Logo Unioeste
PRIMEIRA EDIÇÃO DE 2018 (UNIOESTE/CASCAVEL-PR): A pesquisa em Literatura e leitura na formação docente – desafios e perspectivas
 
          O SEIPELL – Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Literatura e Leitura – constitui-se num espaço de diálogo e intercâmbio estabelecido pelo Grupo de Pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”, dentro das linhas de pesquisa do grupo. O Objetivo do Seminário é levar ao conhecimento da comunidade acadêmica das IES e do público em geral das cidades e regiões nas quais o Grupo possui membros pesquisadores os resultados das pesquisas feitas, com ênfase nos resultados alcançados e nas projeções dessas ações na sociedade, seja por meio de publicações ou de ações extencionistas.
          A ação proposta pelo SEIPELL fortalece a pesquisa nas diferentes instâncias – graduação – pós-graduação e extensão – das instituições coligadas pelo Grupo. Isso também oportuniza à comunidade conhecer as dinâmicas que movem as pesquisas coletivas de uma equipe de pesquisadores reunida em torno de uma temática comum, registrada na CAPES como Grupo de Pesquisa. O SEIPELL se constituirá em um evento anual, com três edições – sendo uma em cada instituição coligada pelos pesquisadores membros do grupo – com uma temática anual específica, vinculada aos interesses de pesquisa do Grupo.
          Para o primeiro ano do evento, o de 2018, a temática escolhida foi “A pesquisa em Literatura e leitura na formação docente – desafios e perspectivas”. O Seminário se constituirá de uma reunião anual para estabelecer a agenda para o Grupo; um Ciclo de Conferências, proferidas por integrantes do Grupo de Pesquisa ou pesquisadores reconhecidos na área de atuação do Grupo convidados para a ocasião; um Conjunto de Oficinas, com propostas práticas à formação de docentes dentro das três linhas de atuação do grupo, e Sessões temáticas de comunicação.