Logo Unioeste
bannerposgraduacao

Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade

A percepção socioambiental formada por um conjunto de experiências e atitudes relacionadas ao meio ambiente, fomentada no decorrer da disciplina de Gestão Ambiental ministrada pelo professor Dr. Claudio Alexandre de Souza, instigou reflexões e a conexão na pesquisa conjunta entre as alunas regulares, Alexandra Nigre e Silvana Borborema, ambas professoras na rede municipal de ensino fundamental, proporcionando interação a ação de Educação Ambiental Escolar.

Por intermédio de uma entrevista preliminar, seguido de um questionário, estruturado aberto, com a gestora da divisão de EA Roseli Barquez e a educadora ambiental Katlyn Fernandes, obtendo informações a respeito das ações desenvolvidas por esta divisão no campo da Política Municipal de Educação Ambiental (PMEA) com viés pedagógico, houve a observação assistemática de ações de educação ambiental realizada nas escolas, bem como no espaço do Horto Municipal de Foz do Iguaçu, e as campanhas  que colaboram com as políticas/planos municipais: de Educação Ambiental, Arborização Urbana e Gestão de Recursos Hídricos.

Dentre as ações realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente de Foz do Iguaçu voltadas para a Educação Ambiental, e suas contribuições na formação dos alunos da rede municipal de ensino para a mudança de hábitos e atitudes frente aos problemas ambientais, destacou-se a parceira de duas campanhas importantes: “Uma Só Terra”, promovida pelo Convênio Linha Ecológica da Itaipu Binacional, e “Prat’s Semente”, realizada pela empresa de suco Prat’s.

Com a Itaipu, a campanha possibilitou a distribuição de 20 mil lápis sementes aos alunos da rede municipal, que deu início em 06/06/2022, com a proposta “Uma Só Terra”  integrando as ações para o Dia Mundial do Meio Ambiente, visando promover a sensibilização sobre a relação entre homem e natureza. E a campanha da empresa Prat’s, disponibilizou ao horto 10 mil sementes de espécies arbóreas para complementar as ações de educação ambiental e para utilização no projeto de recuperação de áreas degradadas. No qual o dia 23/09/2022 foi marcado no Horto Municipal, local escolhido para uma visita técnica, seguida do plantio de sementes, passeio pela trilha sensorial e comemorado o Dia da Árvore, assim estimulando a sensibilização dos estudantes sobre a preservação do meio ambiente.

WhatsApp Image 2023 02 12 at 18.24.20
WhatsApp Image 2023 02 12 at 18.24.20 1
WhatsApp Image 2023 02 12 at 18.24.42

Endereço:

Unioeste/Campus de Foz de Iguaçu
Parque Tecnológico Itaipu - Bloco B5 – Espaço 2 - Av. Tancredo Neves, 6731 CEP 85856-970 – Foz do Iguaçu – PR