MONITORIA DA QUALIDADE DO PROGRAMA E DO PROCESSO DE FORMAÇÃO
Objetivos
O objetivo da autoavaliação (AA) é obter mais subsídios para o desenvolvimento do sistema de educação brasileiro com qualidade na área de Ciências Farmacêuticas, assegurando que o Programa de Pós Graduação esteja comprometido com mais do que somente a produção de conhecimento na área, estando principalmente focado no “processo” de formação qualitativa discente, envolvidos no sistema educacional e na produção científica brasileira e sua internacionalização. Essa postura visa contribuir para sanar uma deficiência (viés) observada pela CAPES na formação de professores, qualificação técnica e trabalhadores intelectuais para o sistema de educação brasileiro.
A autoavaliação terá como objetivos específicos:
- Monitorar a qualidade do programa do PCF através do processo formativo de conhecimento (formação de discente e de inserção profissional dos egressos), no contexto econômico e social;
- Identificar/detectar pontos fortes e fracos ou deficiências do programa e conduzir intervenções que permitam a melhoria e o aprimoramento do processo formativo dos profissionais qualificados pelo Programa;
- Averiguar se os objetivos do PPP-PCF estão em consonância com as políticas da instituição (PDI) e propor metas de melhoria a médio e longo prazo;
- Averiguar a prática pedagógica e administrativa do programa através de avaliação do professor, da orientação dos discentes, das disciplinas; do técnico;
- Reavaliar o PPP do PCF e propor mudanças e inovações a serem implementadas para o próximo ano/quadriênio, assim como propor metas para buscar conceitos superiores da CAPES.
Estratégias
A autoavaliação do PCF será realizada por Comissão de autoavaliação constituída por membros efetivos do Programa, do Coordenador, membro discente e servidor técnico. Essa Comissão estará envolvida na constante integração com outros Programas de Pós-Graduação de áreas correlatas para intercâmbio de experiências através da promoção de reuniões, palestras, encontros e demais eventos que fomentem a discussão da autoavaliação de Programas entre seus diferentes membros.
Dado a relevância do processo autoavaliativo, o mesmo será usado como tema de projeto de pesquisa no qual será envolvido um estudante do mestrado do Programa em Ciências Farmacêuticas e um aluno de iniciação científica do curso de graduação em Farmácia sob orientação de um dos membros do PCF.
Uma vez que a autoavaliação constitui um exercício de autonomia responsável, a estratégia escolhida para autoavaliação do PCF implicará na definição dos aspectos a serem avaliados para representar a qualidade do Programa; aqui nomeados como “dimensões”.
1ª Etapa: Preparação
- Constituição e aprovação dos membros da Comissão AA no Colegiado;
- Reuniões e planejamento de atividades da Comissão AA;
- Elaboração do plano de AA do programa para o quadriênio (curto, médio e longo prazo);
- Publicar/disponibilizar na página do PCF o plano de autoavaliação do programa;
2ª Etapa: Implementação
- Sensibilização para buscar envolvimento dos docentes, discentes, egressos, evadidos, técnicos por de palestras, seminários, reuniões, etc.
- Definir instrumentos de coleta de dados (Aplicação da matriz FOFA para diagnóstico inicial);
- Elaboração de questionários de múltipla escolha que será aplicado nos: docentes, discentes, egressos, evadidos e servidores técnicos, comunidade externa/empresas, de acordo com o diagnóstico de cada tema da matriz FOFA;
- Definir metodologia quantitativa para análise das respostas dos questionários (equação com pesos, modelos matemáticos e estatísticos).
3ª Etapa: Análise dos Resultados
- Organização dos dados coletados para análise e discussão pela comissão de AA;
- Apresentação e divulgação dos resultados parciais na disciplina de seminários ou workshopsde eventos do programa da Instituição;
- Confecção dos relatórios anuais para o PCF e para a coleta CAPES.
4ª Etapa: Uso dos resultados
- Reavaliar o PPP do PCF e propor mudanças e inovações a serem implementadas para o próximo ano/quadriênio;
- Construção da proposta avaliativa por meio da realização de reuniões, palestras ou seminários;
- Propor metas de melhoria a médios e longos prazos para alcançar conceitos superiores da CAPES.
Método – técnicas, instrumentos, formas de análise, frequência de coleta de dados
As Dimensões abordadas na autoavaliação do Programa serão:
- Estrutura– Os alvos avaliados nessa dimensão será a estrutura organizacional, a coordenação do programa, os docentes (quantidade, perfil, formação), a infra-estrutura física (laboratórios, materiais e biblioteca), os recursos financeiros e bolsas de pesquisa.
- Processo Formativo– Nessa dimensão os alvos deverão ser os docentes - projetos desenvolvidos, disciplinas e orientações; discente - avaliados segundo a quantidade, processo de seleção, perfil, produção durante mestrado. Além disso, serão avaliados os alvos inter-relações docente-discente, docente-disciplina, discente-disciplina, docente-discente-servidor, produção de docentes, orientação discente, eventos científicos, qualis e impacto das publicações.
- Resultados da Formação– Os alvos dessa dimensão foram definidos como egresso (inserção de profissionais na sociedade, atuação junto à sociedade, projetos sociais) e visibilidade do programa, além da inovação e internacionalização.
Os Personagens que serão consultados através dos formulários de autoavaliação serão:
- Docentes;
- Discentes;
- Servidores técnicos (secretária do programa de pós-graduação, secretaria de pós-graduação e técnicos de laboratório);
- Egressos;
- Evadidos;
- Ex-membros do Programa;
- Sociedade.
O processo de autoavaliação será conduzido da seguinte forma:
- Reuniões quinzenais/mensais/bimestrais com membros da Comissão de Autoavaliação (CAA) para discussão e planejamento;
- Aplicação da matriz FOFA para levantamento e diagnóstico inicial dos pontos fortes e fracos do PCF-UNIOESTE;
- Elaboração de questionários específicos para aplicar aos discentes, docentes, técnicos (coordenação PCF-UNIOESTE; Laboratório, secretaria acadêmica de pós-graduação e PRPPG);
- Sensibilizar e divulgar a importância para todos os personagens pertencentes ou não ao Programa para responder aos questionários da autoavaliação;
- Criar mecanismos de aplicação de questionários com todos os personagens para cada dimensão (Estrutura, Processo Formativo e Resultados da Formação) utilizando ferramenta software do tipo Google Forms para coleta de dados. Os questionários específicos e comuns serão atribuídos aos diferentes personagens (docentes, discentes, servidores técnicos, egressos, evadidos e sociedade). Além disso, diferentes pesos serão atribuídos aos diferentes conjuntos de questões, ainda a serem definidos;
- Os questionários serão aplicados por meio digital, utilizando a ferramenta do Google Forms e terão uma frequência anual;
- Os critérios adotados serão: aplicação da escala Likert para cada critério determinado onde todos os aspectos serão avaliados seguindo a mesma escala. Será construído um banco de dados no Programa Microsoft Office Excel, onde serão transcritas as informações dos questionários. A Comissão analisará todos os dados através de uma estatística descritiva, nas formas de tabelas e gráficos, e que complementarão um relatório preliminar;
- Através desses formulários será possível identificar os pontos fracos do programa e fazer um diagnóstico que facilitará a melhoria do quadro geral de acordo com os objetivos do programa e PDI; as mesmas devem abranger os aspectos como estrutura, formação do discente e do docente, do técnico-profissional, atuação dos egressos e impacto acadêmico e social.
Formas de divulgação dos resultados
Os resultados da autoavaliação estarão disponíveis na página do PCF, e-mail e mídias sociais para acesso da comunidade em geral. Além disso, os resultados serão disseminados da seguinte forma:
- Elaboração e envio de Documento final com os resultados enviados na forma de relatório a todos os membros avaliados;
- Disponibilização do documento final de avaliação na página eletrônica do PCF;
- Realização regular de Encontro Pedagógico de Autoavaliação do Programa;
- Divulgação nos encontros de Programas de Pós-graduação da UNIOESTE;
- Publicação dos resultados em eventos e revistas científicas.
Monitoramento do uso dos resultados
A Comissão de autoavaliação realizará encontros semestrais para avaliar a própria sistemática de avaliação adotada pelo Programa durante um determinado ciclo (anual e quadrienal), permitindo acompanhar o alcance das metas estabelecidas no Plano de Autoavaliação. Além disso, a Comissão irá monitorar e identificar problemas e avanços do período através de indicadores, como:
- Dados estatísticos obtidos de questionários de avaliação dos discentes, docentes, egressos, evadidos, servidores técnicos e sociedade sobre o programa do PCF;
- Relatórios sobre estrutura, formação do discente, do docente, do servidor técnico, atuação dos egressos e impacto acadêmico e social;
- Dados estatísticos da coleta anual da Plataforma Sucupira- Capes;
- Relatório do quadriênio emitido pelo Comitê de Área da Capes.
Após a análise dos resultados, a Comissão de Autoavaliação apresentará em seminário aos docentes e discentes do Programa o diagnóstico geral levantado, destacando pontos fortes, potencialidades e fragilidades evidenciadas pela autoavaliação, estimulando a reflexão e discussão entre todos que fazem parte do programa. Essa conduta permitirá a ampla análise dos resultados na comunidade acadêmica, e também o delineamento de possíveis ações futuras (curto, médio e longo prazo) a partir estabelecimento de metas para os desafios estratégicos e, conseqüentemente, melhorias do programa.