Ficha de recomendação do Programa, APCN - CAPES: 7635/2011

Reconhecimento do Programa de Mestrado em Educação, homologado pelo CNE, Port. MEC 1.324, de 08/11/2012, DOU 09/11/2012, seç.1, p.8 .

Programa reconhecido pela Portaria: n. 609, de 14/03/2019 - Publicada no D.O.U. de 18/03/2019 - Conceito 3

CONTEXTUALIZAÇÃO INSTITUCIONAL E REGIONAL DO PROGRAMA

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE – constitui-se numa Instituição de Ensino Superior multi-campi, tendo sua sede no Campus de Cascavel. Nascida da junção de quatro faculdades isoladas mantidas por fundações municipais localizadas em Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu e Marechal Cândido Rondon, a UNIOESTE incorporou, no ano de 1999, o Campus de Francisco Beltrão, também originado por uma Fundação Municipal (FACIBEL). O Campus de Francisco Beltrão é o único localizado na região Sudoeste do Estado. Atende aos 42 municípios que compõem a região e vários municípios do Oeste de Santa Catarina, beneficiando uma população de, aproximadamente, 700 mil habitantes, segundo o censo 2010. Tanto a região Oeste, como a Sudoeste são de colonização recente; foram ocupadas, efetivamente, a partir de 1940, por colonos vindos do Norte do Paraná e por colonos de origem italiana, alemã, polonesa, entre outros, procedentes do Norte do Rio Grande do Sul e Oeste de Santa Catarina.

O Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado integra o movimento de consolidação institucional da UNIOESTE, a única instituição estadual de ensino superior (IEES) da região. A UNIOESTE persegue, desde seu reconhecimento como universidade (Portaria Ministerial 1784-A, de 23 de dezembro de 1994), a sua afirmação no cenário científico-tecnológico estadual e nacional, por meio do constante aperfeiçoamento dos meios políticos, administrativos, pedagógicos e acadêmicos para o alcance e realização de suas atividades-fim.

Conforme previsto no Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI) da UNIOESTE “[...] a verticalização do ensino é uma das metas prioritárias da instituição. Os cusos de pós-graduação stricto sensu são imprescindíveis na busca de excelência acadêmica” (2007, p. 22). A meta é proporcionar aos profissionais das mais diversas áreas, instalados na região de abrangência da instituição, oferta qualificada de formação acadêmica e profissional em patamares mais elevados, com a pretensão de gerar contribuições científicas e tecnológicas ao desenvolvimento regional. O Programa de Pós-Graduação Educação – Mestrado é parte desse processo de expansão e consolidação da instituição na região.

Além do esforço institucional, a proposta é resultado do esforço e da determinação do grupo de docentes dos cursos afetos à área da Educação, do Campus, com o intuito de expandir suas ações, rumo à verticalidade pautada na qualidade acadêmica e na consolidação de pesquisas na área da educação. Quanto à estrutura institucional, o Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado, está vinculado ao Centro de Ciências Humanas - CCH, que congrega os cursos de graduação em Pedagogia, Geografia e o Mestrado em Geografia e cursos de especialização lato sensu, que periodicamente são ofertados no Campus. Entendemos que, com o Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado, o CCH aprimora sua capacidade formativa e contempla sua importância institucional, visto que é a única instância pedagógico-administrativa que oferta oportunidades de pós-graduação stricto sensu nas áreas dos seus cursos (Geografia e Pedagogia). Assim, o CCH fortalece suas atribuições institucionais e pode concentrar esforços, dinamizar discussões e agregar docentes da educação básica e superior de várias áreas do conhecimento em torno de proposições concretas e qualificadas de formação permanente e produção de pesquisas na área educacional.