Logo Unioeste
bannerposgraduacao

Mestrado em Contabilidade

 

ETAPAS DO PROCESSO DE SELEÇÃO

- Etapa l – Homologação das inscrições:  a Comissão de Seleção analisará a  documentação de candidatos(as) e emitirá edital próprio, e as inscrições que não apresentarem a documentação completa e a confirmação de pagamento previstos nos prazos deste Edital, serão indeferidas;
- Etapa II – Resultado da classificação da 1ª fase e convocação para entrevista: considerando as inscrições homologadas e a pontuação da nota NCL;

Etapa III – Resultado da classificação final e Matrícula dos Aprovados:
a) Coordenação divulgará no site do Programa, em Edital próprio, a lista de candidatos(as) aprovados(as) no processo de seleção em ordem alfabética;
b) candidatos(as) aprovados(as), mas não classificados(as) dentro do número de vagas oferecidas, compõem a lista de espera (suplentes);
c) candidatos(as) aprovados(as) e classificados(as) no processo de seleção devem requerer matrícula no Programa, conforme cronograma publicado em Edital;
d) no caso de não confirmação de matrícula de candidato(a) aprovado(a) e classificado(a), será chamado(a) candidato(a) suplente, respeitando a ordem de classificação e disponibilidades de vagas nas respectivas linhas de pesquisa;

Os(as) matriculados(as) estarão sujeitos(as) ao regime disciplinar estabelecido pela UNIOESTE e ao Regulamento do PPGC, vigente.

Classificação final

A classificação final do Processo de Seleção para discentes regulares é feita com base na Nota Final, cuja pontuação resulta da seguinte fórmula:

𝑁𝑜𝑡𝑎 𝑓𝑖𝑛𝑎𝑙 =  (𝑁𝐶𝐿 ∗ 0,2) + (𝑁𝐸𝑛𝑡 ∗ 0,8)

Onde:
NCL = Nota do Currículo Lattes

NEnt = Nota da entrevista

 1- A nota obtida com o  Currículo Lattes (NCL) é classificatória.

 2-  A Nota referente a Entrevista (NEnt) é eliminatória, para a qual o(a) candidato(a) deve atingir nota igual ou superior a 70.

 3- O processo de seleção ocorrerá em duas fases:

  • - Primeira fase: classificação a partir da nota de NCL;
  • - Segunda fase: entrevista com classificados(as) na primeira fase.

 4-  Em caso de empate na classificação final, o desempate é definido de acordo com a seguinte ordem:

  • - maior nota no currículo Lattes;
  • - maior nota na entrevista.

 5- Detalhamento da Nota do Currículo Lattes, de caráter classificatório:

  • - serão avaliadas no currículo apenas as informações devidamente comprovadas por meio da apresentação de cópias de certificados, certidões, atestados, diplomas, e declarações ou documentos oficiais, conforme previsto no formulário publicado no Edital que estabelece as normas do Processo Seletivo;
  • - a pontuação deverá ser preenchida e entregue no Formulário do Anexo do Edital que estabelece as normas do Processo Seletivo, que inclui a tabela de itens e pontuação descrita;
  • - o não preenchimento do formulário do Anexo do Edital que estabelece as normas do Processo Seletivo; pelo(a) candidato(a) implica na somatória de 00 (zero) pontos para esta nota.

6- Detalhamento da Nota da Entrevista, de caráter eliminatório:

  • - a entrevista consiste em arguição realizada por banca composta por pelo menos três docentes permanentes do Programa, e contempla a proposta de atuação e dedicação aos estudos do(a) candidato(a)  no PPGC;
  • - a nota da entrevista (NEnt) é a média das notas conferidas pelos membros avaliadores, considerando a clareza das respostas à arguição e a consistência da proposta da dedicação aos estudos no mestrado;
  • - a convocação para entrevista será realizada por meio de Edital próprio a ser publicado pelo PPGC.



ETAPAS DO PROCESSO DE SELEÇÃO (durante a pandemia da COVID19)

Etapa l – Análise do Currículo Lattes: de caráter classificatório, com peso 0,30 (zero vírgula trinta).

  1. A etapa I – Análise curricular compreende a pontuação do Currículo Lattes documentado. Os aspectos que serão pontuados estão descritos no anexo 2 (dois), e serão considerados desde que devidamente comprovados.
  2. Nesta etapa, a pontuação obtida pelo currículo Lattes será transformada em uma nota de 0 (zero) a 100 (cem).

Etapa II – Avaliação do pré-projeto de pesquisa: de caráter eliminatório, com peso 0,15 (zero vírgula quinze).

  1. Os candidatos deverão entregar o pré-projeto de pesquisa juntamente com a documentação exigida no item 4.6 deste edital.
  2. Na avaliação do pré-projeto serão considerados os itens que constam no anexo 3 (três).
  3. Na avaliação do Pré-projeto de pesquisa serão considerados os seguintes aspectos: a) Problema de pesquisa aderente a uma linha de pesquisa do mestrado; b) Problema e objetivos de pesquisa claros e concisos; c) Justificativa que respalde a pesquisa; d) Contribuições esperadas com a proposta da pesquisa; e) Fundamentação teórica e referências bibliográficas da pesquisa, condizentes com o problema e objetivos da pesquisa; f) Procedimentos metodológicos condizentes com o problema e objetivos de pesquisa; g) Adequação as normas de formatação do pré-projeto de pesquisa.
  4. A nota final do pré-projeto de pesquisa será obtida pela média aritmética simples desta avaliação. A pontuação para essa Etapa será atribuída de 00 a 100 (cem).
  5. Os Pré-Projetos de Pesquisa avaliados pela Comissão de Seleção com notas inferiores a 70 (setenta) eliminam os respectivos candidatos do processo seletivo.
  6. A avaliação do projeto será em double-blind review por docentes da respectiva linha de pesquisa.

Etapa III – Apresentação e arguição do Pré-Projeto de Pesquisa e currículo lattes: de caráter classificatório, com peso 0,55 (zero vírgula cinquenta e cinco).

  1. As arguições ocorrerão por videoconferência (nos períodos matutino e vespertino). A data e horário da arguição serão publicadas em edital. Os candidatos classificados para a arguição deverão adicionar seu contato Skype®, ao usuário fornecido pelo PPGC da Unioeste. No horário e data definidos para a arguição o(a) candidato(a) deverá estar conectado(a) e disponível 30 minutos antes do horário agendado, para testes de imagem e som. Não haverá possibilidade de reagendamento de horário. É de responsabilidade do(a) candidato(a) providenciar conexão de internet estável e segura e equipamentos que possibilitem transmissão simultânea de som e imagem. O Programa não se responsabiliza por eventuais falhas de conexão que impeçam ou prejudiquem a realização da arguição.
  2. Esta Etapa visa avaliar a capacidade retórica de apresentação e defesa da proposta de pré-projeto de pesquisa, bem como a defesa do currículo.
  3. Serão convocados para a Etapa III – Apresentação e arguição do pré-projeto de pesquisa e currículo Lattes, os candidatos classificados na Etapa II - pré-projeto de pesquisa.
As notas das etapas I, II e III são atribuídas em uma escala de 0 (zero) a 100 (cem).
Na etapa eliminatória, a nota mínima para aprovação é de 70 (setenta) pontos.
Classificação final
Classificação final dos candidatos será por ordem alfabética, definida mediante a média ponderada resultante das notas obtidas nas etapas I, II e III, sendo que a etapa I, tem o peso 0,30, a II o peso 0,15 e a etapa III tem peso 0,55, conforme Quadro 2:

 Quadro 2 – Ponderação dos pesos das Etapas na nota final

ETAPA

INSTRUMENTO

PESOS

I. Análise do Currículo Lattes, de caráter classificatório;

Anexo do Edital

0,30

II. Análise do Pré-Projeto de Pesquisa, de caráter classificatório;

Proposta conforme
Anexo do Edital

0,15

III. Arguição sobre o Pré-projeto de Pesquisa e Currículo, de caráter classificatório.

Arguição

0,55

Em caso de empate na classificação final, o desempate será definido de acordo com a seguinte ordem:

  1. a) maior nota no currículo Lattes e na entrevista;
  2. b) maior nota no Pré-Projeto de Pesquisa;
  3. c) maior na arguição.

Serão considerados aprovados os candidatos cuja nota final seja igual ou superior a 50,0 (cinquenta) pontos.

!-

Atenção!!!

   

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CCSA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE – PPGC

 

Normas para o processo seletivo de alunos regulares no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade Stricto Sensu, curso de Mestrado em Contabilidade.

1           DAS INSCRIÇÕES
1.1         De acordo com Editais as inscrições para o processo seletivo de alunos regulares no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade Stricto Sensu, curso de Mestrado em Contabilidade, sendo que, no ato da inscrição, o candidato deverá indicar (Anexo 1) a Linha de Pesquisa à qual prefere se vincular:
Linha de pesquisa 1 - Contabilidade Gerencial e Controle em Organizações: esta linha de pesquisa visa o estudo dos conceitos e práticas contábeis relacionadas ao suporte para os sistemas de avaliação, de mensuração, de planejamento e de controle dos processos de gestão referentes aos aspectos da informação aos usuários internos e suas possíveis inter-relações com o planejamento e o controle nas organizações.
Linha de pesquisa 2 - Contabilidade Financeira e Finanças: esta linha visa o estudo, a pesquisa, os conceitos e as práticas da contabilidade societária, referentes aos aspectos de mensuração e divulgação da informação contábil aos usuários externos. Objetiva, também, as atualizações das normas e dos procedimentos contábeis, os reflexos na administração financeira, o estudo de viabilidade em projetos, a avaliação de empresas e os ativos intangíveis.
1.2         Não fica assegurada a vinculação do candidato à linha de pesquisa da sua preferência e informada no momento da inscrição, ficando tal vinculação sujeita à disponibilidade de docentes para orientação em cada linha.
1.3         Serão aceitas inscrições para seleção ao curso de Mestrado em Contabilidade dos candidatos que possuam graduação concluída em cursos superiores, cursados em Instituições de Ensino Superior brasileiras que sejam reconhecidos pelo MEC. No caso de instituições estrangeiras é necessário que os cursos estejam devidamente revalidados, conforme regulamenta a Resolução CNE/CES nº 1, de 28 de janeiro de 2002, do Conselho Nacional de Educação.
1.4          Taxa de inscrição no processo seletivo: o candidato deverá efetuar o pagamento de
R$ 190,00 (cento e noventa reais), durante o período de inscrições, por depósito bancário na Caixa Econômica Federal, em nome da FUNDEP, Agência 3181, operação 003, conta corrente 74-2.
1.5      As inscrições serão realizadas atendidos os prazos estabelecidos no cronograma, no endereço eletrônico http://www.unioeste.br/pos/inscricoes/. A documentação completa deve ser entregue na Secretaria do Programa ou postada via SEDEX, enviar para o endereço:
                  UNIOESTE Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, nível Mestrado
Secretaria do PPGC – sala 85 – 3º Piso
Rua Universitária 2069, Jardim Universitário, Caixa Postal - 711
CEP 85819-110     Cascavel, PR.
 
  1.  As inscrições efetivadas presencialmente deverão ser realizadas pelo próprio candidato ou por representante legal, devidamente habilitado por procuração particular.
  2. Ficha de inscrição, fornecida pela Secretaria do Programa ou obtida no site: http://portalpos.unioeste.br/index.php/formularios-contabeis, preenchida, datada e assinada; além de preenchê-la via sistema, no site https://midas.unioeste.br/stricto/inscricoes
1.6         Para realizar a inscrição, o candidato deve providenciar a seguinte documentação:
1.6.1        Cópias dos documentos:
  1. Diploma ou Certificado de Conclusão do Curso de Graduação ou Declaração de Colação de Grau de curso reconhecido pelo MEC;
  2. Histórico escolar do curso de Graduação;
  3. CPF;
  4. RG;
  5. Título de Eleitor;
  6. Certificado de reservista, quando houver;
  7. Certidão de nascimento ou casamento;
  8. Folha de identificação do Passaporte e do visto de permanência no país, quando estrangeiro.
1.6.2        Originais:
  • Comprovante de inscrição gerado pelo sistema (http://www.unioeste.br/pos/inscricoes/);
  • Comprovante do recolhimento da taxa de inscrição no valor de R$ 190,00 (cento e noventa reais) por candidato, efetivado em forma de depósito bancário no Banco Caixa Econômica Federal, em nome da FUNDEP, Agência 3181, Operação 003, Conta 74-2;
  • 1 Foto 3x4 recente;
  • Currículo cadastrado na Plataforma Lattes e atualizado em até 90 dias antes da inscrição (trazer impresso);
  • Formulário de pontuação do Currículo Lattes (Anexo 2) preenchido e com cópia da documentação comprobatória;
  • Opção pela linha de pesquisa (Anexo 1), devidamente preenchido e assinado.
  • Comprovante da nota vigente obtida no teste da ANPAD, com no máximo dois anos de validade.
1.7          Inscrição de candidato estrangeiro:
A seleção dos candidatos estrangeiros inscritos é efetuada de forma idêntica à dos candidatos brasileiros, ressalvados os casos de convênios e acordos internacionais.
1.8         O candidato estrangeiro deve atender às exigências da legislação brasileira.
1.9         Além de cumprir os demais itens de seleção e admissão dispostos na resolução
nº 063/2012-CEPE, o candidato estrangeiro deverá demonstrar proficiência em língua portuguesa, conforme critérios do Colegiado do Programa.
1.10     Somente serão deferidas as inscrições que apresentarem a documentação completa, conforme previsto nos editais de seleção. Não será aceita a entrega de documentos após o ato da inscrição.
1.11     Candidatos com necessidades especiais
Os candidatos com necessidades especiais deverão informar quais são suas necessidades no ato da inscrição, sendo que serão garantidas condições estruturais para a participação no processo seletivo de acordo com o informado pelo candidato.
1.12     Homologação das inscrições:
A Comissão de Seleção analisará a documentação dos candidatos e emitirá edital próprio com a convocação dos candidatos para as etapas do processo de seleção. As inscrições que não apresentarem a documentação completa, prevista em edital, bem como não atenderem aos prazos, serão indeferidas.
2           ETAPAS DO PROCESSO DE SELEÇÃO
2.1         Etapa I – Teste ANPAD: de caráter classificatório com peso 1 (um).
2.1.1        Os candidatos devem entregar comprovante da nota vigente obtida no Teste ANPAD, com no máximo dois anos de validade. Caso não entregue ou não esteja vigente, o candidato será eliminado do processo seletivo.
2.1.2     A inscrição no teste, a efetivação da prova e o envio do comprovante em tempo hábil para participação no processo seletivo do PPGC são de responsabilidade do candidato. A inscrição no teste deve ser realizada pelo próprio candidato no site http://www.anpad.org.br/teste_anpad.php
2.1.3        As notas obtidas no teste ANPAD são pontuadas conforme Quadro 1:

 

Quadro 1 – Nota de pontuação no teste da ANPAD

Faixa de Pontuação obtida no Teste ANPAD

Pontos considerados para a Etapa II

000 a 050

50

051 a 100

55

101 a 150

60

151 a 200

65

201 a 250

70

251 a 300

75

301 a 350

80

351 a 400

85

401 a 450

90

451 a 500

95

501 a 600

100

2.2         Etapa II – Pré-projeto de pesquisa: de caráter eliminatório, com peso 3 (três).
Os candidatos que tiverem suas inscrições homologadas deverão comparecer à UNIOESTE – Campus Cascavel para escrever in loco sua proposta de Pré-Projeto de Pesquisa, na data indicada em edital.
2.2.1        Os candidatos deverão se apresentar para elaborar o Pré-Projeto de Pesquisa com 15 (quinze) minutos de antecedência. Não será permitida, em hipótese alguma, a entrada de candidatos após o início do processo. Não será permitida a consulta em livros, textos, artigos, bem como em aparelhos eletrônicos.
2.2.2        A pontuação para essa Etapa será atribuída de 00 a 100. Os Pré-Projetos de Pesquisa avaliados pela Comissão de Seleção com notas inferiores a 70 (setenta) eliminam os respectivos candidatos do processo seletivo.
2.3         Etapa III – Currículo Lattes: de caráter classificatório, com peso 3 (três).
2.3.1        Serão avaliadas no currículo do candidato apenas as informações devidamente comprovadas por meio de cópias de certificados, certidões, atestados, diplomas, declarações e outros documentos oficiais.
2.3.2        Para a análise do currículo Lattes será utilizada a pontuação conforme edital seleção (máximo de 100 pontos).
2.4         Etapa IV – Apresentação e arguição do Pré-Projeto de Pesquisa e currículo lattes: de caráter classificatório, com peso 3 (três).
Esta Etapa visa avaliar a capacidade retórica de apresentação e defesa da proposta de pré-projeto de pesquisa elaborada in loco, bem como a defesa do currículo.
2.4.1        Serão convocados para a Etapa IV – Apresentação e arguição do pré-projeto de pesquisa e currículo Lattes os candidatos que obtiveram as 20 maiores notas nas Etapas I, II e III, ponderadas.
2.5         As notas das etapas I, II, III e IV são atribuídas em uma escala de 0 (zero) a 100 (cem).
2.6         Nas etapas eliminatórias, a nota mínima para aprovação é de 70 (setenta) pontos.
3           Classificação final
3.1      Classificação final dos candidatos será por ordem alfabética, definida mediante a média ponderada resultante das notas obtidas nas etapas I, II, III e IV, sendo que a etapa I tem peso 1, as etapas II a IV têm peso três, conforme Quadro 2:

Quadro 2 – Ponderação dos pesos das Etapas na nota final

ETAPA

INSTRUMENTO

REFERÊNCIA

PESOS

I. Teste ANPAD, de caráter classificatório;

Prova

Nota

1

II. Análise do Pré-Projeto de Pesquisa, de caráter eliminatório;

Prova conforme Anexo 3

Nota

3

III. Análise do Currículo Lattes, de caráter classificatório;

Anexo 2

Pontuação

3

IV. Arguição sobre o Pré-projeto de Pesquisa e Currículo, de caráter classificatório.

Arguição

Nota

3

3.2         Em caso de empate na classificação final, o desempate será definido de acordo com a seguinte ordem:
  1. a) maior nota no currículo Lattes e na entrevista;
  2. b) maior nota no Pré-Projeto de Pesquisa;
  3. c) maior nota da prova ANPAD.

 

________________________________________________________________________________________

INSCREVA-SE PARA O TESTE ANPAD NO SITE:

http://www.anpad.com.br/

-->

Endereço:

Unioeste /Campus de Cascavel /PPGC
Rua Universitária, 2069 - Sala 85 - 3º andar - Bairro Universitário - 85819-110 - Cascavel - PR