Ficha de recomendação do Programa, APCN - CAPES: 7635/2011

Reconhecimento do Programa de Mestrado em Educação, homologado pelo CNE, Port. MEC 1.324, de 08/11/2012, DOU 09/11/2012, seç.1, p.8 .

Programa reconhecido pela Portaria: n. 609, de 14/03/2019 - Publicada no D.O.U. de 18/03/2019 - Conceito 3

Ficha de recomendação do Programa - CAPES: Avaliação quadrienal 2017 - 2021 - Conceito 4

CONTEXTUALIZAÇÃO INSTITUCIONAL E REGIONAL DO PROGRAMA

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), é uma universidade regional multicampi, formada por cinco Campi, localizados nos municípios de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo.

Resultante da congregação de faculdades municipais isoladas: a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cascavel (FECIVEL), criada em 1972, a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Foz do Iguaçu (FACISA), criada em 1979, a Faculdade de Ciências Humanas “Arnaldo Busato” de Toledo (FACITOL) e a Faculdade de Ciências Humanas de Marechal Cândido Rondon (FACIMAR) ambas criadas em 1980.

 A Unioeste obteve seu reconhecimento como Universidade a partir da Portaria Ministerial nº 1784-A, de 23 de dezembro de 1994, e do Parecer do Conselho Estadual de Educação nº 137/94. Como instituição pública multicampi tem como missão produzir, sistematizar e socializar o conhecimento, contribuindo com o desenvolvimento humano, científico, tecnológico e regional, comprometendo-se com a justiça, a democracia, a cidadania e a responsabilidade social. (PDI, 2018)

Atualmente, a Unioeste possui 170.984,81 m² de área construída 1.946.488,15 m² de área rural, e 473.254,99 m² de área urbana, considerando todas as suas unidades. A Unioeste oferta 64 cursos de graduação, distribuídos em 69 turmas, pois alguns cursos são ofertados em mais de um turno, nos seus 05 (cinco) Campi. Oferta ensino de pós-graduação em: 37 programas de Mestrado, 13 programas de Doutorado e 30 cursos de especialização.

O Campus de Francisco Beltrão, foi incorporado à UNIOESTE, no ano de 1998, também originado de uma Fundação Municipal, a Faculdade de Ciências Humanas de Francisco Beltrão (FACIBEL), criada em 1974. Localizado na região Sudoeste do Estado, atende aos 42 municípios que compõem a região e vários municípios do Oeste de Santa Catarina. Tanto a região Oeste, como a Sudoeste são de colonização recente; foram ocupadas, efetivamente, a partir de 1940, por colonos vindos do Norte do Paraná e por colonos de origem italiana, alemã, polonesa, entre outros, procedentes do Norte do Rio Grande do Sul e Oeste de Santa Catarina. O município de Francisco Beltrão, desde a colonização da região, se consolidou como um dos polos de desenvolvimento regional, sendo atualmente o município mais populoso.

A Unioeste, campus Francisco Beltrão, atualmente oferta nove cursos de graduação e três Programas de Pós-graduação stricto sensu. Segundo o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) (2018) no ano de 2018, mês de maio, foram matriculados 1.559 acadêmicos de graduação presencial e 157 acadêmicos de Pós-Graduação lato e stricto sensu.

  1. 2. Contextualização do Programa

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) - Mestrado integra o movimento de consolidação institucional da UNIOESTE, a única instituição estadual de ensino superior (IEES) da região. A Universidade persegue, desde seu reconhecimento (Portaria Ministerial 1784-A, de 23 de dezembro de 1994), a afirmação no cenário científico-tecnológico estadual e nacional, por meio do constante aperfeiçoamento dos meios políticos, administrativos, pedagógicos e acadêmicos para o alcance e realização de suas atividades-fim.

O PPGE, iniciou suas atividades no segundo semestre de 2012 e está situado na região sudoeste do Paraná, próximo da fronteira com Santa Catarina e com a Argentina. É o único dessa região, composta por 42 municípios, com área de 17.052 km² e população aproximada de 625.735 habitantes, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2017.

Por ser uma região de constante crescimento econômico e educacional, há grande demanda pela Pós-graduação em Educação. A expressiva quantidade de inscritos no processo de seleção de alunos regulares e a procura de candidatos às vagas abertas para alunos especiais comprova tal situação. Neste sentido, torna-se importante fortalecer e consolidar o Programa, como forma de contribuir para melhoria da qualidade na Educação Básica, na formação de professores para o ensino superior e a produção de conhecimentos na área da educação. Essa ação, ao elevar os níveis educacionais, contribui, também, para o desenvolvimento regional, o que significa para a UNIOESTE, o compromisso com a busca permanente da qualidade acadêmica no processo de inserção social e regional.

Atenta às características regionais, a proposta pedagógica do Programa foi pensada para atender, prioritariamente, as demandas regionais, em sintonia com as questões nacionais da educação. A opção pela área de concentração em Educação considera suas práticas formais e não-formais, presentes na estrutura de duas Linhas de Pesquisa do curso

- Linha 1: Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores;

- Linha 2: Sociedade, Conhecimento e Educação.

Deste modo, a proposta pedagógica do Programa procura oferecer uma diversidade de temas de pesquisa para atender, ao mesmo tempo, as características regionais e nacionais.

Embora o Programa tenha uma história relativamente curta, iniciada no segundo semestre de 2012, já é bastante conhecido na região do Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina. Esta inserção expressa-se na quantidade de profissionais de várias áreas que buscam informações sobre o Programa para participar nos processos de seleção e nos eventos promovidos, como aula inaugural, palestras, colóquios, seminários entre outros.

No processo de seleção para ingresso em 2014, o Programa ampliou significativamente o número de vagas, passando de 9 para 16, o que estimulou ainda mais a procura, visto os 117 candidatos inscritos.

 Para o ingresso em 2015, ampliou-se o número de vagas para 18, com 177 inscritos. Em 2016 contou com 136 candidatos para 18 vagas. Na seleção para ingresso de 2017, ampliou-se para 22 vagas, devido ao credenciamento de três professores permanentes, a seleção contou com 170 inscrições. Para o ingresso
em 2018, 150 candidatos inscreveram-se para as 22 vagas ofertadas na seleção de alunos regulares.

Para o ingresso em 2019, o Programa ampliou a oferta para 25 vagas, por conta do credenciamento de mais dois professores permanentes, nesta seleção inscreveram-se 147 candidatos. E para o ingresso em 2020 inscreveram-se 122 candidatos para 25 vagas.

A diversidade de temas e objetos de pesquisa, bem como das áreas de formação dos candidatos inscritos no processo de seleção, tanto para alunos regulares como alunos especiais, no mestrado em educação, é uma característica importante do Programa. Isso demonstra a preocupação de considerar temas atuais que contribuam para as discussões regionais e nacionais na área de concentração do PPGE.

No ano de 2019, o Programa buscou diversificar a formação dos estudantes, para além das disciplinas regulares. Atuamos como apoio a eventos que envolvem, conjuntamente a Graduação e Pós-graduação, como Semana acadêmica do curso de Pedagogia da Unioeste, Colóquio de Grupo de Pesquisa, com o objetivo de realizar atividades conjuntas entre esses níveis de ensino, valorizando debates na modalidade de mesas redondas com pesquisadores nacionais e internacionais. Além dessas, a realização da Aula Inaugural discutindo uma temática que atende às necessidades da Pós-graduação, dos cursos de graduação do município e região e da educação básica. De 2012 até o final do ano letivo de 2019 o programa conferiu o título de mestre em educação a 87 discentes, entre estes assistentes sociais, médicos, psicólogos, pedagogos, professores das diversas áreas do conhecimento e advogados. A diversidade no campo de formação corresponde à missão do programa: formar recursos humanos que contribuam com a produção do conhecimento articulado ao desenvolvimento regional nas diversas áreas da educação.

3 – Missão e Visão do Programa

Missão: O PPGE tem como missão acadêmica e científica produzir, difundir e socializar conhecimentos com vistas a ser referência na área da educação formando professores-pesquisadores comprometidos com o desenvolvimento humano, local e regional.

Visão: Tornar-se um Programa de Pós-Graduação de referência na produção, sistematização e socialização do conhecimento na área da educação para formar professores-pesquisadores comprometidos com o desenvolvimento humano regional e local.