Logo Unioeste
bannerposgraduacao

Mestrado e Doutorado em Educação

 

*2º Semestre 2022
-Seminário Avançado de Pesquisa - Linha: Educação, Políticas Sociais e Estado (D)

-Seminário Avançado de Pesquisa - Linha: Formação de Professores e Processos de Ensino e de Aprendizagem (D)

-Seminário Avançado de Pesquisa - Linha: História da Educação (D)

-Tópicos Especiais em Educação, Políticas Sociais e Estado: estado, dívida pública, políticas sociais e financiamento da educação no Brasil (M/D)

-Tópicos Especiais em Formação de Professores e processos de ensino e de aprendizagem: Estatística aplicada à educação (M/D)

-TÓPICOS ESPECIAIS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: Fundamentos históricos da educação (M/D)

-Construtivismo, pós-modernismo e pedagogia histórico-crítica (M/D)

-Educação Especial e processos inclusivos (M/D)

-Atividades de Orientação II (M)

-Atividade de Orientação IV (M)


*1º Semestre 2022

- A produção do Conhecimento em Educação (M/D)

- Atividades de orientação I (M)

- Atividades de orientação III (M)

- História da Educação, Marxismo e Pedagogia Histórico-Crítica (M/D)

- Seminários de Pesquisa: Educação, Políticas Sociais e Estado (M)

- Seminários de Pesquisa: Formação de Professores e Processos de Ensino e de Aprendizagem (M)

 - Seminários de Pesquisa: História da Educação (M)

- Teorias sociais e educação na história contemporânea (M/D)

- Tópicos Especiais em Educação, Políticas Sociais e Estado: trabalho, estado e políticas curriculares para a educação básica (M/D)


* 1º Semestre 2021

- A produção do Conhecimento em Educação
- Atividades de orientação I
- Atividades de Orientação III
- Educação Especial e Processos Inclusivos
- Estado, Organismos Internacionais e Políticas Sociais (M/D) Linha: Educação, Políticas Sociais e Estado
- Teorias Sociais e educação na história contemporânea
- Tópicos Especiais em Educação, Políticas Sociais e Estado: apontamentos para o processo de produção científica
- Tópicos Especiais em Formação de Professores e Processos Ensino e de Aprendizagem: Análise do Comportamento e Educação - Filosofia (behaviorismo radical) e conceitos básicos de uma prática baseada em evidências científicas (AEC e AAC ou ABA)
- Seminário de Pesquisa Educação, Políticas Sociais e Estado
- Seminário de Pesquisa Formação de Professores e processos de ensino e de aprendizagem
- Seminário de Pesquisa História da Educação

* 2º Semestre 2021
- Atividades de Orientação II
- Atividade de Orientação IV
- Seminário Avançado de Pesquisa Linha: Educação, Políticas Sociais e Estado
- Seminário Avançado de Pesquisa Linha: Formação de Professores e Processos de Ensino e de Aprendizagem
- Seminário Avançado de Pesquisa Linha: História da Educação Profº Dr Paulino José Orso
- Tópicos especiais em educação, políticas sociais e estado: Estado, dívida pública, políticas sociais e financiamento da educação no Brasil
- Tópicos Especiais em Educação, Políticas Sociais e Estado: Trabalho, Estado e políticas curriculares para a Educação Básica
- Tópicos especiais em formação de professores e processos de ensino e aprendizagem: antropologia visual e formação de professores
- Tópicos Especiais em Formação de Professores e processos de ensino e de aprendizagem: Teoria Histórico-Cultural

- Tópicos Especiais em História da Educação: Fundamentos históricos da educação

* 1º Semestre 2020

Disciplinas concentradas
- Análise e Programação de Condições de EnsinoAnálise e Programação de Condições de Ensino
- Introdução a análise de dados quantitativos Introdução a análise de dados quantitativos

 
 * 1º semestre/2019:

Disciplinas concentradas
- Formação e avaliação de professores universitários: atualização bibliográfica - 30h/a
- Problemas de história do Estado e da políticaProblemas de história do Estado e da políticana Argentina (1853-1976)  - 30h/a

- A produção do conhecimento em educação – 60 h/a

- Atividades de Orientação I – 60 h/a

- Gestão, Avaliação e qualidade em Educação – 60 h/a

- História da Educação, Marxismo e Pedagogia Histórico-Crítica – 60 h/a

- Psicologia da Educação na Formação de professores – 60 h/a

- Seminário de Pesquisa – 60 h/a

- Atividades de Orientação III – 60 h/a

* 2º semestre/2019:

- Atividades de Orientação II – 60 h/a

- Atividades de Orientação IV – 60 h/a

- Estado e Organismos Internacionais e Políticas Sociais – 60 h/a

- Teorias Sociais e Educação na história contemporânea – 60 h/a

- Cultura Política, autoritarismo e educação– 60 h/a

- Educação especial e processos inclusivos – 60 h/a

- Modernidade, pós-modernidade: estudos comparativos sobre sociedade, cultura e educação – 60 h/a

Planos de Ensino 2018.doc

1º semestre/2018:

- A produção do conhecimento em educação – 60 h/a

- Atividades de Orientação I – 60 h/a

- Teorias Sociais e Educação na história contemporânea – 60 h/a

- Estado e Organismos Internacionais e Políticas Sociais – 60 h/a

- Construtivismo, pós-modernismo e pedagogia histórico-crítica – 60 h/a

- Psicologia da Educação na Formação de professores – 60 h/a

- Seminário de Pesquisa – 60 h/a

- Atividades de Orientação III – 60 h/a

2º semestre/2018:

- Atividades de Orientação II – 60 h/a

- Atividades de Orientação IV – 60 h/a

- Didática e Violência escolar – 60 h/a

- Cultura Política, autoritarismo e educação– 60 h/a

- Educação especial das concepções históricas de pessoas com deficiência – 60 h/a

- Gestão, Avaliação e qualidade em Educação – 60 h/a


PLANOS DE ENSINO 2017 (todos.pdf)

1º semestre/2017:

- A produção do conhecimento em educação – 60 h/a

- Atividades de Orientação I – 60 h/a

- Educação especial e processos inclusivos – 60 h/a

- Teorias Sociais e Educação na história contemporânea – 60 h/a

- Estado e Organismos Internacionais e Políticas Sociais – 60 h/a

- A escola e a formação da cultura científica – 60 h/a

- Seminário de Pesquisa – 60 h/a

- Atividades de Orientação III – 60 h/a

2º semestre/2017:

- Atividades de Orientação II – 60 h/a

- História da Educação: marxismo e pedagogia histórico-crítica – 60 h/a

- Natureza do Conhecimento Científico e Ensino de Ciências no contexto escolar – 60h/a

- Trabalho docente no Brasil: políticas de formação e profissionalização - 60 h/a

- Atividades de Orientação IV – 60 h/a

 
PLANOS DE ENSINO 2015:
-A produção do conhecimento em Educação.doc
-Construtivismo, pós-modernismo e pedagogia histórico-crítica.doc
-Psicologia da educação na formação de professores.doc
-Gestão, avaliação e qualidade.doc
-Educação especial: concepções históricas de pessoa com deficiência.doc
-Cultura Política, autoritarismo e educação.doc
-Análise de artigos de pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - 60.pdf
-Natureza do conhecimento científico e ensino de ciências no contexto escolar - 60h/a.pdf
-Trabalho docente no brasil: políticas de formação e profissionalização  
-Educação especial e processos inclusivos - 60 ha.pdf
-Teorias sociais e educação na história contemporânea - 60 h/a.doc
-Estado e gestão da educação - 60 h/a.doc
-História da Educação: marxismo e pedagogica histórico-crítica - 60 h/a.doc
-Ação docente universitária: concepções teóricas-metodológicas - 60 h/a.doc
-Estado, organismos internacionais e políticas sociais – 60 h/a.pdf
PLANOS DE ENSINO 2012:
-Seminário de Pesquisa.doc
-Analise comparativa de organizações.doc
-Educação, História e Práticas Culturais.doc
-A escola e a formação da cultura científica.doc 
-Atividades de Orientação I.doc
-Fundamentos Históricos da Educação.doc
-Educação Especial e Processos Inclusivos.doc
-Estado e gestão da educação.doc
-Elementos Históricos sobre a Escola Pública.doc


PLANOS DE ENSINO 2011.
-A produção do conhecimento em Educação.pdf
-Análise comparativa de organizações: estado, empresa e escola.pdf
-Natureza do Conhecimento cientifico e ensino de ciencias no contexto escolar.pdf
-Cultura Política, Autoritarismo e Educação.pdf
-Seminário de Pesquisa.pdf
-Atividades de Orientação I.pdf
-Atividades de Orientação II.pdf
-Atividades de Orientação III. pdf
-Atividades de Orientação IV.pdf
-A Escola e a formação da cultura.docElementos Históricos sobre a escola pública.doc
-Politicas Sociais e Política Educacional no Brasil.doc
 

Planos de Ensino - 2010
-O ESTADO E A EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DO Liberalismo e do Marxismo.pdf
-POLÍTICAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL.pdf
-ESTADO E POLÍTICAS DE FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.pdf
-ELEMENTOS HISTÓRICOS SOBRE A ESCOLA PÚBLICA.pdf
-APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: OS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO.pdf
-A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO.pdf
 

PLANOS DE ENSINO 2008-2009:
-A produção do conhecimento em educação (2008)-pdf
-Partidos políticos e educação (2008-2009)-pdf
-Políticas Sociais e Política Educacional no Brasil (2008-2009)-pdf
-Estado, Organismos Internacionais e Políticas Sociais (2008)-pdf
-O estado e a educação na perspectiva do liberalismo e do marxismo  (2008-2009)-pdf
-Estado e Gestão da Educação (2008)-pdf
-Cultura política, autoritarismo e educação (2008-2009)-pdf
-Trabalho, Estado e Educação (2008) - pdf
-Sociologia comparada dos sistemas escolares da América Latina (2009)-pdf
-Seminário de Pesquisa (2008 - 2009)-pdf
-Atividades de Orientação, I, II, III e IV  (2007 - 2008 - 2009)-pdf
-A produção do conhecimento em educação (2009)-pdf

Endereço:

Unioeste/Campus de Cascavel
- Rua Universitária, 2069 - Sala 69 - 3º andar - bloco A - Bairro Universitário - 85819-110 - Cascavel - PR