Estrutura Curricular
TOTAL DE CRÉDITOS |
46 créditos - Mestrado 56 créditos - Doutorado |
TOTAL DE CARGA HORÁRIA |
690 - Mestrado 840 – Doutorado |
ANO DE IMPLANTAÇÃO |
2020 - Mestrado e Doutorado |
TEMPO P/ INTEGRALIZAÇÃO |
- Mestrado: Duração prevista para 24 (vinte e quatro) meses a partir da data da matrícula – prorrogável por mais 6 (seis) meses, a critério do Colegiado. - Doutorado: Duração prevista para 48 (quarenta e oito) meses a partir da data da matrícula - prorrogável por mais 6 (seis) meses, a critério do Colegiado. |
A estrutura curricular do Mestrado será de no mínimo de 46 (quarenta e seis) créditos para a integralização do curso com carga horária de 690 (seiscentas e noventa) horas/aula, distribuídos da seguinte forma:
- 8 (oito) créditos nas disciplinas obrigatórias;
- 12 (doze) créditos em disciplinas eletivas de livre escolha;
- 16 (dezesseis) créditos em Atividades de Orientação;
- 4 (dois) créditos em Atividades Complementares;
- 6 (seis) créditos correspondentes à defesa da dissertação.
A estrutura curricular do Doutorado será de 56 créditos, totalizando uma carga horária de 840 horas, distribuídas pelas seguintes atividades acadêmicas: Disciplinas obrigatórias: Produção do Conhecimento em Educação; Seminário de Pesquisa (um por Linha); Seminários Avançados (um por Linha); seis Orientações de Tese; três disciplinas optativas (escolhidas entre aquelas que serão semestralmente ofertadas); e Elaboração e Defesa da Tese, conforme segue:
- 12 (doze) créditos nas Disciplinas Obrigatórias;
- 12 (doze) créditos de Orientação de Tese;
- 12 (doze) créditos em Disciplinas Eletivas de livre escolha;
- 12 (doze) créditos em Atividades Complementares;
- 8 (oito) créditos referentes à elaboração e Defesa de Tese.
CONJUNTO DE DISCIPLINAS (MESTRADO E DOUTORADO)
ATIVIDADES/DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS |
Disciplinas |
Créditos |
Carga horária |
Nível M |
Nível D |
A Produção do Conhecimento em Educação (M/D) |
4 |
60 |
X |
X |
Seminário de Pesquisa – Educação, Políticas Sociais e Estado (M/D) |
4 |
60 |
X |
X |
Seminário de Pesquisa – História da Educação (M/D) |
4 |
60 |
X |
X |
Seminário de Pesquisa – Formação de Professores e Processos de Ensino e de Aprendizagem (M/D) |
4 |
60 |
X |
X |
Seminário Avançado – Educação, Políticas Sociais e Estado (D) |
4 |
60 |
-- |
X |
Seminário Avançado – História da Educação (D) |
4 |
60 |
-- |
X |
Seminário Avançado – Formação de Professores e Processos de Ensino e de Aprendizagem (D) |
4 |
60 |
-- |
X |
Orientação de Tese I (D) |
2 |
30 |
-- |
X |
Orientação de Tese II (D) |
2 |
30 |
-- |
X |
Orientação de Tese III (D) |
2 |
30 |
-- |
X |
Orientação de Tese IV (D) |
2 |
30 |
-- |
X |
Orientação de Tese V (D) |
2 |
30 |
-- |
X |
Orientação de Tese VI (D) |
2 |
30 |
-- |
X |
Atividades de Orientação I (M) |
4 |
60 |
X |
-- |
Atividades de Orientação II (M) |
4 |
60 |
X |
-- |
Atividades de Orientação III (M) |
4 |
60 |
X |
-- |
Atividades de Orientação IV (M) |
4 |
60 |
X |
-- |
Defesa da Dissertação (M) |
6 |
90 |
X |
-- |
Defesa de Tese (D) |
8 |
120 |
-- |
X |
DISCIPLINAS ELETIVAS |
Linha de Pesquisa: Educação, Políticas Sociais e Estado |
Disciplinas |
Créditos |
Carga horária |
Nível M |
Nível D |
Estado e Gestão da Educação (M/D) |
4 |
60 |
X |
X |
Estado, Organismos Internacionais e Políticas Sociais (M/D) |
4 |
60 |
X |
X |
Políticas Sociais e Política Educacional no Brasil (M/D) |
4 |
60 |
X |
X |
Análise comparativa de organizações: Estado, empresa e escola (M/D) |
4 |
60 |
X |
X |
Gestão, avaliação e qualidade em Educação (M/D) |
4 |
60 |
X |
|
Tópicos Especiais em Educação, Políticas Sociais e Estado (M/D) |
4 |
60 |
X |
Linha de Pesquisa: História da Educação |
Disciplinas |
Créditos |
Carga horária |
Nível M |
Nível D |
Cultura Política, Autoritarismo e Educação (M/D) |
4 |
60 |
X |
X |
Elementos históricos sobre a escola pública (M/D) |
4 |
60 |
X |
X |
O Estado e a educação na perspectiva do liberalismo e do marxismo (M/D) |
4 |
60 |
X |
X |
Teorias sociais e educação na história contemporânea (M/D) |
4 |
60 |
X |
X |
História da Educação, Marxismo e Pedagogia Histórico-Crítica (M/D) |
4 |
60 |
X |
|
Construtivismo, pós-modernismo e pedagogia histórico-crítica (M/D) |
4 |
60 |
X |
|
Educação Especial: concepções históricas de pessoa com deficiência (M/D) |
4 |
60 |
X |
|
Tópicos Especiais em História da Educação (M/D) |
4 |
60 |
X |
Linha de Pesquisa: Formação de Professores e processos de ensino e de aprendizagem |
Disciplinas |
Créditos |
Carga horária |
Nível M |
Nível D |
Aprendizagem e desenvolvimento: os desafios para a educação (M/D) |
4 |
60 |
X |
X |
Didática e violência escolar (M/D) |
4 |
60 |
X |
X |
Ação docente universitária: concepções teórico-metodológicas (M/D) |
4 |
60 |
X |
X |
Ética, Ciência e Formação de Professores (M/D) |
4 |
60 |
X |
X |
Educação especial e processos inclusivos (M/D) |
4 |
60 |
X |
X |
Metodologia do Ensino Superior (M/D) |
4 |
60 |
X |
|
Estado e políticas de formação na educação superior (M/D) |
4 |
60 |
X |
|
Educação especial e educação inclusiva: da educação básica ao ensino superior (M/D) |
4 |
60 |
X |
|
Psicologia da educação na formação de professores (M/D) |
4 |
60 |
X |
|
Tópicos Especiais em Formação de Professores e Processos de ensino e Aprendizagem (M/D) |
4 |
60 |
X |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIAS |
Mestrado – 4 créditos – 60 horas |
Doutorado – 12 créditos – 180 horas |
Atividades |
Créditos |
Carga horária |
Nível M |
Nível D |
Participação em Grupo de Pesquisa (M/D) |
2 |
30 |
X |
X |
Seminários Especiais (M/D) |
2 |
30 |
X |
X |
Participação em eventos científicos com apresentação de trabalho (M/D) |
2 |
30 |
X |
X |
Publicações (M/D) |
2 |
30 |
X |
X |
Participação em eventos culturais com exposição e/ou apresentação de trabalho (M/D) |
2 |
30 |
X |
X |
Participação como colaborador em projetos de extensão (M/D) |
2 |
30 |
X |
X |
Participação em bancas de defesa de mestrado e doutorado (M/D) |
2 |
30 |
X |
X |
Estágio de Docência (D) |
4 |
60 |
-- |
X |
Estágio de Docência (M) |
2 |
30 |
X |
-- |
Atividades complementares para o Mestrado: são consideradas atividades complementares: Seminários Especiais; Participação em eventos científicos com apresentação de trabalho; Publicações em livros e em revistas Qualis na área de Educação; Estágio de Docência; participação em eventos culturais com exposição e/ou apresentação de trabalho; participação como colaborador em projetos de extensão, participação em grupos de pesquisa, participação em bancas de defesa de mestrado e/ou doutorado. Todas estas atividades equivalem a 2 (dois) créditos cada.
Atividades complementares para o Doutorado: são consideradas atividades complementares: Participação em Grupo de Pesquisa; Seminários Especiais; Participação em eventos científicos com apresentação de trabalho; Publicações em livros e em revistas Qualis na área de Educação; participação em eventos culturais com exposição e/ou apresentação de trabalho; participação como colaborador em projetos de extensão; participação em bancas de defesa de mestrado e/ou doutorado. Todas estas atividades equivalem a 2 (dois) créditos cada.