Logo Unioeste
Pró-Reitoria de Graduação
01 / 01

Pró-Graduação

Pró-Reitoria de Graduação

Ciência da Computação

   
Campus: Campus de Foz do Iguaçu
Centro: Centro de Engenharias e Ciências Exatas
Turno: Integral
Duração Mínima: 4 anos
Duração Máxima: 7 anos
Formação: Bacharel em Ciência da Computação
Tipo de Formação: Bacharelado
Habilitação/Ênfase:

O Curso

Implantado em 1995.



Perfil do Profissional
O curso de Ciência da Computação da Unioeste proporciona aos seus alunos desenvolvimento científico e tecnológico. Este profissional adquire no decorrer da graduação visão crítica e empreendedora, tanto no ambiente empresarial como no acadêmico.

Campo de Atuação
O graduado pode gerenciar e conduzir projetos complexos de desenvolvimento de sistemas, coordenar equipes, especificar requisitos de software e hardware, propor novas tecnologias, rever processos, implantar sistemas de garantia de qualidade (software/hardware) e atuar nas diversas áreas da computação, como gerenciamento de redes, bancos de dados, internet e desenvolvimento de software.

Situação Legal
Reconhecimento renovado - Decreto - 2351 Diário Oficial do Estado - 03/09/2015

Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 233/2014-CEPE de 09/10/2014

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
2005200820112014
5544
Coordenação
Claudio Roberto Marquetto Mauricio
Email: claudio.mauricio@unioeste.br
Telefone: 45 35768152

Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição Carga Horária (horas) Oferta Série Ementa
Atividades Acadêmicas Complementares182Anual- ...
Formação Independente0Anual- ...
Computação I170Anual1º ano Noções de hardware e software. Sistemas de Numeração. Conceitos básicos de Ciência da Computação. Estudo de formas de representação do pensamento lógico através de técnicas de desenvolvimento de algoritmos e da representação e manipulação de dados na memória principal e secundária de um computador. 
Cálculo Diferencial e Integral136Anual1º ano Números Reais, Funções e Gráficos. Limite e Continuidade. Derivada e Aplicações. Integrais e Aplicações. Funções Exponenciais, Trigonométricas, Hiperbólicas e suas Inversas. Técnicas de Integração. Regra de l'Hôpital e Integrais Impróprias. Séries Infinitas. Séries de Potências. Coorde-nadas Polares. Funções de Mais de uma Variável: Limite, Continuidade, Derivadas (Parciais e Direci-onais) e Integrais Múltiplas (Coordenadas Retangulares, Cilíndricas e Esféricas). 
Física Geral e Eletricidade Básica136Anual1º ano Cinemática da Partícula. Leis de Newton. Estática e Dinâmica da Partícula. Trabalho e Energia. Conservação da Energia. Momento Linear e sua Conservação. Dinâmica da Rotação. Conservação do Momento angular. Carga, Campo Elétrico. Lei de Gauss. Potencial Elétrico. Capacitores e Dielétricos. Leis de Ohm. Força Eletromotriz. Campo magnético. Lei de Ampère. Lei de Faraday. Indutância. Propriedades Magnéticas da Matéria. Oscilações. Eletromagnéticas. Equações de Maxwell. Circuitos de corrente contínua. 
Geometria Analítica e Álgebra Linear136Anual1º ano Vetores, operações em vetores; distâncias, áreas e volumes. Sistemas de coordenadas. Estudo da reta e de curvas planas. Estudo da reta, do plano, de curvas e de superfícies no espaço. Matrizes e determinantes. Sistemas Lineares. Álgebra Vetorial. Espaço Vetorial. Transformações Lineares. Mudança de base. Produto interno. Norma de vetores e matrizes. Transformações Ortogonais. Autovalores e Autovetores. Diagonalização. Formas Quadráticas. 
Introdução à Ciência da Computação68Anual1º ano História da computação e da tecnologia. Perfil profissional do Bacharel em Ciência da Computação e áreas de atuação. Legislação e ética profissional. Computação, meio ambiente e responsabilidade socioambiental de acordo com Lei nº 9.795/99 e Decreto nº 4.28/02. Resolução CNE/CES nº 2/12. Deliberação nº 04/2013-CEE estabelece normas para a Educação Ambiental no Sistema Estadual de Ensino do Paraná. Lei Estadual nº 17.505/2013. 
Lógica e Matemática Discreta102Anual1º ano Conjuntos. Relações. Funções. Introdução à Lógica Matemática. Álgebra de conjuntos. Relações de Ordem e de Equivalência. Tipos de Relações. Técnicas de demonstração de teoremas. Indução matemática e recursão. Lógica Proposicional e de Predicados de Primeira Ordem. Noções de Grafos. 
Probabilidade e Estatística68Anual1º ano Teoria da probabilidade. Variáveis aleatórias discretas, distribuição de probabilidades discreta. Variáveis aleatórias contínuas, distribuição de probabilidades contínua. Função de variável aleatória. Variáveis aleatórias bidimensionais. Amostragem: tipos, técnicas de geração de números aleatórios. Distribuições amostrais. Estimação. Teste de hipótese. Testes não-paramétricos. 
Algoritmos e Estrutura de Dados136Anual2º ano Estudo de tipos de dados abstratos (básicos e avançados) e seus algoritmos. 
Computação II136Anual2º ano Estudo de uma linguagem computacional e suas características, estruturas de dados primitivas, estrutura de controle, sintaxe, semântica. Comandos e funções. Padrões ANSI. Técnicas avançadas de programação, características, estruturas de dados, estrutura de controle, sintaxe, semântica. 
Conceitos de Linguagens de Programação51Semestral2º ano Linguagens e seus diferentes paradigmas de programação. Estruturas de dados, de nomes, de controle e de tipos. Gerenciamento de Memória. Aspectos de Sintaxe e Semântica. Projeto de linguagens de programação. 
Cálculo Numérico102Anual2º ano Erros. Raízes de Equações Algébricas e Transcendentes. Solução de Sistemas de Equações. Ajuste de Curvas. Interpolação. Integração. Solução de Equações Diferenciais. 
Introdução à Arquitetura de Computadores51Semestral2º ano Estudo de conceitos de arquitetura de computadores e programação em Linguagem de montagem. 
Introdução à Engenharia de Software68Semestral2º ano Visão geral sobre os conceitos de Engenharia de Software. Estudo de uma Metodologia de Análise Estruturada. Estudo de uma Metodologia de Análise Orientada a Objetos. 
Linguagens Formais e Autômatos68Anual2º ano Estudo dos modelos teóricos de computação, das linguagens formais e dos autômatos. Tipos de Gramáticas: Regular, Livre do Contexto, Sensível ao Contexto e Irrestrita. Reconhecedores: Autômato finito, Autômato a pilha, Máquina de Turing. Modelo de Mealy-Moore. 
Sistemas Digitais136Anual2º ano Eletrônica básica: circuitos de corrente contínua, circuitos de corrente alternada, materiais semicondutores, componentes básicos de circuitos eletrônicos, amplificadores operacionais, circuitos eletrônicos integrados. Eletrônica digital: portas lógicas, características básicas dos CIs digitais, Flip-Flops e dispositivos correlatos, sinais de clock. Práticas de laboratório de circuitos digitais. Circuitos lógicos combinacionais: códigos binários, álgebra booleana, circuitos combinacionais básicos, unidade lógica aritmética. Circuitos lógicos seqüenciais: circuitos lógicos seqüenciais básicos, diagramas de estado, análise de circuitos seqüenciais síncronos, projetos de circuitos seqüenciais síncronos, implementação de circuitos seqüenciais. Dispositivos de armazenamento (memórias). Elementos de in-terface digital: conversores AD e DA, barramentos. Microcontroladores e microprocessadores. Noções de sistemas de tempo real. 
Técnicas de Redação e Metodologia Científica68Semestral2º ano Estudo da leitura, produção, interpretação e recepção de textos: fichamento (anotações), esquemas, sínteses, resumo, resenha (resumo crítico). Estrutura de textos: Narrativo e Dissertativo. Curriculum vitae. Prática de análise lingüística da oralidade e da escrita: Funções da linguagem, Níveis de linguagem, Oralidade, Desenvolvimento da escrita, coesão e coerência, acentuação gráfica, Técnica de falar e portar-se em público: apresentação de seminários. Estudo dos aspectos formais para apre-sentação de trabalhos científicos: Normas da ABNT (referências, citações e apresentação de trabalhos), Monografia, Dissertação e Tese, Relatório Técnico, Artigo Científico. Correspondência oficial e Comercial (ofício, memorando, requerimento, parecer,etc.) Filosofia contemporânea da ciência, métodos e técnicas de pesquisa científica; projeto, pesquisa bibliográfica, de laboratório e de campo; a comunicação científica. 
Banco de Dados102Anual3º ano Organização lógica. Conceitos básicos. Modelagem e normalização de dados. Álgebra Relacional. Modelo Relacional. Linguagem de consulta SQL. Prática de modelagem de dados. Técnicas de implementação: gerenciamento de arquivos e índices, gerenciamento de consultas, controle de transações, concorrência e sistemas de recuperação. Banco de Dados Objeto-Relacional e Orientado a Objeto. Tópicos especiais. Características principais de gerenciadores de banco de dados corporati-vos. 
Compiladores68Anual3º ano Linguagem compilada. Linguagem Interpretada. Análise sintática. Análise léxica. Implementação de um compilador. 
Engenharia de Software I136Anual3º ano Introdução, conceitos, ciclo de vida do software, processo de desenvolvimento. Fases de um ciclo de vida clássico. Análise de requisitos. Projeto Preliminar. Projeto Detalhado. Implementação e Testes dos módulos. Integração e Testes. Aceitação. Metodologias e ferramentas para cada uma das etapas. 
Estágio Supervisionado204Anual3º ano Proporcionar ao acadêmico a construção de práticas das diversas áreas da Ciência da Computação, em ambientes reais organizacionais, o que deverá acontecer sob orientação, acompanhamento e supervisão docente. 
Formação Empreendedora136Anual3º ano Noções básicas de administração e contabilidade como apoio à formação do perfil do empreendedor em Ciência da Computação. Desenvolvimento da capacidade empreendedora na área de informática, com ênfase no estudo do perfil do empreendedor, nas técnicas de identificação e aproveitamento de oportunidades, na aquisição e gerenciamento dos recursos necessários ao negócio, desenvolvimento sustentável, fazendo uso de metodologias que priorizam técnicas de criatividade e da aprendizagem pró-ativa. Relações étnico-raciais, afrodescendência e gênero na Computação. 
Organização e Arquitetura de Computadores102Anual3º ano Estudo de conceitos de arquitetura de computadores. Estudo das arquiteturas RISC e CISC de computadores, incluindo o recurso de pipeline; Avaliação de desempenho de computadores. Estudo das tecnologias de memória: memória cache, memória virtual; Organização de memórias; Interface entre processador e periféricos: barramentos, dispositivos de entrada e saída; Arquiteturas paralelas. 
Projeto e Análise de Algoritmos102Anual3º ano Elementos de análise assintótica: notações e medidas de complexidade. Recursividade e recorrências. Provas de teoremas. Análise da eficiência de tempo e memória. Algoritmos de ordenação e busca. Análise do pior caso, do melhor e do caso médio. Algoritmos básicos para problemas em grafos. Algoritmos paralelos. Algoritmos de compressão de dados. Complexidade Computacional. As classes P e NP e NP-completude. 
Redes de Computadores68Semestral3º ano Fundamentos de transmissão de dados e sistemas de comunicação. Estudo das estruturas básicas de redes, modelos de referência, topologias, interfaces, serviços e protocolos, considerando-se os diversos níveis presentes nos modelos de referência. Tópicos relacionados a interligação, monitoração, gerenciamento, segurança de redes de computadores. 
Sistemas Operacionais68Semestral3º ano Estudo dos conceitos básicos de sistemas operacionais convencionais e de seus componentes: gerência de processador, gerência de entrada e saída, gerência de memória e de arquivos. 
Computação Gráfica68Semestral4º ano Estudo de conceitos de representação e visualização de objetos 2D e 3D em aplicações gráficas. 
Engenharia de Software II68Semestral4º ano Apresentação de boas práticas para melhoria da estrutura e integração de software, conciliando aspectos gerencias do desenvolvimento de Software. Utilização de modelos e técnicas de melhoria da qualidade do produto e do processo de software. Exposição de tendências de métodos e tecnologias na área de Engenharia de Software. 
Inteligência Artificial136Anual4º ano Introdução à Inteligência Artificial. Resolução de Problemas. Técnicas de Busca: buscas não informadas, buscas heurísticas. Representação do Conhecimento. Linguagens para Programação em Inteligência Artificial. Sistemas Baseados em Conhecimento. Aquisição do Conhecimento. Aprendizado de Máquina. Redes Neurais. Sistemas nebulosos (fuzzy).Computação Evolutiva e Algo-ritmos genéticos. Tópicos avançados em Inteligência Artificial. 
Optativa I68Semestral4º ano ...
Optativa II68Semestral4º ano ...
Processamento de Imagens Digitais68Semestral4º ano Estudo dos conceitos básicos e metodologias utilizados no processamento de imagens digitais visando desenvolver os fundamentos para estudos posteriores nesta área. 
Sistemas Distribuídos136Anual4º ano Estudo dos conceitos e técnicas de programação concorrente. Estudo dos sistemas operacionais distribuídos e dos sistemas operacionais de redes abordando casos práticos de serviços computacionais distribuídos. Relação entre redes de computadores e sistemas distribuídos. Linhas de pesquisa e estado da arte em comunicação de dados e redes de computadores. 
Sistemas de Informação68Semestral4º ano Evolução das organizações; Planejamento estratégico; Informação nas organizações; Sistemas de Informação: Conceituação; Evolução dos SI; Tipos de Sistemas de Informações. Tecnologia da Informação. Princípios e conceitos básicos da Engenharia da Informação; Processos de desenvolvimento; Estágios: Planejamento, Análise, Projeto e Implementação. Relações étnico-raciais, afro-descendência e gênero na Computação. 
Trabalho de Conclusão de Curso204Anual4º ano Desenvolvimento de um projeto e implementação de uma solução computacional, sob orientação docente, seguindo o rigor metodológico e científico, organização e contribuição para a ciência, sistematização e aprofundamento do tema abordado, sem ultrapassar, contudo, o nível de graduação. Apresentação final ante banca examinadora. 
Docentes
Nome Titulação Telefone Institucional Email Lattes
Adriana Tokuhashi KauatiDoutorado55 45 35768152adriana.kauati@unioeste.brlattes.cnpq.br/4808167232091229
Antonio Marcos Massao HachisucaMestrado55 45 35768152antonio.hachisuca@unioeste.brlattes.cnpq.br/3357571257324837
Carlos dos SantosMestrado55 45 35768152carlos.santos2@unioeste.brlattes.cnpq.br/2402007695121599
Claudio Roberto Marquetto MauricioDoutorado55 45 35768152claudio.mauricio@unioeste.brlattes.cnpq.br/9614304238454186
Daniel Alberto Salinas CasanovaDoutorado55 45 35768152daniel.casanova@unioeste.brlattes.cnpq.br/1412984440565320
Diana Rodriguez LinaresMestradodiana.linares@unioeste.brlattes.cnpq.br/7426834860297781
Eliane Nascimento PereiraDoutorado55 45 35768801eliane.pereira@unioeste.br
Elizete de Andrade AmorimDoutorado55 45 35768810elizete.amorim@unioeste.br
Fabiana Frata Furlan PeresMestrado55 45 35768804fabiana.peres@unioeste.brlattes.cnpq.br/4134919454057451
Fernanda Maria NodariMestrado55 45 35768152fernanda.nodari@unioeste.brlattes.cnpq.br/8750485472171849
Fernando José GaiottoDoutoradofernando.gaiotto@unioeste.br
Huei Diana LeeDoutorado55 45 35768815huei.lee@unioeste.brlattes.cnpq.br/2999453247853080
Jorge Habib Hanna El KhouriMestrado55 45 35768152jorge.khouri@unioeste.brlattes.cnpq.br/5568899888077563
Katiani Pereira da Conceição Doutoradokatiani.conceicao@unioeste.brlattes.cnpq.br/1554427612484722
Marciel Viapiana Graduaçãomarciel.viapiana@unioeste.brlattes.cnpq.br/9373945752630067
Reginaldo Aparecido ZaraPós-Doutorado55 45 35768188reginaldo.zara@unioeste.br
Renata Camacho BezerraDoutorado55 45 35768100renata.bezerra@unioeste.brlattes.cnpq.br/3960357191532853
Renato Bobsin MachadoDoutoradorenato.machado@unioeste.brlattes.cnpq.br/8407723021436270
Roberto Gil BrasilEspecialização55 45 35768152roberto.brasil@unioeste.brlattes.cnpq.br/7165878086093453
Rodrigo Ribeiro de MouraMestradorodrigo.moura3@unioeste.br
Rômulo César SilvaDoutorado55 45 35768152romulo.silva@unioeste.brlattes.cnpq.br/6868372533000061
Teresinha ArnautsMestrado55 45 35768152teresinha.arnauts@unioeste.brlattes.cnpq.br/4330962976443655
Willian Francisco da SilvaMestrado55 45 35768152willian.silva@unioeste.brlattes.cnpq.br/2112323830310902
Regulamentos
Titulo Data Arquivo
Regulamento de Estágio03/08/2009Resolução 171/2009-CEPE
Regulamento de Estágio - Alteração09/12/2010Resolução 310/2010-CEPE
Regulamento de TCC04/10/2012Resolução 140/2012-CEPE
Projetos de Ensino
Não encontrado

Fonte: Academus; Curso FOZ0004 ; Grade 2011/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2018