Logo Unioeste
bannerposgraduacao

Mestrado Profissional em Letras

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS


Disciplinas Créditos Carga horária

Fonologia, Variação e Ensino

Ementa: Revisão dos conceitos fundamentais para os estudos fonético-fonológicos. Estudo de processos fonológicos com ênfase na realidade da escrita e da oralidade de alunos do Ensino Fundamental. Subsídios teóricos para explicar processos fonológicos que envolvam os usos linguísticos nas modalidades falada e escrita. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.





04




60 h/a
Gramática, Variação e Ensino

Ementa: Avaliação de gramáticas pedagógicas. Análise epilinguística e metalinguística considerando os fenômenos gramaticais mais produtivos e mais complexos na ampliação da competência comunicativa dos alunos na escuta, na leitura e na produção de textos orais e escritos. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.





04 




60 h/a 

Texto e Ensino

Ementa: Estudo da organização do texto e sua relação com as condições de produção. Plurissemiose e hipertexto na textualização e produção de sentidos. Avaliação do papel do texto nas aulas de Língua Portuguesa. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.





04




60 h/a

Literatura e Ensino

Ementa: Concepções de Literatura e suas implicações no processo de ensino - nível Fundamental. A seleção do texto: entre tradicionais, contemporâneos e representativos das perspectivas multiculturais. Ensino das literaturas de matrizes africanas e indígenas. A literatura no ensino fundamental: texto e leitor no jogo da construção de sentidos. Ler e escrever literatura na escola: em torno da experiência estética. A leitura literária na formação integral de um sujeito que se faça consciente de seu papel como agente histórico. O professor como mediador do processo de leitura da obra literária. Relações da Literatura com outras áreas: mediações interartísticas no processo de Ensino da Literatura. Proposições para elaboração de materiais e de projetos para o Ensino de Literatura na Educação Básica. Processos de avaliação do Ensino de Literatura.








04







60 h/a


DISCIPLINAS ELETIVAS

OBS: Ofertadas conforme disponibilidade do Colegiado.

                                                                     Disciplinas Créditos Carga horária

Alfabetização e letramento

Ementa: Alfabetização e Letramento: relações e implicações. Processo de alfabetização: consciência fonológica e princípio alfabético. Alfabetizar letrando. Abordagens de letramento: diferentes perspectivas. Letramentos múltiplos: implicações para o ensino-aprendizagem de oralidade/leitura/escrita na escola. Multiletramentos: multiculturalismo e multimodalidade. Estudos críticos e abordagens de letramento: políticas afirmativas, pedagogia da inclusão. Formação identitária do professor como agente de letramento. Letramento e dispositivos didáticos. Projetos de Letramento.





04
 



60 h/a

Elaboração de projetos

Ementa: Letramento científico do docente. Concepções de Pesquisa. Tipologia de pesquisa: bibliográfica, documental, experimental, etnográfica, pesquisa ação. Abordagem da pesquisa: Quantitativa, qualitativa e quanti-quali. Caracterização da pesquisa (abordagem, natureza, objetivos e procedimentos). Metodologia da pesquisa: Ambiente, participantes, instrumentais para coleta, procedimentos de análises, fundamentos teóricos, referenciação de autores (Referências e citações). Estrutura formal do trabalho de conclusão final. Elaboração de projetos educacionais: projeto de intervenção. Ética na pesquisa científica: Conceitos e finalidades. Princípios éticos e perfil do pesquisador. O plágio acadêmico.






04





60 h/a

Leitura e escrita: Processos de ensino-aprendizagem

Ementa: História da leitura e da escrita como práticas socioculturais. Abordagens de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita: estruturalista, cognitivista, sociocognitivista e sociointeracionista. Reflexão sobre a articulação entre essas abordagens e pesquisas sobre letramento. Análise de atividades didáticas para o ensino de leitura e escrita. Construção de propostas de intervenção para o trato com textos orais e escritos.





04




60 h/a

Ensino da escrita: didatização e avaliação

Ementa: Análise dos documentos oficiais orientadores da produção textual e sua adequação à sala de aula. Elaboração de descritores de avaliação de textos de alunos. Prática de análise linguística e reescritura de textos. Protocolos para docência. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.




04



60 h/a

Gêneros discursivos e/ou textuais nas práticas sociais

Ementa: Os gêneros discursivos e/ou textuais nos estudos da linguagem. Abordagens teórico-metodológicas do gênero no ensino-aprendizagem. A pesquisa em sala de aula com gêneros discursivos e/ou textuais.



04


60 h/a

Linguagem, práticas sociais e ensino

Ementa: Linguagem como prática social: bases epistemológicas. Princípios e procedimentos constitutivos das práticas sociais: discurso, subjetividade, formações discursivas, processos identitários, relações de poder, cultura e ideologia. Leitura e escrita como práticas sociais: implicações para o ensino de língua. Gêneros textuais/discursivos e ação social: práticas e domínios institucionais. Proposições metodológicas para a elaboração de material didático destinado ao ensino-aprendizagem de língua.





04




60 h/a

Literatura infantil e juvenil

Ementa: Trajetória da Arte literária para crianças e adolescentes: meios e formas de comunicação autor/leitor/texto mediados pelo professor. Gêneros de base oral: a gestualidade e a performance na transmissão\leitura e na recepção da obra literária: impactos na trajetória da formação leitora. Afetividade e Literatura: inter-relações possíveis na abordagem aos gêneros lírico, narrativo e dramático na sala de aula do Ensino Fundamental. Múltiplas formas de releituras de obras clássicas (paródia, adaptação, transcriação, etc) e sua inserção na sala de aula. A literatura infantil e juvenil contemporânea e os níveis de leitura aplicáveis no Ensino Fundamental. A relação texto e ilustração na Literatura infantil e infantojuvenil. Técnicas e estratégias da criação literária para jovens leitores na atualidade (intertextualidade, metaficção, paródia, polifonia, etc.) e seus efeitos de sentido. Expressões literárias indígenas e afro-descentes no universo literário infantil e infantojuvenil brasileiro: temas e propostas estéticas. Proposições metodológicas para elaboração de material didático e de projetos para a leitura literária infantil e infantojuvenil na escola.








04







60 h/a

Leitura do texto literário

Ementa: Conceitos atuais de leitura aplicados à formação de leitores literários no Ensino Fundamental. A formação do leitor literário - passos essenciais no Ensino Fundamental: o gosto, o hábito e a fruição. As (re)interpretações de obras literárias e sua leitura em sala de aula. As relações obra/leitor/autor/contexto em leituras mediadas pelo professor do Ensino Fundamental. Leitura individual e leituras coletivas: os jogos simbólicos do texto literário. As estratégias e os recursos escriturais contemporâneos da literatura para jovens leitores. Proposições metodológicas para elaboração de material e de projetos voltados à leitura do texto literário na escola.






04





60 h/a

Práticas de análise linguística e ensino de aspectos fonológicos

Ementa: Fonologia e variação: aplicação prática. A oralidade. A escrita.


04


60 h/a

Práticas de análise linguística e ensino de aspectos gramaticais

Ementa: Abordagem de aspectos gramaticais (teóricos e descritivos) para além do tratamento tradicional. Fenômenos linguísticos relevantes na compreensão e na construção de estruturas nos planos macro e microtextual. Variação morfossintática do Português do Brasil: continuum fala-escrita.




04
     



60 h/a

Práticas de leitura e ensino

Ementa: Concepções e processos de leitura. Modelos de leitura e suas relações com o ensino. Didática da aula de leitura. A leitura em ambientes digitais. Concepções de leitura nos documentos oficiais (PCN, BNCC, etc). Objetivos e funcionalidade da leitura em sala de aula e fora dela. Análise de material didático de leitura. Elaboração de propostas didáticas para leitura no ensino fundamental. Projetos de intervenção vinculados ao ensino da leitura.




04



60 h/a

Práticas de produção textual e ensino

Ementa: Cultura, pensamento e escrita. Condições de produção de textos. Autoria na produção dialógica do texto escrito. Variabilidade didática no ensino de produção textual. Escrita colaborativa e processos de revisão e reescrita. Multiletramentos e práticas de produção textual em diferentes gêneros e suportes.



04



60 h/a

Práticas de oralidade e ensino

Ementa: (Re)conhecimento de aspectos constituivos do texto falado, considerando-se as interações sociais com vistas ao desenvolvimento da competência comunicativa / discursiva. Correlação fala-escrita, destacando-se seu continuum. Compreensão dos gêneros da oralidade, incluindo-se a mídia digital. Discussão da proposta da Base Nacional Comum Curricular quanto ao ensino da oralidade.




04



60 h/a

Tópicos em linguagem e ensino

Ementa: Aberta para atender as singularidades das unidades.


04

60 h/a
As disciplinas eletivas são comuns às duas linhas de pesquisa do Programa e os discentes poderão cursá-las independente da linha de vínculo. 

Endereço:

Unioeste/Campus Cascavel
Rua Universitária, 2069 - Jardim Universitário - Cascavel/PR CEP 85819-110