Objetivo
Avaliar o desempenho do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Energia na Agricultura de acordo com as dimensões programa, formação, impacto na sociedade e conhecer suas potencialidades, fragilidades e alternativas.
Processos e procedimentos da autoavaliação
Neste item estão descritas as técnicas, procedimentos, processos, instrumentos, forma de análise, coleta de dados, frequência de coleta de dados e cronograma do processo de autoavaliação do PPGEA.
O PPGEA instituiu uma comissão de Autoavaliação, composta por um representante docente, um discente, um egresso, um agente técnico e um representante externo:
I – Representantes docentes: Alfredo Petrauski, Carlos Eduardo Camargo Nogueira, Deonir Secco e Samuel Nelson Melegari de Souza;
II – Representante discente: Eric Valero Carvalho da Silva;
III – Representante discente egresso: Doglas Bassegio;
IV – Representante de agentes técnicos: Vanderléia Luzia Stockmann Schmidt;
V – Representantes de membros externos: Edson Antonio da Silva e Luciene Kazue Tokura.
A autoavaliação do PPGEA é feita uma vez ao ano, onde os alunos, docentes e técnicos do programa deverão responder os questionários. Envolverá um diagnóstico do Programa e as respostas ajudarão a verificar se as metas estabelecidas no planejamento estratégico do programa estão sendo ou foram alcançadas, resultando em tomadas de decisão.
A autoavaliação é realizada por meio de questionários, disponibilizados na página do PPGEA, a serem respondidos pelos alunos regularmente matriculados, docentes permanentes e colaboradores, técnicos vinculados ao Programa.
Por meio de reuniões é realizada uma avaliação qualitativa com a participação da comissão de avaliação, docentes permanentes e colaboradores.
Os questionários de avaliação foram elaborados após reuniões da comissão de autoavaliação do PPGEA.
A seguir são descritas as dimensões que serão avaliadas no decorrer da autoavaliação as quais correspondem ao programa, a formação e impacto na sociedade, por meio de formulários eletrônicos.
As dimensões de avaliação são as mesmas que compõem a ficha atual de avaliação da CAPES para programas de pós-graduação.
Na área de Ciências Agrária I, onde o PPGEA é avaliado, a autoavaliação deve apresentar obrigatoriamente na sua estrutura de análise: (a) o monitoramento da evolução do Programa, (b) os processos de formação dos discentes, (c) a produção do conhecimento científico da forma de dissertação, tese, artigos (d) a geração de produtos técnicos e tecnológicos, (e) a transferência e impacto de seus produtos e processos na sociedade, (f) as ações de internacionalização e/ou inserção social.
1. Dimensão Programa
Neste item é avaliado qualitativamente e quantitativamente a evolução do programa: a matriz curricular contendo as disciplinas e sua organização, conteúdo curricular, atualização das linhas de pesquisa, projetos em andamento, infraestrutura, perfil do corpo docente; pontos fortes, fragilidades e pontos fracos.
2. Dimensão de Formação
-Neste item são avaliados a qualidade dos recursos humanos formados por meio de envolvimento do corpo docente, produção cientifica, atividades de pesquisa, qualidade das dissertações e teses.
-Trajetória dos egressos, alinhamento com o mercado de trabalho da área de atuação, inserção em instituições do ensino superior, na pós-graduação, pesquisa, inserção no mercado de trabalho.
3. Dimensão Impacto na Sociedade
Neste item são avaliados o impacto da produção intelectual, impacto econômico e social, popularização do conhecimento científico (apresentação de trabalhos em eventos científicos, feiras, projetos), parceria com empresas, internacionalização, inserção (local, regional e nacional) e visibilidade.
4. Dimensões palavra dos docentes, discentes, técnico (s) e egressos
Questões que são respondidas pelos atores envolvidos no programa, as quais tem como objetivo fazer um diagnóstico qualitativo do programa, ou seja, o olhar de docentes, discentes e técnicos com relação ao programa.
5.Instrumento de Coleta de Dados
Após o diagnóstico, leitura dos documentos e discussão com o grupo foram elaborados os instrumentos de avaliação, na forma de formulários:
-Com questões sobre dimensão programa, dimensão formação, dimensão impacto na sociedade, a serem respondidos pela coordenação e comissão de autoavaliação do programa.
-Com questões sobre o programa a serem respondidas pelos docentes, discentes, técnicos e egressos.
6. Análise dos dados
Os dados qualitativos e quantitativos são tabulados pela comissão de autoavaliação e disponibilizados os resultados na página do programa para livre acesso dos alunos e comunidade.
Os critérios adotados para avaliação dos resultados será o percentual de respostas positivas ou negativas para cada questão aplicada correspondente a cada dimensão.
7. Resultados da autoavaliação
Ao finalizar a coleta, os dados deverão ser tabulados para geração do diagnóstico da autoavaliação do programa, onde constam os PONTOS FRACOS, PONTOS FORTES/POTENCIALIDADES, AÇOES DE MELHORIA e METAS FUTURAS, as quais devem nortear o Planejamento Estratégico do Programa (PEP) e ações da Pró Reitoria de Pós-graduação da UNIOESTE.
Ao final de cada processo de autoavaliação o programa elabora um relatório e disponibiliza o mesmo na página do programa e envia para a PRPPG-UNIOESTE para nortear o seu Planejamento Estratégico da Pós-Graduação (PEPG) e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
A autoavaliação promove uma cultura de ver o programa pelo olhar dos envolvidos facilitando a tomada de decisão por parte da coordenação do programa e dos gestores da instituição. O monitoramento dos resultados se dará pela resolutividade das ameaças e das fragilidades apontadas, bem como pelo acesso e conhecimento das atividades desenvolvidas pelo corpo docente e discente.
8. Questionários de Autoavaliação:
Técnicos:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc31J33Cedtajq4ZN1joU9AbqW5UPn5RHI-RxUwolFrGYc6jg/viewform?usp=sf_link
9. Documentos anexados:
Resolução Nº 079-2020/CEPE - Autoavaliação da Unioeste
Procedimentos da autoavaliação e relatório da Comissão de Autoavaliação do PPPGEA - 2020