Logo Unioeste
bannerposgraduacao

Mestrado em Ciência da Computação

 

webinar PM
Convidamos a todos para o Webinar sobre Ferramentas para Mineração de Processos, que será realizado em parceria com o Iguassu-Valley.Cascavel no dia 06/05 (quinta-feira) às 8h. Uma primeira atividade sobre o tema foi realizada em Março e está disponível no canal do PPGComp em https://youtu.be/O-3sxh-WH6w

Data: 06/05 8h-9h

Link da sala: https://us02web.zoom.us/j/83385786740?pwd=SytIT0N6REc4dFpWZXFqUEdJWWcwZz09


Ferramentas para Mineração de Processos

Por:  Thais Rodrigues Neubauer (EACH-USP)

Resumo: Mesmo sendo uma área do conhecimento recentemente estabelecida, a Mineração de Processos já vêm mostrando seu valor com as aplicações realizadas em empresas nos mais diversos setores. Permitindo a melhoria da compreensão dos processos de negócio por meio da extração de conhecimento de logs de eventos, a área possibilita uma gestão de processos organizacionais mais eficiente. Nessa palestra, vamos falar sobre ferramentas disponíveis para apoiar aplicação da Mineração de Processos em várias de suas etapas e tarefas, desde a descoberta do modelo realmente executado na organização, criado a partir dos dados relacionados a eventos, até a análise de conformidade e a identificação e execução de melhorias no processo analisado. Para isso, trabalharemos com demonstrações de utilização de duas das principais ferramentas comerciais atualmente disponíveis: a Apromore e o EMS (Execution Management Center) da Celonis.

Short bio: Thais Rodrigues Neubauer é atualmente doutoranda em Sistemas de Informação do PPgSI da EACH-USP e membro do grupo de Mineração de Processos da Universidade de São Paulo. É profissional certificada Celonis (Analyst e Data Engineer), possui mestrado em Sistemas de Informação com ênfase em Inteligência de Sistemas pela Universidade de São Paulo (2020) e bacharelado em Sistemas de Informação pela mesma universidade (2017). Foi professora de Inteligência Artificial na Faculdade de Informática e Administração Paulista (2020-2021), trabalhou como engenheira de dados no bureau de crédito Serasa Experian (2017-2018) e atuou como cientista de dados na  empresa The Next Web (2015-2016). Seus interesses principais são inteligência computacional, mineração de dados e aprendizado de máquina aplicado à mineração de texto e à mineração de processos.

--

ease21

Os professores e alunos da disciplina de Engenharia de Requisitos do PPGComp tiveram uma publicação aceita na trilha principal do International Conference on Evaluation and Assessment in Software Engineering (EASE 2021), que tem Qualis B1 (A3 no provisório). O evento recebeu 85 submissões e aceitou 23 para publicação (27%).

O trabalho intitulado "Modernizing Legacy Systems with Microservices: A Roadmap" foi realizado pelos alunos Daniele Wolfart, Diogo C. P. Domingos, Ederson Schmeing, Guilherme Villaca e Diogo do N. Paza, com orientação dos professores Ivonei F. da Silva e Wesley K. G. Assunção.

O artigo trata dos resultados de um mapeamento sistemático para realizar a migração de sistemas de software monolíticos para sistemas em nuvem baseados em microsserviços.

O EASE 2021 será realizado online nos dias 21 a 23 de junho. A inscrição para ouvintes é gratuita e pode ser realizada até 16/junho no site do evento.

Inscrições para Aluno Regular 2021

AlunoRegular2021

Lembrando que o Mestrado está com inscrições abertas para alunos regulares até 30/06/2021, com início das aulas em 26/07. O curso é gratuito e as aulas serão remotas enquanto durar a Pandemia.

Mais informações em Editais.

AlunoRegular2021
O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Unioeste, Cascavel-PR, está com edital de inscrições para alunos regulares de mestrado aberto até 30/06/2021.

São dois editais:
  • Edital 013/2021 - Alunos regulares com projetos independentes
  • Edital 014/2021 - Alunos regulares bolsistas com projetos definidos pelas empresas parcerias.

Mais informações em Editais.
Dúvidas sobre o Mestrado, visite as Perguntas Frequentes.

Início das aulas: 26/07.

1615303154020
Convite

Dia 15 de março daremos início às atividades letivas do PPGComp. Para marcar a data, receberemos a Dra. Sarajane Marques Peres, professora e pesquisadora da Universidade de São Paulo.

Título: O que é, e para que serve, a mineração de processos.

Quando: 15/03 19h

Onde: https://conferenciaweb.rnp.br/events/seminario-ppgcomp

Resumo: Mineração de processos é uma área de conhecimento recente que tem eficientemente apoiado organizações a se tornarem mais eficientes na gestão de seus processos de negócio. Pressupondo que a organização possui dados referentes às operações executadas em seus sistemas de informação, a mineração de processos permite descobrir, de forma automática, conhecimento relevante sobre a lógica dos processos, fazer análise de conformidade e descobrir pontos de fragilidade para os quais melhorias podem ser sugeridas. É uma área que facilita o trabalho dos gestores de processos de negócio, propicia eficácia na tomada de decisão e nos movimentos estratégicos da organização, e permite que essas organizações se posicionem melhor diante dos ambientes de constantes mudanças e desafios nos quais elas estão inseridas. Nessa palestra nós vamos discutir detalhes sobre os dados que estão envolvidos nos problemas de mineração de processos, quais são os principais tipos de tarefas que essa área se propõe a tratar, que ferramentas já existem para suportar a automação dessas tarefas e, por fim, conversar um pouco sobre como essa área está se desenvolvendo no Brasil, tanto na academia quanto na indústria.

Shortbio: Sarajane Marques Peres possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (1996), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Possui livre docência em Aprendizado de Máquina e Inteligência Computacional pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora-pesquisadora associada, em regime de dedicação exclusiva, da Universidade de São Paulo, com credenciamento pleno no Programa de Pós Graduação em Sistemas de Informação da USP. É membro do quadro de pesquisadores do C4AI - Center for Artificial Intelligence (USP/IBM/Fapesp) e do AI2 - Advanced Institute for Artificial Intelligence. Durante agosto de 2018 a dezembro de 2018 atuou como pesquisadora na Vrije Universiteit Amsterdam, nos Países Baixos, e durante janeiro de 2019 a junho de 2019 atuou como pesquisadora na Utrecht University, Países Baixos. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Computacional. Atualmente está pesquisando na área de Reconhecimento de Padrões aplicado a Análise de Gestos, Mineração de Textos e Mineração de Processos, e na área de interação homem-máquina usando robôs sociais. É autora do livro didático: Introdução à Mineração de Dados: com aplicações em R, publicado como parte da Série Elsevier - SBC. Foi tutora do grupo PET-Sistemas de Informação (Programa PET - Sesu/MEC) de 2010 a 2018.

PPGComp aluno especial2021 1
Estão abertas as inscrições para alunos especiais (não regulares) para as disciplinas do primeiro semestre de 2021 do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Unioeste, campus de Cascavel.

Alunos especiais são aqueles que têm matrícula autorizada em disciplinas isoladas, sem direito à obtenção do grau de mestre. Os créditos obtidos podem ser aproveitados futuramente.
 
As inscrições vão até o dia 03 de março. As aulas terão início no dia 15 de março.

Em caráter excepcional e enquanto durar a pandemia da COVID-19, as aulas serão ofertadas na modalidade remota síncrona (o aluno deve assistir às aulas no horário preestabelecido).

As disciplinas ofertadas são:
  • Análise de Dados - 60h
  • Engenharia de Requisitos - 60h
  • Arquitetura de Computadores - 60h
  • Metodologia Científica - 60h
  • Estruturas de Dados e Análise de Algoritmos - 60h

Os planos de ensino estão disponíveis aqui!
Visite o Edital 005 no nosso site www.inf.unioeste.br/pos para saber mais detalhes!
PPGComp

Endereço:

Unioeste/Campus de Cascavel
Rua Universitária, 2069 - Bloco B (Prédio velho) - Bairro Universitário - 85819-110 - Cascavel - PR