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Mestrado em Educação - Francisco Beltrão

 

GRUPOS DE PESQUISA VINCULADOS AO PPGEFB:

Grupo de Estudos Etno-Cultural: 

O Grupo de Estudos Etno-culturais tem por objeto de pesquisa temas concernentes a fenômemos culturais, étnicos, raciais e linguísticos. Os projetos de pesquisa em andamento ocupam-se com: a questão indígena no imaginário e nas práticas pedagógicas; práticas pedagógicas em comunidades remanescentes de quilombos; cultura organizacional; formação de professores e questões étnicas. Nesse sentido o grupo de visa compartilhar e sistematizar conhecimentos teóricos e práticos decorrentes de problematizações e conceitos relacionados às perspectivas de análise dos temas investigados.

Possui atualmente um espaço físico de 15 metros quadrados, contendo os seguintes equipamentos: 2 armários, câmera fotográfica digital, 5 computadores de mesa, 1 notebook, 1 Impressora HP 3550, 2 gravadores de áudio, 1 projetor multimídia, aparelho de DVD, condicionador de ar split 9000 btus, 1 editor de vídeo marca avid, 2 filmadoras, , 1 tripé para câmera ou iluminação, 5 mesas para teclado, 2 escrivaninhas, 9 cadeiras estofadas e 1 mesa grande. O espaço é utilizado pelos pesquisadores do grupo e por estudantes colaboradores e bolsistas de pesquisa ou extensão. No espaço são realizadas atividades de pesquisa, estudos, pedagógicas e administrativas. O laboratório possui um acervo bibliográfico de aproximadamente 196 títulos, catalogados, que são disponibilizados para consulta, mediante um controle em fichas para preenchimento. A infraestrutura é disponibilizada para o Programa de Pós-graduação em Educação. projetos associado Núcleo Maria da Penha-  NUMAPE e Tecendo a cidadania: geração de renda e combate à exclusão social. Equipamentos: uma máquina overlock, uma máquina de costura interlock, uma máquina galoneira, uma máquina de bordar, uma máquina de costura reta, um ar condicionado split, 7 cadeiras, uma máquina de corte e materiais de armarinho e tecidos.

Grupo de Pesquisa e Estudos em História Sociedade e Educação no Oeste do Paraná – HISTEDOPR:

É o GT local do HISTEDBR Nacional. O HISTEDOPR é um grupo multicampi agregando docentes e discentes dos campis de Cascavel, Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu, tendo docentes inseridos nos programas de mestrado em educação de Cascavel e Francisco Beltrão e no programa de mestrado em Ensino de Foz do Iguaçu. Em Cascavel, o grupo está vinculado ao Centro de Educação, Comunicação e Artes, em Francisco Beltrão ao Centro de Ciências Humanas e em Foz do Iguaçu ao Centro de Educação, Letras e Saúde, da UNIOESTE.

Em cada campus, o grupo dispõe de um espaço físico com alguns equipamentos. No campus de Francisco Beltrão temos: 1 arquivo, 1 armários, 1 mesa, 10 cadeiras, 1 computador de mesa, 1 notebook, 1 multimídia, gravador digital, HD externo, câmera digital, tablet. A sala é utilizada pelos alunos do mestrado em educação e de iniciação científica, para estudos, pesquisas e reuniões do grupo.

Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Ensino, Aprendizagem e Teoria Histórico-Cutural – GEPEAThc - UNIOESTE:

Compreender, por meio de estudos e pesquisas, os processos de ensino e de aprendizagem a partir dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. ESPECÍFICOS: - Estudar os pressupostos metodológicos da Teoria Histórico-Cultural - Identificar os elementos fundantes da atividade pedagógica Desenvolvimental; - Propor atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão junto à comunidade acadêmica e escolar; - Estudar as obras dos principais autores da THC e seus colaboradores;

Grupo de Pesquisa Educação Superior, formação e trabalho docente – GESFORT:

Pesquisa a organização do trabalho pedagógico da Universidade e as implicações para formação e trabalho docente. Investiga a docência na educação superior no contexto da expansão deste nível de ensino: a formação para docência; a necessidade de formação continuada; a atuação docente no processo de ensino e aprendizagem. Desenvolve pesquisas direcionadas aos processos formativos que envolvem à formação e o trabalho dos professores,a partir da dimensão político-histórico-social, os desdobramentos das reformas curriculares para a formação e trabalho docente nas diversas etapas e modalidades da Educação Básica e na Educação Superior. Analisa os sistemas de Educação Superior e suas transformações, assim como suas políticas de ciência e tecnologia, na perspectiva de seu desenvolvimento institucional e suas interrelações com a política da Educação Básica. Pesquisa políticas de formação na universidade e reflexões teórico-práticas sobre ações educativas.

Sociedade, Trabalho e Educação – UNIOESTE:

Leituras de estudo e aprofundamento teórico-metodológico das obras de Karl Marx e F. Engels. Desde 2006, leitura da obra O Capital. Pesquisa sobre o método dialético e o ensino do concreto – uma contribuição a pedagogia marxista. Pesquisa sobre politica educacional no contexto do desenvolvimento do capital – Papel do Estado na legislação do ensino fundamental; Realização em 20 de novembro de 2007 na Unioeste – Francisco Beltrão, do evento “90 anos da Revolução Russa – A Revolução Russa e o socialismo no século XX: os desafios da construção de uma nova sociedade”. Debatedores: A.F. Bertok, Armen Mamigonian, Elias Jabbour, Fernando Sampaio. No ano de 2009 retomou-se os estudos sobre o método do materialismo histórico.

Grupo de Pesquisa Pós-modernidade, Sociologia, Direito e Educação:

O grupo de Pesquisa Pós-modernidade, Sociologia, Direito e Educação tem por objetivo desenvolver pesquisas/estudos sobre fatos sociais contemporâneos, tendo como pano de fundo o olhar acerca da sociedade pós-moderna, com suas característi-cas. Características, estas, que foram, em grande medida, elencadas/apontadas por autores da escola Pós-estruturalista tais como Michel Foucault, Giles Deleuze, Zigmunt Bauman, Michel Maffesoli, Giles Lipovetski (que usa os termos hipermodernidade, sociedade pós-moralista) para caracterizar as sociedades contemporâneas. Mas também por autores como Anthony Giddens (que usa o termo modernidade tardia, para caracterizar as ambivalências das sociedades contemporâneas). Autores como Alain Touraine também contribuem para a leitura das sociedades contemporâneas. Por meio de apontamentos que se voltam para a necessidade de se mudar o paradigma interpretativo dominante, advindo, segundo Touraine, do Marxismo, do Positivismo e dos Funcionalismos.

Grupo de pesquisa Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas - GP- RETLEE:

O Grupo realiza pesquisas nas diferentes áreas do conhecimento. As pesquisas são nas linhas: na formação de professores e no ensino;Currículo; cultura e ensino dos conteúdos escolares e Educação do Campo, Sociedade e Movimentos Sociais. Os pesquisadores desenvolvem estudos sobre os processos de formação continuada de professores e sobre as políticas públicas de educação. Como referência na socialização e sistematização dos resultados de pesquisa possuem vários livros editados que tratam das experiências educativas desenvolvidas em diferentes áreas do conhecimento e nos espaços sociais. Realiza eventos científicos periódicos com destaque para o Seminário Nacional Interdisciplinar em Experiências Educativas (SENIEE), o 1º foi realizado em 2005; o 2º em 2007, o 3º em maio de 2009 e o 4ºSENIEE em abril de 2012. O V SENIEE ocorreu de 20 até 23 de maio de 2015.Nesses eventos reuniu pesquisadores e professores de vários estados do país.

Grupo de pesquisa Laboratório e Grupo de Pesquisa Educação e Sexualidade – LABGEDUS:

O LABGEDUS (Laboratório e Grupo de Pesquisa Educação e Sexualidade), é um grupo de pesquisas e estudos interdisciplinares, composto por professores efetivos e colaboradores e acadêmicos da graduação e pós-graduação das áreas de Ciências Humanas e Ciências da Saúde. Foi criado em 2003 por afinidade teórica e empírica de professores do Curso de Pedagogia, Campus Francisco Beltrão e ampliado para a área da Saúde, com a implantação do curso de Medicina no mesmo campus, em 2013. Por conta da qualificação dos seus membros, o LABGEDUS tem interesse de investigação e aprofundamento conceitual para as questões da sexualidade, infância, adolescência, violências, educação em saúde, estudos de gênero e formação de professores.

Grupo de Pesquisa e Estudos em Formação Humana, Educação e Movimentos Sociais Populares:
Grupo de Pesquisa e Estudos em Formação Humana, Educação e Movimentos Sociais Populares, criado em 2016, pretende ampliar a presença dos Movimentos Sociais Populares no espaço universitário, assim como desenvolver pesquisas que aprofundem as questões que envolvem estes sujeitos coletivos, sua ações de formação e educação. Além disso, coloca-se a pesquisar relações sociais que envolvem a prática social dos Movimentos Sociais Populares e a Educação, a Educação do Campo, as políticas públicas de educação com especificidade para escolas públicas do campo, a formação de professores nesses âmbitos, a produção de referenciais e práticas político-pedagógicas das escolas públicas do campo e as relações desses contextos com os espaços, territórios, sujeitos e organizações sociais onde se situam estas escolas. O grupo trabalha articulado à extensão em duas frentes: formação continuada de professores e escolas públicas do campo em suas diversas articulações como o enfrentamento ao fechamento destas escolas por meio de seu fortalecimento, a agroecologia e o trabalho das unidades de produção onde vivem as famílias dos estudantes, a modalidade da educação básica do campo, a gestão e a avaliação a que estão submetidas estas escolas e a falta de acesso aos bens produzidos pela humanidade, principalmente, neste contexto de pandemia, o acesso à de internet.

Possui atualmente 1 Mesa de trabalho, 1 Computador, 2 Mesinhas para computador, 6 Cadeiras, 4 Prateleira para material e Ramal telefônico.

Endereço:

Unioeste/Campus de F. Beltrão
SALA 102 B - BLOCO I - RUA MARINGÁ - Nº 1200 - BAIRRO VILA NOVA - FRANCISCO BELTRÃO/PR - CEP: 85605010 - Francisco Beltrão - PR