Logo Unioeste
bannerposgraduacao

Zootecnia - Unioeste/UTFPR

  

 
1. O processo de seleção de alunos regulares é realizado anualmente no período que vai do final de setembro até metade de dezembro e objetiva o preenchimento de até 28 (vinte e oito) vagas para o nível de Mestrado e até 22 (vinte e duas) vagas para o nível de Doutorado, com ingresso no mês de março do ano seguinte. No edital de Abertura do Processo Seletivo constam as vagas distribuídas entre as Linhas de Pesquisa do Programa e Docentes Orientadores associados à respectiva sede (Campus Unioeste de Mal. Cândido Rondon ou Campus UTFPR de Dois Vizinhos). Havendo sobra de vagas, antes do final do primeiro semestre é publicado um edital de seleção para vagas remanescentes com inscrições em tempo hábil para ingresso dos candidatos aprovados no 2º Semestre do mesmo ano.

2. São aceitas inscrições de profissionais graduados nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Multidisciplinar, além de outras áreas afins. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente on-line no endereço www.unioeste.br/pos/inscricoes dentro do período estabelecido no Edital de Abertura do Processo Seletivo, devendo o candidato entregar os documentos solicitados para inscrição conforme especificado no Edital de Abertura do Processo Seletivo. A taxa de inscrição é de R$ 150,00 (Cento e cinquenta reais), que deve ser paga através de depósito, DOC, TED ou PIX para a conta bancária especificada no referido Edital.

3. O candidato estrangeiro deve atender as exigências do MEC, da Resolução nº 063/2012-CEPE que trata das normas para admissão de candidatos estrangeiros aos cursos de Pós-Graduação stricto sensu da Unioeste (disponível no site do PPZ no item “Resoluções e Formulários”) e da Instrução Normativa PROPPG/UTFPR nº 3, de 29 de dezembro de 2021 que dispõe sobre os documentos necessários para a admissão discente em Cursos de Pós-Graduação stricto sensu da UTFPR (disponível em https://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgzo/documentos/regulamentos-e-normas)

4. No edital do resultado da seleção a classificação final dos candidatos é dada por ordem decrescente, de acordo com o total de pontos obtidos, sendo necessária a obtenção de no mínimo 60 (sessenta) pontos de um total de 100 (cem). A simples aprovação não confere direito à vaga, pois depende da disponibilidade vagas de cada Orientador. Na hipótese de empate, são utilizados os seguintes critérios para desempate:
1º - Maior idade do(a) candidato(a);
2º - O(A) candidato(a) casado(a) e com filho(s);
3º - Nota obtida no Currículo Lattes;
4º - Nota obtida na arguição do projeto.

5. A sede de realização de todo o Curso de Mestrado ou Doutorado será a mesma do vínculo do Docente Orientador. O discente pode realizar disciplinas na outra sede por interesse próprio ou por indicação do Orientador. Os custos com deslocamento entre as sedes serão responsabilidade do discente.

6. Os candidatos aprovados e selecionados dentro do limite total de vagas ofertadas que constarem no Edital do Resultado Final, precisarão realizar sua matrícula no PPZ, procedimento que deverá ser efetivado nas Secretarias Acadêmicas da Pós-Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Marechal Cândido Rondon (Sala 64, Bloco IV, 4º Piso), ou da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Dois Vizinhos (Bloco G10, 2º Piso, Secretaria da DIRPPG), dentro do período informado no referido Edital do Resultado Final e mediante a entrega dos documentos solicitados no mesmo, devendo ser observado o seguinte:
6.1 Para a matrícula no PPZ pelos candidatos aprovados de Mestrado é obrigatória a apresentação de cópia (frente e verso) do Diploma de Curso Superior; caso ainda não o possua, deverá ser apresentado documento comprobatório de colação de grau referente à conclusão do Curso Superior.
6.2 Para a matrícula no PPZ pelos candidatos aprovados de Doutorado é obrigatória a apresentação de cópia (frente e verso) de Diploma do Mestrado; caso ainda não o possua, deverá ser apresentada a ata ou o certificado de defesa indicando o título obtido e a respectiva data de homologação (dia/mês/ano) pelo órgão competente da Instituição de obtenção do título.

7. O processo de seleção para o Mestrado e para o Doutorado é constituído da seguinte forma, sendo o resultado final classificatório no qual a simples aprovação não confere direito à vaga:
a) Projeto de pesquisa elaborado conforme roteiro constante como Anexo I do Edital de Abertura do Processo Seletivo, com arguição/defesa deste Projeto de Pesquisa perante Banca Examinadora de Docentes do PPZ: 70% da nota final
b) Pontuação do Currículo Lattes: 30% da nota final contabilizados conforme o Anexo II (para candidatos de Mestrado) ou conforme o Anexo III (para candidatos do Doutorado) do Edital de Abertura do Processo Seletivo.

8. Para a concessão de Bolsas de Estudos, a Comissão de Bolsas do PPZ-Unioeste/UTFPR fará uma classificação por nível (Mestrado e Doutorado) de acordo com os Anexos II (Mestrado) e III (Doutorado) do Edital de Abertura do Processo Seletivo. Deste modo, o candidato deve informar toda a sua produção nos respectivos anexos, mesmo para os itens que tenham limitação máxima de pontos válida para o processo seletivo de ingresso. Esta classificação terá validade determinada no Edital do Resultado Final do Processo Seletivo, com aplicação de cotas oriundas de órgãos de fomento externo (CNPq, CAPES, Fundação Araucária, e de outros órgãos de fomento externo) e interno (UTFPR e UNIOESTE) sendo que o valor, o número de cotas disponível, o período de pagamento e o órgão pagador estão condicionados às descentralizações orçamentárias e financeiras, e da disponibilidade de recursos repassados pelos órgãos responsáveis pelo financiamento. A classificação não garante a concessão de bolsa de estudos.

9. As informações completas do processo seletivo de alunos regulares de Mestrado e Doutorado sempre constam no Edital de Abertura de cada processo seletivo; as informações completas sobre os procedimentos de matrícula dos alunos aprovados e convocados constarão no Edital do Resultado Final; ambos são publicados no item “Editais” do site do PPZ.

10. Informações adicionais sobre o processo seletivo podem ser obtidas no site do PPZ em www.unioeste.br/pos/zootecnia , pelos telefones (45) 3284-7912 (Unioeste, Campus de Mal. Cândido Rondon, de Segunda a Sexta-feira, das 8h às 11 e das 13h às 17h) e (46) 3536-8907 (UTFPR, Campus de Dois Vizinhos, de Segunda a Sexta-feira, das 8h às 11 e das 13h30min às 17h)e pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Endereço:

Unioeste/Campus de Marechal Cândido Rondon
Campus de Marechal Cândido Rondon - Centro de Ciências Agrárias - Rua Pernambuco, 1777 - Sala Nº 63 (Bloco IV, 4º Piso) - Caixa Postal: 91 - CEP: 85960-000