Logo Unioeste
bannerposgraduacao

Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio

 

Inscrição para alunos especiais - Segundo Semestre 2020

Edital disponível <aqui>

alunos especial - 2020.23.JPG
Disciplinas ofertadas e seus Objetivos:
  • Dinâmica das OrganizaçõesCompreender de forma aplicada o sistema agroindustrial, que congrega as diferentes etapas do processo produtivo, diante do paradigma da nova economia institucional. Avaliar a competitividade do sistema agroindustrial relacionando-o com as estruturas de governança, decorrentes dos atributos de transação.
  • Geografia RegionalEntender as relações de produção e o espaço geográfico voltada às especificidades do pertencimento regional e territorial, utilizando a abordagem do desenvolvimento regional, territorial, urbano, local e do lugar.
  • Geoprocessamento e Desenvolvimento Regional: Fornecer um instrumental de análise para a compreensão dos fenômenos espaciais e regionais. O curso dá ênfase à aplicação da análise espacial, com a utilização de Sistemas de Informações Geográficas, para problemas concretos do desenvolvimento regional. Portanto, o aluno será dotado de um instrumental de análise geoespacial para a construção de mapas temáticos, mapas de fluxos e diversos outros outputs relacionados aos SIGs para a compreensão da dinâmica das regiões.
  • Logística Agroindustrial: Considerando-se como correto tratamento aos problemas logísticos aquele que implica equacionamento abrangente, integrado e estratégico, a disciplina objetiva abordar as cadeias produtivas agroindustriais e suas relações como os mercados, por meio da logística, procurando: a) Aprimoramento da visão da logística empresarial; b) A Instrumentalização para a tomada de decisão; c) Desenvolvimento da capacidade de concepção das redes logísticas otimizadas das empresas.
  • Técnicas de Análise dos Componentes da Dinâmica Demográfica: Fornecer um instrumental para calcular, avaliar e interpretar os principais componentes da dinâmica demográfica: fecundidade, mortalidade e migração. Permite calcular e interpretar a expectativa de vida. Possibilita analisar o tamanho, a composição e distribuição da população, por sexo e idade. Observar, analisar e interpretar as mudanças nos componentes demográficos e a transição demográfica. Compreender as transformações demográficas e seus efeitos para a economia e desenvolvimento.
  • Tópicos Especiais em Cadeias Produtivas: Pesquisa Operacional: Considerando-se como correto tratamento aos problemas logísticos aquele que implica equacionamento abrangente, integrado e estratégico, a disciplina objetiva abordar as técnicas de otimização e simulação existentes na literatura, procurando: a) Aprimoramento da visão da logística empresarial; b) A Instrumentalização adequada para a tomada de decisão; c) Desenvolvimento da capacidade de concepção das redes logísticas otimizadas das empresas.
  • Tópicos Especiais em Economia Regional: Demografia e Desenvolvimento Econômico: Abordar a teoria, os modelos de economia urbana e regional, bem como a análise dos recursos naturais, e a distribuição espacial das atividades no âmbito das regiões. Com foco nos temas diretamente associados aos interesses do programa, visando dotar os alunos de um instrumental teórico que lhe permita interpretar e analisar o processo de crescimento e desenvolvimento econômico e demográfico, relacionando-os com o comportamento demográfico das populações.
  • Tópicos Especiais em Economia Regional: Valoração Econômica Ambiental: Desenvolver habilidades para o uso dos métodos de valoração econômica ambiental. Compreender o meio ambiente desde uma concepção sistêmica e holística a partir da inter-relação dos componentes naturais sociais e econômicos. Empregar os métodos de preferencias reveladas e declaradas para valoração econômica de bens e serviços ambientais nos estudos de casos selecionados.

Endereço:

Unioeste/Campus de Toledo
Rua da Faculdade, 645 - Jd. Santa Maria - Toledo - PR. CEP: 85903-000