Desenvolvimento Econômico e Dinâmicas Territoriais
Desde a Antiguidade, a Geografia teve desdobramentos que culminaram em sua sistematização como ciência, centrada na racionalidade moderna, a partir do final do século XVIII. Com isso, a Geografia tem mudanças profundas no nível do pensamento e da produção do conhecimento, substantivadas por distintas interpretações da região, da paisagem, do espaço geográfico, do território e do lugar. A partir de meados do Século XX, propiciam-se condições para a efetivação de diferentes abordagens e concepções, contemplando-se formas e conteúdos e as distintas dimensões sociais dos processos geográficos.
Nesse sentido, esta linha de pesquisa favorece tanto a reflexão sobre elementos filosóficos da Ciência Moderna, como de procedimentos para a pesquisa em estudos regionais e territoriais em Geografia; da organização do espaço econômico, das principais modificações no mundo do trabalho; da produção do espaço urbano e regional, com seus agentes e processos característicos e da dinâmica agrária e movimentos sociais, orientando e instrumentalizando o pós-graduando a elaborar projetos, efetivar a pesquisa e a descrever, analisar e interpretar fenômenos e processos territoriais.
Docente Permanente |
IES de Titulação |
Área de Titulação |
Dr. Fernando dos Santos Sampaio |
Universidade de São Paulo |
Geografia |
Dr. Luiz Carlos Flávio |
Universidade Estadual Paulista - Presidente Prudente |
Geografia |
Dr. Marlon Clovis Medeiros |
Universidade de São Paulo |
Geografia |
Dr. Ricardo Carvalho Leme |
Universidade Federal de Santa Catarina |
Geografia |
Dra. Roselí Alves dos Santos |
Universidade Estadual Paulista - Presidente Prudente |
Geografia |
|
|
|
|
|
|
Dinâmica, Utilização e Preservação do Meio Ambiente
Atualmente, com a emergência da temática ambiental, fruto dos problemas da expansão da sociedade industrial em que vivemos, as discussões vinculadas à relação sociedade-natureza tornam-se fundamentais. Nesta perspectiva uma importante contribuição advém da ciência geográfica. Os estudos ambientais derivados da produção da ciência básica e, portanto, dos levantamentos empíricos e suas respectivas análises, subsidiam a compreensão dos problemas suscitados pela ação antrópica. É comum entre pesquisadores da geografia buscar o entendimento da dinâmica do meio físico como subsidio para as discussões acerca da utilização e preservação do meio ambiente.
Neste sentido, a presente linha de pesquisa possibilita a efetiva realização de estudos que tratem de temáticas como: identificação de unidades de análise e fatores de evolução da paisagem; a gênese e evolução dos solos; os processos morfogenéticos; processos hidrológicos, uso e manejo de recursos hídricos; e a representação espacial com enfoque na educação ambiental. Tais temas permitem a compreensão da dinâmica ambiental como subsídio à utilização e preservação do meio ambiente. Além disso, apontam alguns caminhos e perspectivas em sentido mais amplo, vinculadas ao desenvolvimento econômico e territorial, tornando-se apropriada para a demanda inter-disciplinar que advém da temática ambiental.
Docente Permanente |
IES de Titulação |
Área de Titulação |
Dr. Julio Cesar Paisani |
Universidade Federal de Santa Catarina |
Geografia |
Dr. Luciano Zanetti Pessoa Candiotto |
Universidade Federal de Santa Catarina |
Geografia |
Dra. Marcia Regina Calegari |
Universidade de São Paulo |
Solos e nutrição de plantas |
Dra. Marga Eliz Pontelli |
Universidade Federal de Santa Catarina |
Geografia |
Dra. Rafaela Harumi Fujita |
Universidade Estadual Paulista - Rio Claro |
Geociências |
Educação e Ensino de Geografia
As transformações na forma de aprender e ensinar Geografia, nas últimas décadas, estão interligadas pela introdução e aprofundamento de metodologias, das geotecnologias de representação do espaço, no que diz respeito ao seu acervo teórico e metodológico no âmbito da pesquisa básica nos campos da Geografia. Assim sendo, devemos admitir que essas transformações no campo dos conhecimentos geográficos vêm colocando desafios para a formação também do geógrafo-professor do ensino: fundamental - médio - superior.
Esta linha de pesquisa tem por objetivo proporcionar a qualificação dos profissionais da rede pública de ensino, tanto regional, quanto estadual e nacional para o desenvolvimento de pesquisas sobre os problemas relacionados a educação e o ensino. Um aspecto importante a considerar é o aprofundamento dessa atuação seja no sentido de suprir a pendência pela formação de mestres que possam atuar de forma mais intensa e qualificada na educação em Geografia, assim como expandir as pesquisas, dando maior ênfase na compreensão da integração entre a produção do conhecimento do espaço geográfico e as questões ambientais ampliando as relações e discussões no contexto escolar e fora dele.
Nesse sentido, esta linha de pesquisa beneficia tanto a reflexão sobre elementos epistemológicos da ciência geográfica, bem como os aspectos filosóficos da Educação e Ensino de Geografia, como os procedimentos para estudos e pesquisa voltados para a compreensão das distintas dimensões teórico-práticas da Educação e do Ensino da Geografia, a partir da análise dos fundamentos e das relações educação–sociedade-natureza e a educação geográfica em suas diferentes especificidades, na educação escolar e educação ambiental. Orientando e instrumentalizando o pós-graduando a elaborar projetos, efetivar a pesquisa, analisar e interpretar fenômenos que ocorrem no contexto da ciência geográfica e que são necessários para o conhecimento escolar.
Docente Permanente |
IES de Titulação |
Área de Titulação |
Dr. Fabrício Pedroso Bauab |
Universidade Estadual Paulista - Presidente Prudente |
Geografia |
Dra. Mafalda Nesi Francischett |
Universidade Estadual Paulista - Presidente Prudente Pós-Doutorado na Universidade de Campinas - UNICAMP |
Geografia |
Dra. Marli Terezinha Szumilo Schlosser |
Universidade Estadual Paulista - Presidente Prudente Pós-Doutorado na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE |
Geografia |
Dra. Rosana Cristina Biral Leme |
Universidade Estadual Paulista - Presidente Prudente |
Geografia |
Dra. Najla Mehanna Mormul |
Universidade Estadual de Maringá |
Geografia |
Docente Colaborador |
IES de Titulação |
Área de Titulação |
Waldiney Gomes de Aguiar |
Universidade de São Paulo |
Geografia |