Logo Unioeste

DISCIPLINAS OFERTADAS

 

OBRIGATÓRIAS:

Cenários estratégicos e competitivos

Carga Horária: 30h    Créditos: 2

Ementa: Pensamento estratégico. Estratégia de guerra. Estratégia corporativa. Diagnóstico estratégico. Estratégia competitiva. Planejamento estratégico. Estratégias de colaboração e associativismo. Redes de integração e competitividade. Alianças estratégicas. Dinâmica de mercado. Análise de forças competitivas. Formação de clusters e dinâmica das políticas públicas. Empreendimentos e competitividade. Lógica competitiva. Elementos qualitativos e tomada de decisão. Lógica fuzzy. Teoria dos jogos. Balanced Scorecard. Gestão de imagem e construção de valor dos intangíveis. Matrizes de avaliação e obtenção de variáveis críticas. Delphi. Simulação de cenários estratégicos e planos de ação. Reação dos players. Ferramentas de consultoria, diagnóstico e assessoria.

Estatística aplicada à administração com o uso de SPSS

Carga Horária: 15h    Créditos: 1

Ementa: Coleta e tabulação de dados. Tipos de variáveis e limitações de análise. Testes não paramétricos para amostras independentes. Testes paramétricos para amostras independentes e emparelhadas. Análise fatorial e métodos dos componentes principais. Escalonamento multidimensional. Modelos de regressão. Análise de agrupamentos.

Estratégia e tomada de decisão

Carga Horária: 30h    Créditos: 2

Ementa: Pensamento e pesquisas em tomada de decisão estratégia. Principais referências e abordagens que influenciam o campo organizacional e gerencial. Dinâmica ambiental e organizacional. Processos e modelos de decisão estratégica. Comportamento e racionalidade. Composição, diversidade e contexto social na gestão dos negócios.

Estudos de viabilidade em projetos ambientais

Carga Horária: 30h    Créditos: 2

Ementa: Os produtos ecológicos. O valor dos consumidores. custos ambientais nas organizações. Técnicas de elaboração de análise de investimentos. Métodos de valoração ambiental. Métodos para suporte à decisão. Conduta ética em consultoria e assessoria de projetos sustentáveis.

Gestão ambiental e organizacional

Carga Horária: 30h    Créditos: 2

Conceitos e práticas de gestão ambiental. As Questões Ambientais como Estratégias Organizacionais. Gestão Ambiental e Vantagem Competitiva. Percepção do Consumidor. O Consumidor Ecologicamente Correto. Logística reversa. Análise do Ciclo de Vida (ACV). Gestão Ambiental e a ISO 14000. Política ambiental e rotulagem ambiental. Protocolos ambientais e seu impacto nas organizações.

Gestão de projetos

Carga Horária: 15h    Créditos: 1

Ementa: Elaboração de proposta e execução de projetos que visem contribuir com a competitividade e sustentabilidade da comunidade local e/ou regional na área de atuação do Programa de Mestrado Profissional em Administração.

Métodos qualitativos de pesquisa

Carga Horária: 30h    Créditos: 2

Ementa: Fundamentos de pesquisa qualitativa. Diferentes abordagens existentes e técnicas de pesquisa qualitativa: estudo de caso (único, comparativo e múltiplos). Grupos focais. Análise de conteúdo. Análise da narrativa e do discurso. Mapas cognitivos. Pesquisa ação. Grounded Theory Research e uso texto, imagens e sons. Desenvolvimento de habilidades para a utilização das técnicas de coleta (entrevistas) e de análise de dados qualitativos, incluindo triangulação de coleta de dados (observação, pesquisa documental e entrevistas). Aplicação de técnicas qualitativas por meio do uso do software Atlas.ti.

Métodos quantitativos de pesquisa

Carga Horária: 30h    Créditos: 2

Ementa: Análise exploratória de dados; amostragem; estimação; testes de hipóteses; análise de variância; regressão e correlação; uso de softwares estatísticos.

Oficina I: Atividades de intervenção nas organizações

Carga Horária: 30h    Créditos: 2

Ementa: Prática de consultoria técnica-científica para gestores, atendimento a empresários, extensão de pesquisa ação, diagnóstico de organizações e empreendimentos do agronegócio com a supervisão do docente designado como orientador do programa de pós-graduação. Relatório técnico-científico.

Oficina II: Atividades de intervenção nas organizações

Carga Horária: 30h    Créditos: 2

Ementa: Prática de consultoria técnica-científica para gestores, atendimento a empresários, extensão de pesquisa ação, proposta de intervenção e assessoria de organizações e empreendimentos do agronegócio com a supervisão do docente designado como orientador do programa de pós-graduação. Relatório técnico-científico.

Seminários de trabalho técnico-científico

Carga Horária: 30h    Créditos: 2

Ementa: Análise e discussão sobre os projetos de dissertação. Técnicas e formas de apresentação de trabalhos técnico-científicos em congressos, seminários, aulas, dias de campo, bancas examinadoras e outras situações comuns na vida de um pós-graduando. Ferramentas e dispositivos da pesquisa científica; principais técnicas de consulta aos referenciais bibliográficos.


ELETIVAS:

 

Avaliação de desempenho multicritério para apoio à decisão

Carga Horária: 30h    Créditos: 2

Ementa: Introdução a Avaliação de Desempenho por meio da Metodologia Multicritério de Apoio a Decisão; Identificação de situações de decisão. Tipos de problemas. Atores e o Processo decisório. Construção dos Mapas Cognitivos. Identificação dos Pontos de Vista Fundamentais (PVFs). Construção dos Descritores dos PVFs. Identificação de perfil atual como instrumentos para análise da situação atual (diagnóstico); Aplicações.

Gestão da inovação e tecnologia

Carga Horária: 30h    Créditos: 2

Ementa: Gestão da inovação. Políticas de Ciência e Tecnologia. Mecanismos de cooperação para inovação. Fontes de Financiamento para Inovação. Inovação e sustentabilidade.

Gestão de ativos intangíveis

Carga Horária: 30h    Créditos: 2

Ementa: O Conhecimento nas organizações. Os ativos invisíveis do conhecimento. Capital intelectual. Identificação de ativos intangíveis. Análise balanço e intangíveis. O balanço patrimonial dos intangíveis através dos conceitos do Balanced Scorecard e do Scoreboard; Modelos de avaliação de ativos intangíveis – fluxo de caixa livre-valor econômico agregado - EVA - lucro intangível ajustado – LIA valor dos ativos intangíveis – VAI. Construção de marca e valor agregado de intangíveis. Os intangíveis das empresas com ações negociadas na bolsa de valores.

Gestão estratégica e análise econômica nas organizações

Carga Horária: 30h    Créditos: 2

Ementa: Organizações. O ambiente da organização. Métodos e técnicas de análise econômica. Métodos e técnicas de análise financeira. Identificação de pontos fortes e fracos dos projetos. Estratégias e planos de gestão das organizações. Análise de competitividade e gestão estratégica.

Innovation for sustainability

Carga Horária: 15h    Créditos: 1

Ementa: Recent themes in Innovation for Sustainability (eco-innovation, green innovation, sustainability-driven innovation). Presentations and discussions of international studies about Innovation for Sustainability. Presentation of international projects and networks devoted to research on the theme. Submission of scientific papers for publishing in international events or international journals.

 

Strategic Planning

Carga Horária: 30h    Créditos: 2

Ementa: Strategy. Planning. Scenarios. How to do a strategic planning. Mission. Vision. Value. Long term goal. Short term goal. Strategic tools. Generic strategies. Cooperation and competition. Strategic alliance. Strategic planning with scenarios simulation. Rojo model applied step-by-step. Plans against market players reaction.

Sustentabilidade em cadeias de suprimento

Carga Horária: 30h    Créditos: 2

Ementa: Explorar os conceitos fundamentais da gestão de cadeias de suprimentos sustentáveis (susteinable supply chain management) e da economia circular como formas de competição e respostas aos impactos socioambientais: Gestão de cadeias de suprimento; Gestão de cadeias de suprimento verdes; Gestão de cadeias de suprimento sustentáveis; Economia circular e Gestão de cadeias de suprimento de ciclo fechado.