Logo Unioeste
bannerposgraduacao

Mestrado em Bioenergia

 

APRESENTAÇÃO

Programa de Pós-Graduação em Bioenergia

Área de Concentração: Biocombustíveis
Nível: Mestrado

HISTÓRICO

O Programa de Mestrado em Bioenergia com ênfase em Biocombustíveis foi criado no ano de 2010 a partir de uma rede de Pesquisa formada por pesquisadores de diferentes Instituições de Ensino Superior do Paraná.

A principal motivação para a criação do curso foi a escassez de recursos humanos com conhecimento específico em processos de produção, controle de qualidade, aproveitamento de subprodutos, gestão da cadeia produtiva e uso de biocombustíveis.

A criação do Programa Paranaense de Bioenergia teve como motivação o aproveitamento de recursos humanos e a capacidade instalada para desenvolvimento de projetos de pesquisa em Bioenergia e principalmente, em Biocombustíveis nas diversas Instituições de Ensino e de Pesquisa sediadas no Estado.

O objetivo principal deste curso (PPGB) é a formação de pessoal qualificado, na área de Bioenergia/Biocombustíveis, para atuar em pesquisa e desenvolvimento e no magistério superior, sob perspectiva multidisciplinar e interdisciplinar, visando o desenvolvimento estadual, nacional e internacional no âmbito dos países do MERCOSUL.

As Instituições de Ensino Superior UEL, UEM, UEPG, UNICENTRO, UNIOESTE e UFPR com a colaboração da UTFPR e dos Institutos de Pesquisa EMBRAPA, IAPAR e TECPAR e a interveniência da Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI) constituindo uma Associação em Rede oferece o Programa de Pós-Graduação em Bioenergia, nível de Mestrado Acadêmico, na área de concentração em Biocombustíveis.

Dadas as potencialidades e vocação agrícola do Paraná, a temática da Bioenergia, vem sendo incentivada por políticas públicas desde que o Governo do Estado do Paraná, por meio do decreto lei nº 2101, de 10/11/2003, instituiu o Programa Paranaense de Bioenergia. Este Programa tem a finalidade de gerir e fomentar ações de pesquisa, desenvolvimento, aplicações e uso de biomassa no território paranaense, com foco na produção e na aplicação do biodiesel como biocombustível, não só adicionando-o à matriz energética como buscando o cuidado com a preservação do ambiente e o estímulo ao desenvolvimento sustentável do Estado e da região.

Considerando que no Paraná reside um grande número de Instituições de ensino superior e de pesquisa, as quais abrigam grande capacidade de infra-estrutura e de recursos humanos qualificados e são, em parte, consolidadas e reconhecidas como importantes instituições acadêmicas e geradoras de conhecimento científico, verificou-se a necessidade de consolidar e ampliar a formação de recursos humanos qualificados para atuar na temática Bioenergia com foco nos Biocombustíveis.

Publicadores

Endereço:

Unioeste/Toledo/PPGB
Rua da Faculdade, 645 - CEP:85903-000 - Toledo - PR