UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ – UNIOESTE
     CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES - CECA
 
RELAÇÃO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO
CECA

 

As atividades de extensão do CECA estão relacionadas a:

PROGRAMA: entende-se por PROGRAMA um conjunto articulado de ações com objetivos comuns e clareza de diretrizes, preferencialmente, integrado por Extensão, Pesquisa e Ensino, com caráter orgânico-institucional, devendo ser executado num período mínimo de 3 (três) anos. Lembro que a modalidade Programa tem regulamento próprio aprovado pelo CEPE.

PROJETO: é uma ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico com objetivos específicos.

CURSO: é uma ação pedagógica, de caráter teórico ou prático, presencial ou a distância, planejado e organizado de modo sistemático, com carga-horária total de, no mínimo, oito horas e critérios de avaliação definidos, destinado a comunidade.

EVENTO: é uma opção que implica apresentação e ou exibição pública, livre ou com clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico, conservado ou reconhecido pela Universidade (Congresso, Seminário etc.).

PRESTAÇÃO DE SERVIÇO: é uma ação extensionista, oferecida pela Instituição ou contratada por terceiros (comunidade, empresa, órgão público, etc.), a partir dos conhecimentos ou habilidades de domínio da Universidade ou de seus profissionais.

RELAÇÃO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO DESENVOLVIDAS PELO CECA
 
PROGRAMAS

  1. LER – Línguas em rede.

Coordenação: Alcione Tereza Corbari.

Público: Professores em formação e formados em Letras ou áreas afins; interessados em geral;

Local: Online

PROJETOS

  1. Escritas acadêmicas: elaboração de dossiê temático para a Revista Fermentun – Ressignificações do Passado pela Literatura – Módulo I;

Coordenado pelo professor Gilmei Francisco Fleck.

Público: Membros do Grupo de Pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção- vias para a descolonização”.

Local: Online.

2.Tradutório: Estudos da tradução e prática tradutória de Teoria Literária – Módulo I;

Coordenado pelo professor Gilmei Francisco Fleck

Público: Membros do Grupo de pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”.

Local: Online.

3.Tradutório: Prática Tradutória de Teoria Literária e Revisão Textual – Módulo II,

Coordenado pelo professor Gilmei Francisco Fleck

Público: Membros do Grupo de pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”.

Local: Online.

4.Tradutório: Estudos da tradução e prática tradutória de Teoria Literária: uma ação interinstitucional/ Unioeste/UNILA– Módulo III,

Coordenado pelo professor Gilmei Francisco Fleck

Público: Membros do Grupo de pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”.

Local: Online.

5.Tradutório: Prática tradutória de Teoria Literária e revisão textual: uma ação interinstitucional/ Unioeste/UNILA– Módulo IV,

Coordenado pelo professor Gilmei Francisco Fleck

Público: Membros do Grupo de pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”; alguns acadêmicos (pós-doutorandos, doutorandos e mestrandos) da Pós-graduação em Letras da Unioeste/Cascavel- PPGL e integrantes convidados da comunidade acadêmica da UNILA.

Local: Online.

6. Dificuldades ou distúrbios de aprendizagem? discutindo a avaliação psicoeducacional no contexto escolar e o papel do coordenador pedagógico

Coordenado pela professora Maria Lidia Sica Szymanski

Público: coordenador pedagógico escolar do ensino fundamental – anos iniciais dos municípios jurisdicionados ao NR/Cascavel.

Local: Online.

7. No rastro da fartura: a narrativa fotográfica da soberania alimentar nos assentamentos e acampamentos do MST do oeste do Paraná.

Coordenado pelo professor Paulo H. Porto Borges

Público: Famílias assentados da reforma agrária da região oeste do Paraná.

Local: Assentamentos.

8. Escritas Acadêmicas: Elaboração de capítulos para a obra Linguagens Literárias e as ressignificações do passado na América: Estudos Comparados - Módulo II.

Coordenado pelo professor Gilmei Francisco Fleck.

Público: Membros do Grupo de pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização” e acadêmicos do PPGL: pós-doutorandos, doutorandos e mestrandos, orientados pelo prof. Dr. Gilmei Francisco Fleck, e profissionais da área de humanas de outras Instituições de Ensino.

Local: Online

9. Escritas Acadêmicas: Produção dos capítulos para constituir a obra Linguagens Literárias e as ressignificações do passado na América: Estudos Comparados - Módulo III

Coordenado pelo professor Gilmei Francisco Fleck.

Público: Membros do Grupo de pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização” e acadêmicos do PPGL: pós-doutorandos, doutorandos e mestrandos, orientados pelo prof. Dr. Gilmei Francisco Fleck, e profissionais da área de humanas de outras Instituições de Ensino.

Local: Online

                                                                            CURSOS

1) Curso de Artesanato Sustentável, saúde mental e economia solidária

Coordenadora: Dra. Elisabeth Rossetto

Período: abril – julho (turma I); agosto-novembro (turma II);

Público: acadêmicos e profissionais da educação, do serviço social, da psicologia, da saúde mental e demais interessados

Local: unioeste, campus de cascavel

2) Como se relacionar com as pessoas com deficiência.

Coordenador: Ivã José de Paduá

Público: Profissionais do HUOP

Local: Online