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Diante dos ataques e do desmonte da Escola Pública, entendemos que a organização de grupos de estudos tem uma importância fundamental, tanto no sentido de possibilitar o acesso e a socialização dos conhecimentos produzidos coletivamente e acumulados historicamente, como contribuir com a compreensão da sociedade e do mundo existente e  realizar uma prática transformadora. Todavia, para isso, há que se superar o espontaneísmo e levar a cabo um trabalho intencional, planejado, organizado, contínuo e sistemático, tanto na escola como para além dela. Com esta finalidade, após análise e reflexão sobre as inúmeras atividades desenvolvidas pelo grupo e o percurso percorrido, concluímos que é necessário ousar mais, traçar planos, metas e darmos um passo além. Assim, nos propomos o desafio de viabilizar as condições para estudar e difundir a Pedagogia Histórico-Crítica. Daí a organização de grupos de estudos, articulados entre si, que funcionam na modalidade de autogestão e que podem ser organizados em qualquer escola, universidade, município e estado, perfazendo um conjunto de estudos, percorrendo uma série de etapas ao longo de alguns anos, de acordo com uma programação previamente estabelecida.