Logo Unioeste
bannerposgraduacao

Zootecnia

 

1. O processo de seleção de alunos regulares é realizado anualmente no período que vai do final de setembro até metade de dezembro e objetiva o preenchimento de até 25 (vinte e cinco) vagas para o nível de Mestrado e até 15 (quinze) vagas para o nível de Doutorado, com ingresso no ano letivo seguinte. No edital de Abertura do Processo Seletivo constarão as vagas disponíveis de cada Docente Orientador em sua respectiva Linha de Pesquisa e em cada nível.

2. São aceitas inscrições de profissionais graduados na área de Ciências Agrárias, Zootecnia/Recursos Pesqueiros, Ciências Biológicas e outras áreas afins. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente on-line no endereço www.unioeste.br/pos/inscricoes dentro do período estabelecido no Edital de Abertura do Processo Seletivo. Dentro do referido período, o candidato deverá entregar na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia os documentos solicitados no referido Edital, que também podem ser enviados via Sedex/Correios até a data especificada no Edital. A taxa de inscrição é de R$ 150,00 (Cento e cinquenta reais), que deve ser paga através de depósito ou transferência na Caixa Econômica Federal na conta especificada no referido Edital.

3. O candidato estrangeiro deve atender as exigências do MEC e da Resolução nº 063/2012-CEPE que trata das normas para admissão de candidatos estrangeiros aos cursos de Pós-Graduação stricto sensu da Unioeste (disponível no site do PPZ no item “Resoluções e Formulários”).

4. O Edital de Abertura da Seleção de Mestrandos e Doutorandos é publicado no item “Editais” do site do PPZ na última semana de setembro de cada ano; no referido edital constarão todas as informações referente ao processo seletivo incluindo o cronograma do processo, que tem o período de inscrições do final de setembro até o final de outubro do mesmo ano, homologação da inscrições no final da primeira quinzena de novembro, processo de seleção na última semana de novembro e resultado final publicado no final da primeira quinzena de dezembro; a classificação final dos candidatos será dada por ordem decrescente, de acordo com o total de pontos obtidos, sendo necessária a obtenção de no mínimo 60 (sessenta) pontos de um total de 100 (cem). O resultado final classificatório e a simples aprovação não confere direito à vaga. Na hipótese de empate, serão utilizados os seguintes critérios para desempate:
1º - Maior idade do(a) candidato(a);
2º - O(A) candidato(a) casado(a) e com filho(s);
3º - Nota obtida no Currículo Lattes;
4º - Nota obtida na arguição do artigo científico/projeto.

5. Os candidatos aprovados dentro do limite de vagas por Linha de Pesquisa e de cada Docente Orientador constarão no Edital do Resultado Final já com Orientação definida e terão um prazo para manifestar o aceite da vaga até uma data especificada no referido Edital do resultado, devendo realizar sua matrícula no Programa no início do mês de março do ano seguinte em datas a serem divulgadas no referido edital; os demais alunos classificados constarão no Edital do Resultado Final como suplentes, podendo serem convocados via novo edital se surgirem vagas caso algum candidato aprovado não manifeste interesse na vaga. Terão direito à matrícula os candidatos com a pontuação mínima exigida, de acordo com o limite total de vagas do Programa distribuídas pelas duas Linhas de Pesquisa. Estes candidatos serão selecionados conforme a opção de Orientadores apontada no formulário de inscrição, sendo obrigatórias a indicação da Linha de Pesquisa de interesse e da primeira e segunda opção de Orientador. Caso as vagas com determinado Orientador sejam preenchidas, o candidato poderá ser remanejado para outro Orientador dentro da mesma Linha de Pesquisa em que o candidato se inscreveu, desde que seja de comum acordo entre os Orientadores e o candidato.

6. Os candidatos aprovados e selecionados dentro do limite total de vagas ofertadas que constarem no Edital do Resultado Final, precisarão realizar sua matrícula no PPZ, procedimento que deverá ser efetivado na Secretaria Acadêmica da Pós-Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Marechal Cândido Rondon (Sala 64, Bloco IV, 4º Piso), dentro do período informado no Edital do Resultado Final e mediante a entrega dos documentos solicitados no mesmo, devendo ser observado o seguinte:
- Para a matrícula no PPZ pelos candidatos aprovados de Mestrado é obrigatória a apresentação de cópia (frente e verso) do Diploma de Curso Superior; caso ainda não o possua, deverá ser apresentado documento comprobatório de colação de grau referente à conclusão do Curso Superior.
- Para a matrícula no PPZ pelos candidatos aprovados de Doutorado é obrigatória a apresentação de cópia (frente e verso) de Diploma do Mestrado; caso ainda não o possua, deverá ser apresentada a ata ou o certificado de defesa indicando o título obtido e a respectiva data de homologação (dia/mês/ano) pelo órgão competente da Instituição de obtenção do título.

7. A Seleção de Alunos Regulares de Mestrado é constituída da seguinte forma:
a) Apresentação de artigo científico publicado em Língua Portuguesa em periódicos com Qualis B1 ou B2 perante banca examinadora de docentes do PPZ (um artigo sorteado entre cinco artigos por Linha de Pesquisa, conforme lista constante em forma de Anexo no Edital de Abertura da Seleção, sendo o artigo sorteado no começo da apresentação de cada candidato): 20% da nota final;
b) Arguição/questionamentos pela banca examinadora referente ao artigo sorteado: 30% da nota final; cada banca de apresentação de artigo científico terá duração de 30 (trinta) minutos, os quais serão divididos em 10 (dez) minutos para apresentação do artigo, 10 (dez) minutos para arguição e questionamentos pela banca e 10 (dez) minutos de intervalo até o início da apresentação seguinte
c) Pontuação do Currículo Lattes: 50% da nota final (a pontuação máxima do Currículo Lattes é limitada em 100 pontos, no qual são contabilizados apenas os itens constantes em forma de Anexo no Edital de Abertura da Seleção).

8. A Seleção de Alunos Regulares de Doutorado é constituída da seguinte forma:
a) Projeto de Pesquisa preenchido e impresso, elaborado conforme roteiro constante em forma de Anexo no Edital de Abertura da Seleção: 30% da nota final;
b) Arguição/defesa do Projeto de Pesquisa entregue perante banca examinadora de docentes do PPZ: 20% da nota final; cada banca terá duração de 40 (quarenta) minutos, os quais serão divididos em 15 (quinze) minutos para apresentação do projeto, 15 (quinze) minutos para arguição e questionamentos pela banca e 10 (dez) minutos de intervalo até o início da apresentação seguinte.
c) Pontuação do Currículo Lattes: 50% da nota final (a pontuação máxima do Currículo Lattes é limitada em 100 pontos, no qual serão contabilizados apenas os itens constantes em forma de Anexo no Edital de Abertura da Seleção).

9. Os candidatos residentes a mais de 500 Km (Quinhentos quilômetros) da cidade de Marechal Cândido Rondon, Estado do Paraná, poderão optar por realizar a apresentação/arguição do artigo científico (Mestrado) ou a defesa/arguição do projeto (Doutorado) por Skype, o que deverá ser solicitado pelo candidato no formulário de inscrição.

10. As informações completas do processo seletivo de alunos regulares de Mestrado e Doutorado constarão no Edital de Abertura do Processo Seletivo; as informações completas sobre os procedimentos de matrícula dos alunos aprovados e convocados constarão no Edital do Resultado Final; ambos são publicados no item “Editais” do site do PPZ.

11. Informações adicionais sobre o processo seletivo podem ser obtidas pelo telefone (45) 3284-7912 (de Segunda a Sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h) e pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Endereço:

Unioeste/Campus de Marechal Cândido Rondon
Campus de Marechal Cândido Rondon - Centro de Ciências Agrárias - Rua Pernambuco, 1777 - Sala Nº 63 (Bloco IV, 4º Piso) - Caixa Postal: 91 - CEP: 85960-000