Logo Unioeste
bannerposgraduacao

Mestrado em Economia

 

Apresentação

O Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE/Campus de Toledo oferece o Programa de Pós-Graduação em Economia (PGE).

O candidato interessado deverá ser graduado (para o mestrado) em cursos superiores de duração plena das áreas afins ao PGE.

O Programa de Pós-Graduação em Economia pretende criar no estudante uma sólida formação, voltada para as aplicações em estudos econômicos e de problemas do desenvolvimento socioeconômico. Pretende-se o pluralismo metodológico, isto é, transferir ao participante uma preparação equilibrada em métodos quantitativos e interpretativos dos problemas econômicos e sociais.

As habilidades a serem desenvolvidas visam permitir tanto a análise de dados e informações relacionadas a problemas de desenvolvimento econômico e social levando em conta o impacto das políticas macroeconômicas e setoriais sobre a economia nacional.

O Curso de Mestrado tem regime semestral com duração 27 meses, prorrogável por mais 03 meses, período em que o aluno deve cumprir no mínimo 50 créditos distribuídos da seguinte forma: 30 créditos em disciplinas e 20 créditos em dissertação, correspondendo 450 e 300 horas, respectivamente.

Histórico do Programa


A proposta de Programa de Pós-Graduação em Economia – mestrado – (PGE), ora submetida à CAPES, era parte desse processo de expansão e consolidação da instituição na região. A Unioeste está integrada aos processos econômicos e sociais nas regiões de abrangência da Universidade e seu entorno, Oeste e Sudoeste do Paraná. A região Oeste, até recentemente (década de 1980), era considerada fronteira agrícola, aliás, por muitos estudiosos alçada à categoria de última fronteira na produção agropecuária do Sul do país. Em função das rápidas transformações econômicas e sociais, atualmente a região é vista como fronteira agroindustrial em razão da instalação de várias plantas industriais no ramo de abate e processamento de aves e suínos, no entanto, avança para ser uma fronteira produtiva, por meio do aumento da diversificação produtiva.
A primeira proposta foi submetida em 2012 a CAPES (Proposta APCN: 8508) e aprovada no Comitê de Área com Conceito 3. A primeira turma iniciou em 2014.

Assistente do Programa

Luci Barbieri Silva 

Coordenadores

Dr. Jefferson Andronio Ramundo Staduto (2014-2018)
Dr. Flávio Braga de Almeida Gabriel (2018-2020)

Endereço:

Unioeste /Campus de Toledo/PGE
Endereço: Rua da Faculdade, 645, Jardim Santa Maria, Cep: 85903-000