No período de 2 a 5 de julho, a Profª Dra. Maria Lúcia Bonfleur e Profª Drª Sabrina Grassiolli, junto com alguns alunos do PPG-BCS e alunos de IC estiveram participando da Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE). Um importante evento da fisiologia experimental, o qual foi realizado na cidade de Campinas, SP. A FeSBE conta com a participação de 24 sociedades federadas nas áreas da pesquisa biomédica e da biologia experimental e congrega cerca de 10 mil cientistas espalhados por todos os estados do Brasil. Além disso, a FeSBE é uma das maiores federações de sociedades científicas presentes no Brasil e a sua contribuição para a produção de ciência nacional é significativa.
A professora Dra. Maria Lúcia Bonfleur, participou como palestrante do módulo temático intitulado “Adolescência, última oportunidade para determinar a saúde ou doença” proposto pelo professor Dr. Paulo Cezar de Freitas Mathias da UEM. A palestra da professora Maria Lúcia teve como título: “Contaminação com glifosato na adolescência agrava a síndrome metabólica provocada pelo consumo de dieta rica em gordura”, onde ela apresentou dados inéditos de pesquisas realizadas pelos seus doutorandos e mestrandos do PPG-BCS.
A professora Dra. Sabrina Grassiolli também esteve presente no evento, organizando o curso “Implicações do desbalanço da homeostasia central e periférica do ferro sobre a saúde” e ministrando a aula “como a obesidade interfere na fisiologia do controle do ferro”. Durante o evento os alunos de mestrado e doutorado do PPG-BCS e os alunos de iniciação científica que participam das pesquisas do Lafem (Laboratório de Fisiologia Humana e Metabolismo) apresentaram os resumos aprovados para o evento com os resultados das pesquisas obtidos até o momento.
Mais informações sobre o evento: http://www2.fesbe.org.br/.