Logo Unioeste
bannerposgraduacao

Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio

 

dossie1

dossie2


CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO "CIDADES E DESENVOLVIMENTO NA AMAZÔNIA", sob a coordenação dos professores Miguel Pacifico Filho (UFNT-TO), Saint-Clair Cordeiro da Trindade (UFPA-PA) e Tiago Veloso dos Santos (IFPA-PA). 

Período de envio: 21/12/2023 a 17/04/2024 via sistema da revista Informe GEPEC.

A Amazônia Brasileira é, internacionalmente, reconhecida enquanto biodiversidade ao gerar significativa visibilidade para suas paisagens naturais como florestas e rios. No entanto, setenta por cento da sua população reside em núcleos urbanos e vilas com características únicas e diversas, tornando-se espaço biodiverso e urbanodiverso. Logo, em territórios amazônicos observam-se paradoxos da transformação espacial, notadamente, marcados por projetos de ocupação e desenvolvimento referenciados em visões de mundo exógenas.

Assume-se, pois, o conceito de urbanodiversidade para discutir particularidades das cidades amazônicas e problematizar o cenário cotidiano amazônico, dos povos originários, dos quilombolas, do migrante, dos efeitos da monocultura, da mineração e da degradação ambiental.

Ante o mencionado, compreende-se que a diversidade das cidades amazônicas em conflito e integração com o bioma gera configurações diversas; fenômenos de metropolização, cidades médias e cidades pequenas, redes urbanas regionalizadas e interiorizadas, que constituem dinâmicas próprias distantes dos grandes centros como também um crescimento demográfico acima das médias nacional e estaduais. Assim, o dossiê receberá textos referenciados em elementos capazes de discutir, no contexto amazônico, temas que proponham diálogos interdisciplinares capazes de problematizar a urbanodiversidade e desenvolvimento, na Amazônia, a partir de eixos que contemplem: infância-gênero-cidades-desenvolvimento; povos originários e sua relação com as cidades; quilombolas e sua relação com as cidades; fluxos de pessoas e mercadorias nas cidades ribeirinhas, alternativas referenciadas no desenvolvimento societário materializadas em cooperativas urbanas e/ou organizações auto gestionárias; discussões ligadas ao planejamento urbano e sua problematização com o bioma amazônico; efeitos da mineração nos espaços urbanos; efeitos da monocultura e das barragens nos espaços urbanos.

As contribuições devem estar adequadas as normas técnicas da revista, disponíveis no link https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/about/submissions#authorGuidelines

Endereço:

Unioeste/Campus de Toledo
Rua Guaíra, 3141 - Jardim Santa Maria - Toledo-Pr, CEP: 85903-220