimografia e Western-Blot.

Implantologia - Créditos: 2 - Carga Horária: 30 horas
Ementa: Possibilitar ao aluno de mestrado/pós-graduação na área de Odontologia a vivência com as atividades dos Laboratórios de Patologia e Materiais dentários, com vistas a preparálo para o uso das metodologias voltadas tanto a morfologia e mecanismos de resposta dos tecidos orais frente às propriedades dos materiais dentários aplicados na área da Implantologia. Implantologia: conceitos biológicos e conceitos clínicos; Tipos de Implantes na Odontologia: função e estética; Opções cirúrgico-protéticas na implantologia; Técnicas avançadas de regeneração gengival, periodontal e óssea na Implantodontia; Inter-relação da Implantologia com as áreas da Odontologia; Implantes extraorais e crânio-faciais: considerações gerais; Patologias ósseas e muco-gengivais e a reabilitação oral com implantes; Materiais dentários (metálicos, cerâmicas e resinosos) na Implantodontia.

Investigação científica em materiais dentários - Créditos: 2 - Carga Horária: 30 horas
Ementa: Conhecer e executar diferentes métodos experimentais de análise mecânica e biológicas de materiais odontológicos e seus reflexos na reabilitação do aparelho estomatognático. Abordar os objetivos, constituintes e manutenção de equipamentos envolvidos nos métodos laboratoriais.

Patologia aplicada a clínica odontológica - Créditos: 2 - Carga Horária: 30 horas
Ementa: Estudo dos processos patológicos aplicados à Clínica Odontológica. Conceituação, Etiologia e Patogenia das lesões celulares enfocando alterações de crescimento, degenerativas, necróticas, inflamatórias, circulatórias e neoplásicas da região maxilo-facial.

Revisão Sistemática - Créditos: 2 - Carga Horária: 30 horas
Ementa: Estudo da revisão sistemática, conceito, busca bibliográfica na base dos dados, importação artigos, extração de dados e metanálise, sintetizando as informações quantitativas de estudos independentes, avaliação crítica dos artigos científicos.

Testes de fadiga e fractografia de materiais dentários aplicados à clínica odontológica - Créditos: 2 - Carga Horária: 30 horas
Ementa: Discutir por meio de aulas expositivas, seminários e leitura crítica de artigos os tópicos relacionados aos testes de fadiga de materiais dentários aplicados à clínica odontológica, bem como a realização e compreensão da fractografia para análise dos mesmos.

Tópicos avançados em anatomia e morfologia da cavidade oral - Créditos: 3 - Carga Horária: 45 horas
Ementa: Estudo do desenvolvimento, composição estrutural, controle hormonal, inervação, vascularização e integração funcional dos órgãos da cavidade oral e estruturas associadas de cabeça e pescoço. Endocrinologia estrutural: receptores hormonais associados a estrutura da cavidade oral e fatores ambientais influentes.

Tópicos avançados em dentística, prótese e materiais dentários - Créditos: 2 - Carga Horária: 30 horas
Ementa: Discutir por meio de seminários e leitura crítica de artigos, tópicos de materiais dentários, interrelacionando-os com a aplicação clínica em Odontologia Reabilitadora no contexto de composição, propriedades, princípios biomecânicos, direcionando o aluno para a pesquisa, inovação tecnológica e atuação na docência.

Tópicos avançados em pesquisa clínica - Créditos: 3 - Carga Horária: 45 horas
Ementa: Usar termos e princípios da epidemiologia, apresentando informações de forma prática e acessível para os alunos conhecerem o mundo da pesquisa clínica, possibilitando a condução de estudos clínicos.

Endereço:

Unioeste/Cascavel/PPGO

 Rua Universitária, 2069 Jardim Universitário - CEP 85819-110 - Cascavel -PR