Logo Unioeste
2
01 / 01

1

2

3

 

O que é? 
O Provou é o Programa de Ocupação das Vagas Ociosas da Unioeste. É um processo seletivo que permite a transferência de acadêmicos de cursos de graduação seja no âmbito da Unioeste, para troca de turno e câmpus de funcionamento de curso, seja para permitir a transferência de acadêmicos de outras instituições de ensino superior, para mesmo curso ou curso afim. Além disso, propicia ao portador de diploma de graduação o ingresso em outro curso de graduação ou, ainda, a matrícula em disciplinas isoladas.

Essa seleção acontece condicionada ao término do ano letivo anterior para que seja verificada a existência de vagas decorrentes de transferências, cancelamentos ou desistências. Em razão disso o cronograma e documentação necessária, geralmente, são publicados até a segunda quinzena de fevereiro, salvo quando, por algum motivo, o ano letivo da Unioeste é postergado e essa data não tem como ser cumprida.

  Quem pode participar? 
Da primeira etapa podem participar apenas acadêmicos da Unioeste. Na segunda etapa, qualquer acadêmico que esteja com vínculo ativo na sua instituição de origem pode participar, independente de se tratar de instituição pública ou privada, seja ela nacional ou estrangeira.
Considera-se vínculo ativo quando o candidato tem condições de comprovar que está matriculado regularmente em uma instituição de ensino superior para o ano letivo a que se refere o Provou. O trancamento, respeitada as normas da instituição de origem, também é considerado como vínculo ativo.
Na terceira etapa, podem participar apenas aqueles que concluíram curso de graduação, reconhecido, em qualquer área.
  Como Funciona? 
Como o regime da Unioeste é anula, o Provou também ocorre anualmente.

O cronograma é disponibilizado na página do Provou, no menu Publicações, geralmente até a segunda quinzena de fevereiro.

Essa seleção é dividida em 3 etapas:
  • Primeira Etapa: Transferência interna para o mesmo curso (restrita à acadêmicos da Unioeste, com vínculo ativo, para a troca de câmpus, turno, habilitação ou grau de formação) - Não há cobrança de taxa de inscrição;
  • Segunda Etapa: Transferência interna para cursos afins e transferência externa para mesmo curso ou curso afim (restrita à acadêmicos de qualquer instituição pública ou privada, nacional ou estrangeira, desde que esteja com vínculo ativo em sua instituição de origem, visando a transferência para mesmo curso ou curso afim (verificar tabela de cursos afins em edital) - É cobrada taxa de inscrição para todos os inscritos;
  • Terceira Etapa: Restrita à candidatos que possuem graduação e desejam cursar uma nova graduação ou disciplinas de determinado curso. - Não é cobrada taxa de inscrição.
Publicadas as vagas, inicia-se o processo de inscrição, respeitado o cronograma. Na incrição o candidato informa apenas o curso desejado pois a série para a qual ele será habilitado é definida pelo Colegiado do Curso, na Análise Documental.

O processo é semelhante em todas as etapas:
- Inscrição via internet;
- Entrega da documentação via protocolo, no câmpus de funcionamento do curso;
- Análise da documentação pela Secretaria Acadêmica para verificação da documentação entregue;
- Análise da documentação pela Coordenação de Curso para determinar a série em que o candidato poderá concorrer;
- Publicação do resultado e convocação para matrícula (havendo mais candidatos do que vagas disponíveis, é realizada a aplicação de prova com o respectivo conteúdo da(s) série(s) imediatamente anterior(es) à vaga para a qual o candidato foi habilitado).
  Cursos Afins
A tabela de cursos afins é publicada a cada edição e é elaborada com base nas definições dos respectivos Colegiados de Curso.
Para verificar se o curso que você pretende ingressar tem afinidade com seu curso de origem, verifique a tabela utilizada na edição anterior (a critério do Colegiado do Curso, essa tabela poderá ser alterada a cada edição do Provou).
  Importante
Verifique como ocorreu a última seleção em Edições Anteriores.
Leia os editais, observe os prazos e principalmente a documentação necessária.
Acompanhe nosso site e mantenha-se atento ao que for disponibilizado no menu Publicações.
Disk Provou:
(45) 3220-4224

Horário de atendimento:
Segunda à sexta 
09:00 às 12:00
 14:00 às 17:00

E-mail:
provou@unioeste.br