Vagas e créditos:
Anualmente são aferecidas até 50 vagas de mestrado e 15 vagas de doutorado. O regime acadêmico é semestral com periodicidade anual.
No mestrado são cursados 24 créditos em disciplinas e 16 créditos em dissertação, cada crédito corresponte a 15 horas/aula.
No doutorado são cursados 48 créditos em disciplinas e 22 créditos em dissertação, cada crédito corresponte a 15 horas/aula.
O tempo de integralização no mestrado é de 24 meses e no doutorado 42 meses.
O aproveitamento e/ou equivalência de disciplinas de outros programas podem ser aceitos, desde que: I - o Programa cursado tenha recebido, na avaliação da Capes, conceito igual ou superior a 3 (três); II - o conceito obtido tenha sido no mínimo ‘B’; III - atendam às exigências do regulamento do Programa quanto à solicitação de equivalência ou aproveitamento.
Os créditos obtidos no próprio curso, ou em outros cursos internos ou externos à Unioeste, como aluno regular ou especial, podem ser aproveitados na totalidade, a critério do Colegiado do Programa, desde que o conceito mínimo obtido na disciplina tenha sido `B´.
Sobre os créditos obtidos no exterior, compete ao Colegiado do Programa realizar a avaliação.
Disciplinas:
Com o objetivo de assegurar a formação dentro da área de concentração e linhas de pesquisa, o conjunto de disciplinas do programa compreende as disciplinas obrigatórias e as eletivas. A disciplina de tópicos especiais, que serve para complementar créditos e conhecimentos com disciplinas que não compõem o quadro de disciplinas regulares do programa e que sejam de elevada importância para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa a serem desenvolvidos.
Disciplinas obrigatórias - Três (03):
Seminários I (2 créditos e 30 horas); Seminários II (2 créditos e 30 horas); Metodologia de Pesquisa e Difusão Científica (4 créditos e 60 horas).
Disciplinas eletivas - Dezessete (17):
Planejamento Experimental (4 créditos e 60 horas); Desempenho energético de motores e tratores agrícolas (4 créditos e 60 horas); Engenharia econômica aplicada a projetos de energia na agricultura (4 créditos e 60 horas); Fontes renováveis de energia e matriz energética (4 créditos e 60 horas); Racionalização do uso de energia na agroindústria (4 créditos e 60 horas); Termodinâmica aplicada a sistemas agroindustriais (4 créditos e 60 horas); Fertilidade do solo e nutrição de culturas energéticas (4 créditos e 60 horas); Manejo sustentável de água em sistemas energéticos (4 créditos e 60 horas); Culturas Energéticas (4 créditos e 60 horas); Impactos ambientais da geração e uso da energia (4 créditos e 60 horas); Tecnologia de biodigestores rurais (4 créditos e 60 horas); Tecnologias de obtenção de combustíveis alternativos (4 créditos e 60 horas); Física do solo (4 créditos e 60 horas); Métodos de Melhoramento de Culturas Energéticas (4 créditos e 60 horas); Manejo e Conservação do Solo (4 créditos e 60 horas); Métodos Físicos e Químicos Aplicados a Pesquisa em Biocombustíveis (4 créditos e 60 horas); Tópicos Especiais (4 créditos e 60 horas).
Duração do mestrado e doutorado:
O prazo mínimo de duração do curso de mestrado deve ser de doze meses (12 meses), e o prazo máximo de vinte e quatro meses (24 meses), incluídas a elaboração e defesa da dissertação. O prazo mínimo de duração do curso de doutorado deve ser de vinte e quatro meses (24 meses), e o prazo máximo de quarenta e dois meses (42 meses), incluídas a elaboração e defesa da tese.
O prazo para a conclusão do curso de mestrado e doutorado pode ser prorrogado por no máximo mais seis meses.