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Mestrado e Doutorado em Educação

 

Histórico do curso:

Criado em 2006, o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), nível Mestrado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, área de concentração Sociedade, Estado e Educação, teve sua primeira turma implementada no ano de 2007 em apenas uma Linha de Pesquisa: Educação, Políticas Sociais e Estado. Até 2020 já foram ofertadas 14 turmas, atendendo um total de 332 alunos, distribuídos a partir de 2013 em quatro linhas de Pesquisa: Educação, Políticas Sociais e Estado, História da Educação, Formação de Professores e Processos de Ensino e Aprendizagem e Ensino de Ciências e Matemática. Em 2020 fizeram parte do Programa 21 docentes permanentes e 1 colaborador. Em 2016, seguindo a politica de expansão da pós-graduação na UNIOESTE, foi aprovado na área de Ensino o Programa de Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática cuja primeira turma foi implementada em 2017. Nesta ocasião, cinco docentes do PPGE que compunham a linha de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática e que também compunham o novo curso em fase de implementação, optaram por permanecer como colaboradores na linha Ensino de Ciências e Matemática até a conclusão das orientações. Apenas dois docentes da linha de Ensino de Ciências e Matemática permaneceram no PPGE na categoria de permanentes. Diante desse fato, o Colegiado do PPGE aprovou a incorporação do docente Vilmar Malacarne, a partir do ano de 2018, na linha de Pesquisa Formação de Professores e Processos de Ensino e Aprendizagem e deliberou que não serão ofertadas vagas para o processo de seleção de alunos regulares para ingresso em 2018 nesta linha, que foi extinta em 2019, após a conclusão das dissertações. Em março de 2019 foi aprovada a proposta para a abertura do curso de Doutorado que havia sido submetida à CAPES em 2017. A partir da aprovação do curso de Doutorado a área de concentração do programa passa a ser “Educação”, deixando de ser “Sociedade, Estado e Educação”, como era em 2006, quando o programa foi criado. Durante o ano de 2019 foram feitos os trâmites institucionais para aprovação do regulamento e do Projeto Político-Pedagógico do curso de Doutorado e Mestrado em Educação. No segundo semestre do mesmo ano foi realizado o processo de seleção da primeira turma de Doutorado, que iniciou suas atividades em 2020, com 13 alunos regulares.

O PPGE está institucionalmente vinculado ao Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), setor que congrega no campo da Pós-Graduação, além do PPGE, o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) - Mestrado e Doutorado e o Mestrado Profissional em Letras PROFLETRAS. Na Graduação o CECA oferece as Licenciaturas em Letras e em Pedagogia (em dois turnos - D/N). No âmbito da administração superior, o PPGE articula-se à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, integrando o conjunto de 50 (cinquenta) Programas de Pós-Graduação, sendo 37 (trinta e ssete) Programas com curso de Mestrado (02 são mestrados profissionais) e 13 (treze) Programas com curso de doutorado. Desde 2012 o PPGE realiza ações, atividades e consecução de projetos em conjunto com o PPGL. Tal parceria possibilitou, além da aproximação entre as Linhas de Pesquisa comuns, a obtenção de financiamentos que possibilitaram o alcance de estruturas e equipamentos compartilhados. Estas ações igualmente aproximaram as pesquisas e viabilizaram a construção de propostas que tem como preocupação central a articulação com a Educação Básica. Em 2017 também foram realizadas atividades em parceria com o Programa de Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática. Em 2017 iniciamos as atividades da décima primeira turma. Até 13 de setembro de 2019 foram realizadas 314 (trezentas e quatorze) defesas de dissertação. A oferta de vagas no último quadriênio tendo em vista, responder a uma necessidade de qualificação dos setores educacionais da região Oeste e Sudoeste ficou assim constituída: para o ano de 2013 foram abertas 35 vagas para alunos regulares, para o ano de 2014 foram ofertadas 45 vagas, para 2015 foram ofertadas 52 vagas, para 2016 foram ofertadas 46 vagas. Em 2017 foram ofertadas 37 vagas e em 2018 foram ofertadas 41 vagas. Tal expansão decorre, dentre outros aspectos, da reorganização curricular mediante a consolidação das Linhas de Pesquisa, criadas a partir do segundo triênio, sendo: História da Educação; Formação de Professores e Processos de Ensino e de Aprendizagem, e a Linha de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática criada para os ingressantes a partir do ano letivo de 2013. Essas linhas abrangem em suas temáticas de pesquisa diferentes dimensões da área de concentração Sociedade, Estado e Educação. A constituição das Linhas de Pesquisa é resultado das reflexões e diálogos dos grupos de pesquisa e das pesquisas em andamento e concluídas pelos docentes. Observamos ao longo do ultimo quadriênio que discentes e docentes do nosso PPGE vem mantendo o empenho junto ao Programa, perseguindo o objetivo de ampliar e qualificar nossa produção, em particular a publicação de artigos em periódicos A1, A2 e B1.

Além disso, temos mantido o esforço de estreitar nossos contatos com Programas de Pós-Graduação nacionais e estrangeiros, o que pode ser evidenciado na descrição dos intercâmbios nacionais e internacionais. Tem sido mantida ainda a preocupação com a qualidade dos trabalhos produzidos pelos mestrandos. Um percurso de avaliação permanente, realizado em reuniões do Colegiado e das Linhas de Pesquisa, tem fortalecido o objetivo central do PPGE, que é o de possibilitar a formação de profissionais para a produção científica e para a docência no campo da Educação, capazes de produzir conhecimentos teórico-práticos acerca do fenômeno educativo em suas relações com a sociedade e com o Estado. Entendemos que a melhoria da qualidade da educação, em todos os níveis de ensino, exige um consistente processo de formação de profissionais. Nesse sentido, a oferta do Programa fundamenta as experiências pedagógicas, de diferentes campos do conhecimento, revelando a preocupação com os fenômenos educativos, tendo no horizonte o desenvolvimento e a produção das pesquisas na área de Educação. Além da própria oferta do curso de Mestrado, as temáticas estudadas pelos alunos e as pesquisas e publicações produzidas pelos professores igualmente se voltam a esta preocupação com a totalidade e complexidade do fenômeno educativo.

As ações desenvolvidas no âmbito do PPGE também encontram ressonância na formação permanente e na melhoria da Educação Básica por intermédio da participação de nossos docentes em programas como o PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional Paraná) e o PIBID, além da oferta de cursos e conferências para professores na região de abrangência da UNIOESTE. Cabe destacar a comprometida atuação dos grupos de pesquisa que compõem o Programa no que diz respeito a oferta de cursos e projetos de extensão aos docentes da Educação Básica de Cascavel e Região. Esses projetos serão descritos no item “inserção social”. É esta formação e contribuição social que o PPGE da UNIOESTE tem buscado tornar disponível para uma demanda potencial de mais de 30 mil professores da rede pública estadual e municipal de ensino e de 7 mil professores vinculados às redes particulares, para os cursos de pós-graduação stricto sensu. Reiteramos que, em âmbito institucional, o impacto gerado pelo Programa também é direto sobre as licenciaturas ofertadas pelos cursos da UNIOESTE nos seus diversos campi, sendo elas: Pedagogia, Letras, Matemática, Educação Física, Ciências Biológicas, Química, Enfermagem, Filosofia, História, Ciências Sociais e Geografia. A cada ano, em média, quatrocentos novos licenciados são formados, e como a Área de Educação abarca os diferentes egressos destas licenciaturas, o PPGE vem respondendo a esta demanda representativa por uma formação em nível de pós-graduação stricto sensu. Além do atendimento desta demanda, ressalta-se que a contribuição para a melhoria da qualidade da Educação Básica pode ainda ser constatada pelo fato de que nossos alunos, depois de formados permanecem em sua maioria na rede pública de ensino, seja na educação infantil, ensino fundamental, médio ou educação superior, bem como na rede privada de ensino. Alguns egressos ocupam cargos junto aos Núcleos Regionais de Ensino e Secretarias Municipais de Educação, bem como junto a redes de assistência social, instituições sociais, sindicais, militares e culturais das regiões oeste e sudoeste do Paraná.

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