Logo Unioeste
bannerposgraduacao

Mestrado em Ciência da Computação

Dinter1

O Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGInf) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) ofertará uma turma de doutorado em cooperação (Dinter) com o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Unioeste-Cascavel (PPGcomp).

O PPGInf é oferecido pelo Departamento de Informática da UFPR e recebeu o conceito 6 na sua última avaliação pela CAPES. Oferece o curso de mestrado desde 1996 e de doutorado desde 2009, totalizando mais de 570 mestres e 110 doutores.

O PPGComp foi criado em 2019 e já formou mais de 30 mestres, sendo o único programa de pós-graduação stricto sensu em Computação da região oeste do Paraná.

O edital com as informações para inscrição e seleção será divulgado em breve.

INTERNACIONAL

O prof. Dr. Alexandre Gomes de Siqueira, da Universidade da Flórica, estará na Unioeste-Cascavel no dia 10/junho/2024 e nos oferecerá uma palestra no miniauditório 2 do campus.

Título: Virtual Reality as an empathy machine: the power of storytelling and accelerated futures (Realidade Virtual como uma máquina de empatia: o poder da narrativa e futuros acelerados)

Data: 10/06/2024 13h30

Local: miniauditório 2, campus da Unioeste-Cascavel

O evento é uma promoção do PPGComp (Cascavel) e do PPGTS (Foz do Iguaçu).

Os participantes terão direito a declaração com carga-horária de 2h como atividade extracurricular.

Biografia:
Alexandre G. de Siqueira, Ph.D., é Professor Assistente no Departamento de Ciência da Computação e Engenharia da Informação da Universidade da Flórida. Sua pesquisa foca na computação centrada no ser humano e na interação homem-computador. Isso inclui a investigação da interseção entre interfaces tangíveis de usuário, multitouch, realidade aumentada e virtual, além do estudo de espaços sociais virtuais 3D para ambientes de aprendizado aprimorados. Ele também se interessa pelo movimento maker e como a prototipagem digital rápida pode ser democratizada. O Dr. Siqueira já colaborou com equipes multidisciplinares de músicos, cientistas da comunicação, psicólogos e médicos, tanto na academia quanto na indústria.

Anteriormente, o Dr. Siqueira trabalhou na Accenture por mais de dez anos como desenvolvedor, líder de equipe, gerente e consultor em diversas indústrias, como eletricidade, petróleo e gás. Ele possui um MBA pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, Brasil, e um Ph.D. em Computação Centrada no Ser Humano pela Clemson University.

Áreas de Pesquisa:
- Educação em Ciência da Computação
- Saúde Digital
- Tecnologias Educacionais
- Computação Centrada no Ser Humano
- Interação Humano-Computador para Saúde
- Computação Pervasiva e Móvel

Educação:
- Bacharelado em Ciência da Computação, Universidade de São Paulo, 2005
- MBA, Fundação Getúlio Vargas, 2009
- Ph.D. em Computação Centrada no Ser Humano, Clemson University, 2019

Interesses de Pesquisa:
- Computação Centrada no Ser Humano
- Realidade Virtual e Aumentada
- Interação Tangível
- Educação em Ciência da Computação
- Colaboração Assimétrica

visita

Os cursos de Graduação e Pós-Graduação da Unioeste-Cascavel receberam no dia 28 de maio de 2024 a visita dos representantes da Facultad de Ciencias y Tecnología (FACITEC) da Universidad Nacional del Canindeyú (UNICAN).

Em outubro de 2023, o Prof. Guilherme Galante participou da semana acadêmica ministrando uma palestra na unidade da UNICAN em Salto del Guairá (Paraguai).

Além das instalações dos cursos, o grupo também aproveitou a visita para conhecer outros espaços da Unioeste, como a Secretaria Acadêmica e Agência de Inovação (Ageuni).

O objetivo da cooperação é estabelecer parcerias de ensino, pesquisa e extensão entre os cursos de tecnologia das duas instituições.

MAI 2024
A UNIOESTE-PRPPG lançou o edital 008/20024 do MAI/DAI do CNPq, para que os docentes, por meio do PPG, encaminhem propostas de Mestrado, Doutorado ou Pos-doutorado, em projetos desenvolvidos com Empresas Parceiras e que tenham obrigatoriamente inovação no que será desenvolvido pelo discente na Empresa.

Segue o Edital 008/2004 abaixo.

O CNPq patrocina as bolsas dos alunos (graduação e pós-graduação) e a empresa oferece uma contrapartida financeira ou econômica para auxiliar o desenvolvimento dos projetos (equipamentos, materiais, etc.).

Empresas interessadas em desenvolver projetos na área da Computação podem nos contactar para mais informações.

Endereço:

Unioeste/Campus de Cascavel
Rua Universitária, 2069 - Bloco B (Prédio velho) - Bairro Universitário - 85819-110 - Cascavel - PR