capa livro

Na última segunda-feira (16) foi realizado o lançamento do livro “O fandango caiçara do Paraná: uma perspectiva sociocultural e lexical”, durante o X Encontro Internacional de Letras, realizado pela Universidade estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) campus de Foz do Iguaçu. Publicada pela editora Edunioeste, a obra é resultado da pesquisa de mestrado do professor Ms. Joni Márcio Dorneles Fontella, sob orientação da professora Dra. Rosemary Irene Castañeda Zanette.

O livro apresenta dois eixos principais: o primeiro é um resgate histórico da formação sociocultural das comunidades caiçaras do litoral do Estado do Paraná, enquanto o segundo, é uma análise linguística em letras de músicas do repertório do fandango caiçara, buscando observar, entre outros aspectos, as principais temáticas abordadas pelos caiçaras.

“A escolha do tema da pesquisa se deu a partir da intenção de investigar sobre a cultura do Paraná e, consequentemente, valorizá-la, uma vez que o fandango é a principal forma de expressão cultural dos povos caiçaras do litoral paranaense e é pouco difundido nas outras regiões do estado”, afirma o autor.

Segundo a orientadora da pesquisa, “a língua é um dos melhores registros da cultura de um povo. É nesse sentido que esta pesquisa sobre o fandango caiçara vem deixar registrado esse importante gênero coreográfico musical, característico do litoral paranaense”. O livro estará disponível para pesquisa nas bibliotecas das universidades públicas paranaenses, assim como para a compra no site da Edunioeste, ou diretamente com o autor.

Aa

Texto: Marcos Oliveira