Conjunto de Disciplinas
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
Linha I – Educação em Ciências
Linha II – Educação Matemática
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Disciplinas
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Créditos
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Carga horária
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Análise e Produção de Artigos em Educação em Ciências e Educação Matemática (Linhas I e II) - D Ementa - Critérios de Cientificidade e produção de pesquisa. Fontes de pesquisa bibliográfica em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Artigos publicados nos principais periódicos da área. Estrutura e Normalização. Análises, discussões e resenhas críticas dos artigos. Produção de artigos. Critérios de avaliação externa.
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4
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60h
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Epistemologia da Educação em Ciências (Linha I) – M/D Ementa - Filosofia e Epistemologia da Ciência. Correntes Epistemológicas das Ciências da Natureza. Epistemologia e Ensino de Ciências.
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3
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45h
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Epistemologia da Educação Matemática (Linha II) – M/D Ementa - Correntes Filosóficas da Matemática: Intuicionismo, Logicismo e Formalismo. Filosofia e Epistemologia da Educação Matemática. Constituição da Educação Matemática.
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3
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45h
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Pesquisa em Educação em Ciências (Linha I) – M/D Ementa - Gênese e Desenvolvimento da Pesquisa em Educação em Ciências. Abordagens de Pesquisa. Métodos e Técnicas de Constituição, Organização e Análise de dados. Estado da Arte. Tendências, atualidades e perspectivas do movimento de pesquisa em Educação em Ciências
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4
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60h
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Pesquisa em Educação Matemática (Linha II) – M/D Ementa - Gênese e desenvolvimento da pesquisa em Educação Matemática. Abordagens de pesquisa. Métodos e técnicas de construção, organização e análise de dados. Estado da Arte. Tendências, atualidades e perspectivas do movimento de pesquisa em Educação Matemática.
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4
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60h
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Seminários de Dissertação em Educação em Ciências (Linha I) – M Ementa - Essa disciplina é destinada ao debate da dissertação de mestrado, ao andamento da pesquisa, aos processos de coleta e análise, à consistência e coerência interna do trabalho.
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4
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60h
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Seminários de Dissertação em Educação Matemática (Linha II) – M Ementa - Essa disciplina é destinada ao debate da dissertação de mestrado, ao andamento da pesquisa, aos processos de coleta e análise, à consistência e coerência interna do trabalho.
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4
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60h
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Seminários de Tese em Educação em Ciências (Linha I) – D Ementa - Essa disciplina é destinada ao debate da tese de doutorado, ao andamento da pesquisa, aos processos de coleta e análise, à consistência e coerência interna do trabalho.
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4
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60h
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Seminários de Tese em Educação Matemática (Linha II) – D Ementa - Essa disciplina é destinada ao debate da tese de doutorado, ao andamento da pesquisa, aos processos de coleta e análise, à consistência e coerência interna do trabalho.
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4
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60h
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Teoria do Conhecimento (Linhas I e II) – M/D Ementa - Filosofia da ciência e epistemologia. Interpretação filosófica do conhecimento: possibilidade, origem e essência do conhecimento. Tendências analíticas e históricas: virada epistemológica. Epistemologia e linguagem.
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3
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45h
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Elaboração e aprovação da dissertação (Linhas I e II) – M
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20
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300h
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Elaboração e aprovação da tese (Linhas I e II) – D
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30
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450h
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DISCIPLINAS ELETIVAS
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Linha de Pesquisa: Educação em Ciências – Linha I
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Disciplinas
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Créditos
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Carga horária
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Aspectos Históricos, Epistemológicos e Sociológicos do Conhecimento Científico: Contribuições para o Ensino de Ciências – M/D Ementa - Relação entre História, Epistemologia e Sociologia da Ciência e o Ensino de Ciências. Compreensão do conhecimento científico como construção coletiva, dinâmica e contextual.
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4
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60h
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Cultura Científica e Divulgação da Ciência: Implicações da Educação Formal – M/D Ementa - Difusão e Divulgação da Ciência. Cultura científica e Educação formal, não formal e informal. Percepção Pública da Ciência.
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4
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60h
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Didática das Ciências – M/D Ementa - O surgimento da didática das ciências como campo de pesquisa. Subsídios teóricos da área de pesquisa da Didática das Ciências. Relações entre professor, aluno, conhecimento e recursos didáticos.
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4
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60h
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Tendências em Educação em Ciências I (Linha I) – M Ementa - Essa disciplina contempla tópicos específicos da Educação em Ciências, contribuindo para a formação do perfil de mestrando e doutorandos, como: didática das ciências, ensino por investigação, linguagem, argumentação, interações discursivas, Espaços não formais e informais de educação, Ética e ciência; ciência, cultura e ensino de ciências; Ciência, tecnologia e sociedade; Tecnologias da Informação e Comunicação e ensino de ciências.
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4
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60h
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Tendências em Educação em Ciências II (Linha I) – D Ementa - Essa disciplina poderá contemplar tópicos específicos da Educação em Ciências, contribuindo especificamente para a formação do perfil do doutorando, como: didática das ciências, ensino por investigação ou problematização, experimentação, Linguagem, argumentação, interações discursivas, Espaços não formais e informais de educação.
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4
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60h
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Linha de Pesquisa: Educação Matemática – Linha II
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Disciplinas
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Créditos
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Carga horária
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Tendências em Educação Matemática I – M Ementa - Essa disciplina contempla tópicos específicos da Educação Matemática, contribuindo para a formação do perfil de mestrandos e doutorandos, professores de Matemática, Modelagem Matemática, Etnomatemática, Filosofia da Educação Matemática, Conteúdos Matemáticos e Abordagens, entre outros.
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4
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60h
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Tendências em Educação Matemática II – D Ementa - Essa disciplina contempla tópicos específicos da Educação Matemática, contribuindo para a formação do perfil de mestrandos e doutorandos, como: Didática da Matemática, Formação de Professores de Matemática, Modelagem Matemática, Etnomatemática, Filosofia da Educação Matemática, Conteúdos Matemáticos e Abordagens, entre outros.
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4
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60h
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Didática Fundamental da Matemática – M/D Ementa - Estudo das condições de difusão dos conhecimentos matemáticos na escola e das transformações produzidas pelas instituições e ações de difusão tanto nos educandos como nos próprios conhecimentos.
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4
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60h
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A Teoria dos Campos Conceituais no Ensino de Ciências e Matemática – M/D Ementa - Psicologia Cognitiva e Didática. Elementos da teoria dos Campos Conceituais: conceito, significado, significante, esquemas, representações, invariantes operatórios, situações. Resolução de Problemas em Ciências e Matemática. Implicações da teoria dos campos conceituais para o ensino de Ciências e Matemática.
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4
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60h
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Modelagem Matemática na Educação Matemática – M/D Ementa - Histórico, concepções e perspectivas. Ensino e Aprendizagem no contexto da Modelagem. Educação Básica e Modelagem. Formação de Professores em Modelagem Matemática.
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4
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60h
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Disciplinas de Domínio Conexo (Linhas I e II)
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Créditos
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Carga horária
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Diferença, Diversidade e Inclusão no Ensino de Ciências e Matemática – M/D Ementa - Estudo das implicações didático-pedagógicas da diferença, diversidade nos processos de ensinar e aprender Ciências e Matemática e o estabelecimento de cenários multimodais em sala de aula.
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4
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60h
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Tópicos Especiais I – M/D
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2
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30h
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Tópicos Especiais II – M/D
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2
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30h
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OBS:
Art. 17. Os créditos para a obtenção da titulação seguem a respectiva distribuição:
I - para a aquisição do título de mestre, serão necessários cumprir, no mínimo, 42 créditos, assim distribuídos:
- quatorze créditos em disciplinas obrigatórias, segundo a linha a que se filia;
- quatro créditos em disciplinas eletivas, sendo uma obrigatória na Linha de Pesquisa;
- vinte créditos para elaboração e defesa do trabalho de conclusão de curso que consiste na elaboração de dissertação, conforme regimento do PPGECEM;
- quatro créditos, efetivados durante a realização do curso, comprovados até a defesa do Trabalho de Conclusão de curso, distribuídos em:
- no mínimo um crédito referente a um artigo completo publicado em anais de evento nacional, internacional ou regional (devidamente nominados);
- no mínimo dois créditos referentes a um artigo completo, enviado a revista qualificada na área de Ensino, ranqueada em seu estrato superior;
- no máximo um crédito referente à coordenação ou participação em equipe coordenadora de projeto de extensão correlato à área de concentração do Programa;
- no máximo um crédito referente a atuação como docente em curso de especialização correlato à área de concentração do Programa;
- no máximo um crédito referente a estágio de docência;
- no máximo um crédito referente à participação em grupo de pesquisa, no mínimo, com 40 horas comprovadas;
- no máximo um crédito referente a produto educacional, patente, registro de software educacional.
5. os artigos em anais de evento ou revistas aos quais se refere a alínea 'd', devem ter como autor o discente e coautoria de seu orientador ou outro docente do PPGECEM, podendo constar também outros coautores.
6. para fins de comprovação de créditos, no caso de mais de um discente autor de um mesmo artigo, este só será computado uma única vez, tendo como preferência a ordem de autoria.
II - para a aquisição do título de doutor, são necessários cumprir, no mínimo, 64 créditos, assim distribuídos:
- dezoito créditos em disciplinas obrigatórias, segundo a linha a que se filia;
- oito créditos em disciplinas eletivas, sendo uma obrigatória na Linha de Pesquisa;
- trinta créditos para elaboração e defesa do trabalho de conclusão de curso que consiste na elaboração de tese, conforme regimento do PPGECEM;
- oito créditos, efetivados durante a realização do curso, comprovados até o protocolo da defesa do Trabalho de Conclusão de curso, pontuados de acordo com:
- no mínimo dois créditos referentes a dois artigos completos publicados em anais de eventos nacionais, internacionais ou regionais (devidamente nominados);
- no mínimo dois créditos referentes a um artigo completo, publicado em revista qualificada na área de Ensino, ranqueada em estrato superior;
- no máximo um crédito referente a um artigo completo, enviado a revista qualificada na área de Ensino, ranqueada em estrato superior;
- no máximo dois créditos referentes a duas coordenações ou participações em equipe coordenadora de projeto de extensão, na área de concentração do Programa;
- no máximo um crédito referente a atuação como docente em curso de especialização, na área de concentração do Programa;
- no máximo dois créditos referentes a estágio de docência;
- no máximo dois créditos referentes à participação em grupo de pesquisa, no mínimo, com 80 horas comprovadas;
- no máximo dois créditos referentes a produto educacional, patente, registro de software educacional.
- 5. os artigos em anais de eventos ou revistas aos quais se refere a alínea 'd', devem ter como autor o discente e seu orientador ou outro docente do PPGECEM, podendo constar também outros coautores.
- 6. para fins de comprovação de créditos, no máximo dois artigos completos publicados em coautoria, em anais de evento ou revista, poderão ser computados por mais de um discente.