Logo Unioeste
bannerposgraduacao

Mestrado em Ciências Ambientais

 

LABORATÓRIOS
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais contará com a infraestrutura física dos laboratórios de pesquisa e ensino dos cursos do Campus de Toledo, de Marechal Candido Rondon e de Cascavel por se tratar de um mestrado que reúne docentes de vários cursos de graduação.
O curso tem estrutura com salas de aula, sala de coordenação do curso com secretaria, salas para informática, salas de gabinetes para professores, laboratórios e outras áreas de pesquisa para o curso.
Estão disponíveis os laboratórios dos grupos de pesquisa:

UNIOESTE | Campus Toledo
Grupo GERPEL:
Laboratório de Ictiologia I, com 66 m², capacidade para oito pesquisadores;
Laboratório de Limnologia, com 76,6 m², capacidade para oito pesquisadores;
Laboratório de ovos e larvas de peixes, com 38,43 m², capacidade para cinco pesquisadores;
Laboratório de fitoplancton e Zooplancton, com 38,43 m² e capacidade para cinco pesquisadores;
Laboratório de Zoobentos, com 30,82 m², com capacidade para quatro pesquisadores;
Laboratório de alimentação, com 30,82 m² e capacidade para quatro pesquisadores e
Laboratório de Ecotoxicologia, com 30 m² e capacidade para quatro pesquisadores,
Incluem-se também salas de professores, sala de reuniões, sala de aula e garagem com depósito.

Laboratório de Análise Instrumental, com 72m²;
Laboratório do Grupo GIPEFEA, com 82 m²;
Laboratório de Compostos Orgânicos, com 72 m²;

OUTROS ESPAÇOS

Também estão à disposição dos pesquisadores, mediante convênio formalizado, os laboratórios da Funtec (Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico de Toledo), com área de 375 m2, distante 10 km do Campus de Toledo; o Instituto de Pesquisas em Aquicultura Ambiental (InPAA), com área de 40.000 m2 e 9.000 m2 de área construída, com 33 viveiros de 200 m2; 01 viveiro com 1.000 m2; 03 viveiros com 800 m2, 40 tanques com 12 m2, 16 tanques com 16 m2, oito incubadoras de ovos e larvas de peixes, nove caixas de água para larvicultura de peixes, um laboratório de Ecotecnologia e Biomanipulação, um laboratório de Carcinicultura de Água Doce, um laboratório de Tecnologia de Reprodução Aplicada aos animais aquáticos cultiváveis, incluindo cinco salas para docentes e discentes; uma sala para aulas, laboratório de informática com 15 computadores e laboratório para aulas práticas.

Laboratório de Química Ambiental e Instrumental, com 150 m², localizado no campus de Marechal Cândido Rondon (distante 40 km).

Laboratório de Geotecnia, no Campus de Cascavel; e a Sala de Estudos e Informações em Políticas Ambientais e Sustentabilidade, com 50 m², ligado ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas Ambientais e Sustentabilidade - Geppas, e as dependências do Campus de Rondon, no qual fazem parte alguns professores.

O Programa conta com acesso a sala de video conferência, a mini auditório com 100 lugares e um auditório com 25 lugares, no Campus de Toledo, além de outros nos Campus de Cascavel e Marechal Candido Rondon. Acesso a equipamentos de áudio visual (datashow, notebooks, gravadores, máquinas fotográficas, entre outros). Todos os docentes do Programa tem gabinete próprio para atendimento aos alunos e desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa.

Endereço:

Unioeste/Toledo/PPGCA
Rua da Faculdade, 645 - Jardim Santa Maria - Caixa postal 520 - CEP: 885903-010- Toledo PR - Brasil