Logo Unioeste
bannerposgraduacao

Mestrado e Doutorado em Educação

 

Anualmente o PPGE realiza um processo de escuta com seus discentes (regulares e especiais). A dinâmica do processo de avaliação pedagógica consiste em duas etapas: a) envio de formulário eletrônico Google Forms para todos os alunos matriculados, que cursaram disciplina no ano letivo; b) reunião do colegiado do PPGE, com a participação dos docentes e de todos os discentes. Nessa reunião são apresentados os resultados dos questionários respondidos pelos discentes, e o coletivo do PPGE tem a possibilidade de, conjuntamente, discutir e avaliar as proposições feitas pelos discentes para a melhoria do programa. Ressalta-se que em várias ocasiões houve a possibilidade de implementar ações propostas pelo corpo discente como melhoria para o programa.

Desde 2013 o PPGE desenvolve o Sistema de Acompanhamento de Alunos Egressos (SAE) – PPGE. Atualmente o processo de escuta dos egressos é realizado pela comissão de autoavaliação do PPGE, e conta com uma aluna de graduação – bolsista de Iniciação Científica – que auxilia no processo de coleta, organização e sistematização dos dados. O SAE conta com uma dinâmica operacional que envolve o seguinte procedimento: a) Relatório anual que é encaminhado para todos os alunos egressos por endereço eletrônico e/ou via WhatsApp; b) É encaminhado aos docentes orientadores a relação de egressos que responderam ao questionário, para que colaborem com o acompanhamento dos alunos egressos. Uma parte significativa de discentes egressos vem participando ativamente de diversos grupos de pesquisa do PPGE, bem como de atividades promovidas pelo Programa, as quais são enviadas via lista de e-mails e WhatsApp.

Dos egressos ouvidos, 37,6% atuam na rede Municipal de Educação; 34,9% na rede Estadual e 17,4% na Federal. Esses índices evidenciam a capilaridade do PPGE nas redes públicas de educação. A maioria dos egressos (54,5%) pretendem cursar o doutorado; 21,8% estão cursando o doutorado e 11,8% já concluíram o doutorado.

Com relação a inserção no mercado de trabalho, constata-se que 82,7% dos egressos estão empregados no setor público; 6,4% no setor privado; 3,6% em outros setores e 7,3% não estão empregados.

Como consequência dessa inserção, a maior parte de nossos egressos atua como pedagogo em escolas estaduais, municipais, e alguns em escolas ou instituições particulares. Além destas situações, consideramos importante destacar outras atuações expressivas de nossos egressos, tais como: Secretário Municipal de Educação do Município de Cascavel; Diretora Administrativa da SEMED/Cascavel; Coordenador do Setor Estadual de Educação MST/PR; Coordenação do NAPNE no IFPR de Cascavel; Pedagogas nas equipes pedagógicas dos NREs; Diretor Pedagógico do Instituto Paranaense de Cegos; Supervisor da Defesa Civil da Região Oeste do Paraná do Corpo de Bombeiros e Coordenador Estadual da Defesa Civil do Paraná/Governo do Estado; Supervisor da Defesa Civil da Região Sudoeste do Paraná do Corpo de Bombeiros; Docente em escola pública na Austrália; Professores da Unioeste; Docentes na UTFPR/Francisco Beltrão, UTFPR/Toledo e UTFPR/Medianeira; Docentes na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Docentes na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR); Docentes na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Docentes na Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina (UFPR); Assistente social na UTFPR/Dois Vizinhos; Assistente social do IFPR/Capanema e IFPR/Cascavel; Coordenação Pedagógica na Penitenciária Industrial de Cascavel (PIC); Docente na Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste (PECO); Docentes no Instituto Federal de Educação do Paraná (IFPR), nos campi de Cascavel e Assis Chateaubriand; Docente no Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS); Docente no Instituto Superior de Educação do Vale do Juruena; Docentes no Centro Universitário FAG; Docentes na Universidade Paranaense (UNIPAR); Docentes no Centro Universitário de Cascavel (UNIVEL); Coordenadora do curso de Pedagogia da UNIVEL; Técnico em assuntos educacionais (TAE) na Universidade Integração Latino Americana (UNILA) e no IFPR; Coordenação acadêmica da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Conselho Tutelar de Cascavel; Conselho Estadual de Saúde; APAE; Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI);

Também há ex-alunos que atuam em Prefeituras Municipais da Região Oeste e Sudoeste do Paraná, Major do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná, Tenente-Coronel do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná, Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, sede Florianópolis, e vários em atividades de Assistência Social das Prefeituras e do Estado, como por exemplo: Serviço Integrado de Saúde Mental, Secretaria da Criança e Juventude e Unidades Básicas de Saúde.

Temos egressos que concluíram ou estão cursando doutorado nas seguintes instituições: USP, UFG, UERJ, UFSCAR, UFPR, UTFPR, UEM, UNESP, UNICAMP, UNISINOS, UEL, UFOPA, UNIOESTE, UEPG, UFSC e UFPel.

No período de 2017 a 2020 tivemos 163 egressos. Desde sua criação, em 2007, o PPGE já titulou 407 alunos.

 Questionário de Autoavaliação - Egressos PPGE 
 Estimado(a) egresso(a) do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIOESTE/Cascavel,

Convidamos você para participar, por meio de questionário, cujo link estará disponibilizado ao final desse texto, de uma pesquisa de acompanhamento dos egressos(as) do programa. Além disso, buscamos identificar o impacto e contribuições do Programa de Pós Graduação em Educação da Unioeste-Cascavel para o desenvolvimento de nossa região. O PPGE deseja conhecer as trajetórias pessoais, acadêmicas e profissionais de cada ex-aluno(a).

Cabe lembrar que o acompanhamento de egressos(as) faz parte dos critérios que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) utiliza para avaliar os programas de pós-graduação no Brasil. Sendo assim, sua contribuição é muito importante para a melhoria da avaliação do PPGE.

Participe e contribua com informações, agradecemos a sua colaboração.

Em caso de dúvidas, pode-se recorrer ao Coordenador do PPGE Unioeste- Cascavel, Prof. Dr. Adrian Alvarez Estrada, pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Link para acessar ao questionário: https://forms.gle/HMCPmKZNUzN6hf1w9

 

Endereço:

Unioeste/Campus de Cascavel
- Rua Universitária, 2069 - Sala 69 - 3º andar - bloco A - Bairro Universitário - 85819-110 - Cascavel - PR