computacao 7

Professores e alunos do curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) campus de Foz do Iguaçu estiveram presentes no Riocentro/RJ entre os dias 28 e 31 de outubro para participar de evento triplo da Sociedade Brasileira de Computação, SIBGRAPI, SVR e SBGames.

Os professores Claudio Marquetto e Fabiana Peres, foram os Chairs do Concurso de Teses e Dissertações do SBGames 2019. Os alunos Franklin Fracaro e Raianny Proença publicaram quatro trabalhos realizados sob orientação destes professores. Um trabalho é resultante de parceria com o CELTAB/PTI para o Reconhecimento de Objetos em Linhas de Distribuição de Energia, um de parceria com o projeto de extensão JogArt do curso de Cinema da Unila e outros dois são resultantes de projetos de disciplinas optativas do Curso de Ciência da Computação sediado no PTI.

A aluna Yasmin Fernandes, primeiro ano do curso, atuou na organização do evento como membro da equipe de voluntários, coordenada pelos professores Claudio Marquetto e Wagner Izzo (IFRJ), Chairs de Voluntários do SBGames. Pelo comprometimento e profissionalismo demonstrado, Yasmin foi reconhecida como voluntária destaque na equipe, uma grande conquista na sua carreira que começa muito bem.

A professora Fabiana Peres atuou ainda, junto com Marcelo Bergamaschi (IFSP), como Chair de Demos e Posters do SVR 2019, coordenando as apresentações de trabalhos da atividade.

Parte da motivação dos alunos em elaborar artigos para submissão aos eventos se deve ao fato de terem participado como voluntários na organização em 2018, ocasião em que foram realizados em Foz do Iguaçu. A experiência e o contato com a comunidade dos eventos despertaram o interesse de publicação por reconhecerem a sua importância.

Em 2020, os eventos SIBGrapi, SVR e SBGames serão realizados em Pernambuco e os professores já estão envolvidos com a organização desta próxima edição.

• Trabalhos publicados
  • DE OLIVEIRA, Raianny Proença de Camargo ; SGANDERLA, Guilherme Rodrigues; MAURÍCIO, Claudio Roberto Marquetto; PERES, Fabiana Frata Furlan. Classificação de Imagens de Raio-x de Torax com Reconhecimento Visual da IBM Cloud para Diagnóstico de Pneumonia. In: WORKSHOP OF UNDERGRADUATE WORKS - CONFERENCE ON GRAPHICS, PATTERNS AND IMAGES (SIBGRAPI), 32. , 2019, Rio de Janeiro. Anais Estendidos da XXXII Conference on Graphics, Patterns and Images. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, oct. 2019 . p. 203-206. ISSN 2177-9384. DOI: https://doi.org/10.5753/sibgrapi.est.2019.8330.
  • FRACARO, F. L. N. ; VILLAVICENCIO, P. S. ; PERES, F. F. F.; MAURICIO, C. R. M. ; FER, E. M. . Processos Criativos da Obra-jogo 'As Lendas de M’Boi': Uma Experiência de Exploração Interativa entre Mitologia e Arte. XI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL, v. 1, p. 1-9, 2019.
  • FRACARO, Franklin Luiz do Nascimento; PERES, Fabiana Frata Furlan; MAURICIO, Claudio Roberto Marquetto. Montando o Project North Star: Um Dispositivo de Visualização de Baixo Custo Baseado em Visão Óptica Direta. In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - SIMPÓSIO DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA (SVR), 21. , 2019, Rio de Janeiro. Anais do XXI Symposium on Virtual and Augmented Reality. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, oct. 2019 . p. 23-24.
  • DE OLIVEIRA, Raianny Proença de Camargo ; DOS SANTOS, Valéria Nunes; MAURÍCIO, Cláudio Roberto Marquetto. Reconhecimento de Objetos em Linhas de Distribuição de Energia Utilizando IBM Cloud. In: WORKSHOP OF UNDERGRADUATE WORKS - CONFERENCE ON GRAPHICS, PATTERNS AND IMAGES (SIBGRAPI), 32. , 2019, Rio de Janeiro. Anais Estendidos da XXXII Conference on Graphics, Patterns and Images. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, oct. 2019 . p. 199-202. ISSN 2177-9384. DOI: https://doi.org/10.5753/sibgrapi.est.2019.8329.

Texto: Luis Gustavo

computacao 8