Logo Unioeste
bannerposgraduacao

Mestrado e Doutorado em Biociências e Saúde

As atividades de Mobilidade Internacional Virtual ocorreram de 15 a 29 de maio de 2024, durante as atividades da disciplina de Política de Saúde e Atenção Primária. Um dos conteúdos abordados na disciplina refere-se ao contexto da Atenção Primaria à Saúde nos distintos sistemas de saúde em diferentes países. Nesse sentido, no ano letivo de 2024, a disciplina contou com a participação de professores e profissionais de saúde abordando esse conteúdo dos seguintes países: Alemanha, Espanha, Estados Unidos da América, Inglaterra e Portugal. Além de proporcionar a troca de experiência, essa atividade se caracteriza omo mobilidade internacional virtual, propiciando o intercâmbio de docentes internacionais atuando em disciplina do PPG-BCS.

15 de maio

Sistema de Saúde nos EUA

O enfermeiro Marcos Aurelio Junges MSN, APRN, brasileiro, radicado nos EUA há 30 anos, atua como Nurse Practioner em Nefrologia. O referido profissional fez uma abordagem geral sobre como funciona o sistema de saúde nos EUA, as funções dos profissionais de saúde e como é o fluxo do atendimento de pacientes no referido serviço.WhatsApp Image 2024 06 10 at 16.54.31

Sistema de Saúde em Portugal

O professor Doutor Pedro Ricardo Martins Bernardes Luca é docente da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa – ESEL, Lisboa, Portugal. O convidado deu início a sua exposição fazendo um apanhado geral sobre o modelo de saúde existente no país – Modelo Beveridgiano e a partir desse ponto, traça uma timeline acerca da construção do sistema de saúde português e finaliza sua explanação com a descrição de como ocorrem as ações de saúde na Atenção Primaria no país, descrevendo os fluxos de atendimento ao paciente, as competências dos profissionais de saúde e o financiamento a saúde no país.

WhatsApp Image 2024 06 10 at 16.54.30 2

22 de maio

Sistema de Saúde na Alemanha

A professora doutora Kerstin Hämel, do departamento de Saúde Pública da Universidade de Bielefeld, de Bielefeld, Alemanha, explicou sobre o funcionamento do sistema de saíde Alemão, no modelo Bismarkiano, e a forma como a atenção primária ocorre naquele país.
WhatsApp Image 2024 06 10 at 16.54.30 1

Sistema de Saúde na Inglaterra

O professor doutor Jonhatan Filippon, da Universidade Queen Mary, de Londres, Inglaterra, explicou sobre o Sistema Nacional de Saúde Inglês e apresentou o desenvolvimento da atenção primária no Reino Unido.  WhatsApp Image 2024 06 10 at 16.54.30

29 de maio

Sistema de Saúde na Espanha

Neste dia, a mobilidade virtual ocorreu com a participação da professora Doutora Alicia Botello Hermosa, da Faculdade de Enfermagem, Fisioterapia e Podologia da Universidade de Sevilha, Espanha. A referida professora e enfermeira e antropóloga, docente no curso de enfermagem e no programa de mestrado e doutorado da Universidade de Sevilha. A convidada abordou como é constituído o sistema de saúde espanhol, o fluxo de atendimento desde a atenção primária a hospitalização, o financiamento das ações de saúde no país, as competências dos profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária, bem como os atributos da APS explicando como são desenvolvidos no país.
WhatsApp Image 2024 06 10 at 16.54.30 3

Professoras responsáveis:
Profa Dra Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira Toso
Profa Dra Cláudia Silveira Viera
Profa Dra Maria Lucia Frizzon Rissoto

Endereço:

Unioeste/Cascavel/PPG-BCS
Rua Universitária, 2069 - Jardim Universitário - Bloco de Ciências - Sala 95 - CEP: 85819-110 - Cascavel - PR