Logo Unioeste

Vestibular 2016


Inscrições

O período de inscrição ocorreu entre os dias 20/10 à 18/12/2015.
O valor da taxa de inscrição foi R$ 110,00 (cento e dez reais) e o período para solicitação de isenção de 20/10 à 10/12/2015.

Isenção

Para requerer a isenção da taxa do Concurso Vestibular 2016 da Unioeste foi obrigatória a informação do NIS (Número de Identificação Social), no próprio formulário de inscrição.
A isenção da taxa foi concedida até o limite de 1.000 candidatos inscritos no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
O cadastro é feito nas secretarias municipais de assistência social ou nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

A isenção pôde ser solicitada até dia 10/12/2015 e o resultado foi publicado em 14/12/2015.


Língua estrangeira

Nos cursos em que a língua estrangeira estiver definida como uma das matérias da área de conhecimento afeta ao curso é automática e obrigatória a seleção desta língua como opção de prova.

Nos demais casos, permanece a livre opção do candidato, prevalecendo a obrigatoriedade da realização de prova de língua estrangeira para todos os cursos.


Provas

As provas ocorreram à tarde, nos dias 24 e 25 de janeiro de 2016 (domingo e segunda).


SiSU 2016


Para o ano letivo de 2016 a Unioeste manteve sua participação no Sistema de Seleção Unificada do Governo Federal, o SiSU, utilizando a distribuição de vagas anterior, ou seja: 50% das vagas das séries iniciais dos cursos de graduação da Unioeste foram disponibilizadas para ingresso pelo SiSU e 50% pelo Vestibular.
Para a inscrição pelo SiSU, o candidato deveria participar do ENEM 2015, observando e cumprindo seus prazos e normas, bem como estar atento para a abertura do processo de inscrição no SiSU 2016, ocorrida no mês de janeiro. 

O site do SiSU nacional é sisu.mec.gov.br. Na Unioeste também existe o site local do SiSU: www.unioeste.br/sisu


Vestibular x SiSU


O Vestibular e o SiSU são processos distintos e independentes.
Para o ingresso na série inicial dos cursos de graduação da Unioeste é necessária a participação em pelo menos um desses processos, sendo permitida a participação nos dois processos.
Para aqueles que pretendem participar do SiSU, é OBRIGATÓRIA a participação da edição do Enem que antecede imediatamente à edição do SiSU.
Não é obrigatória a participação do Enem ou do SiSU para aqueles que optarem por participar apenas do Vestibular, da mesma forma que não será exigida a participação no Vestibular daqueles que optarem pelo ingresso via SiSU, ou seja, pela nota do Enem.

O Vestibular não utiliza a nota do Enem em seus processamentos de notas e resultados. A solicitação do número do Enem no formulário do Vestibular tem caráter meramente estatístico.
Tanto no SiSU, quanto no Vestibular, a seleção é feita de acordo com sua classificação, frente ao desempenho dos demais candidatos.

A inscrição para o Vestibular ou SiSU deve ser realizada no site indicado para cada um desses processos seletivos, sendo de inteira responsabilidade do candidato a inscrição e participação nesses processos.
A critério exclusivo do candidato, é possível inscrever-se num curso pelo SiSU e em outro curso pelo Vestibular, no entanto, por força de lei, só é permitida a matrícula em apenas um curso de graduação em instituição pública de ensino superior.


Cotas

Em ambos os processos (SiSU e Vestibular), 50% das vagas serão destinadas a candidatos cotistas. É considerado cotista aquele candidato que realizou seu estudos de todo o ensino médio, exclusivamente, em escola pública do Brasil e que não tenha curso de graduação concluído.

As demais vagas são para ampla concorrência.

Exemplificando:
Considere um curso que tenha 40 vagas.
10 vagas serão para seleção pelo SiSU para candidatos cotistas
10 vagas serão para seleção pelo SiSU para ampla concorrência
10 vagas serão para seleção pelo Vestibular para candidatos cotistas
10 vagas serão para seleção pelo Vestibular para ampla concorrência

Em resumo:
20 vagas serão para candidatos cotistas
20 vagas serão para ampla concorrência

Em resumo:
20 vagas serão para ingresso via SiSU
20 vagas serão para ingresso via Vestibular